Conheça o Museu da Cerveja, em Blumenau

Conheça o Museu da Cerveja, em Blumenau
Conheça o Museu da Cerveja, em Blumenau | Casa do Turista

Quem vai a Blumenau, em Santa Catarina, não pode deixar de conhecer os museus da cidade, que contam com riqueza de detalhes as transformações ocorridas na região ao longo dos últimos séculos. Em especial, o Museu da cerveja de Blumenau conta com um acervo que remonta a história dos mais de 6 mil anos da bebida em todo o mundo. São objetos que referenciam a indústria e a cultura cervejeira, bem como as memórias da bebida.

Mantido pela Secretaria de Cultura da cidade, o museu conta com entrada franca e apresenta diversas atrações, que vão desde objetos usados no preparo da bebida até explicações quanto ao processo. A visita é bem interessante, mesmo para aqueles que não são tão fãs de cervejas. Também é uma parada obrigatória para quem quer visitar as cervejarias da região e planejar o roteiro etílico. Conheça um pouco mais sobre o Museu da Cerveja e saiba porque ele deve estar presente no roteiro de quem visita Blumenau

Tour Blumenu | Casa do Turista - Incoming Tour Operator

A história do Museu da Cerveja de Blumenau

O Museu da Cerveja de Blumenau foi inaugurado em 1996 e está localizado as margens do Rio Itajaí, no centro histórico da cidade. A maior parte das peças ali exibidas são das cervejarias Fieldman e Brahma. O maquinários e o prédio da Fieldman – que produzia a cerveja Bock -estavam abandonados, até que a Fundação Cultural de Blumenau e a Momento Engenharia Ambiente os restauraram, ampliaram e revitalizaram com o intuito de criar o Centro Cultural da Vila Itoupava, que passou a ser conhecido como Museu da Cerveja.

A partir daí, proporcionou à comunidade da região uma área de educação cultural, ambiental e patrimonial. O acervo é formado não só pelo maquinário, como também material de estudo, utensílios da antiga cervejaria e demais itens doados, que faziam parte da vida e do cotidiano dos agricultores que viveram na região de Blumenau.

O que você vai encontrar

Entre os objetos mais curiosos do acervo estão os primeiros barris usados na Oktoberfest, uma balança usada para pesar lúpulo com capacidade para 500 quilos, equipamentos de fabricação de cerveja, tinas de fermentação aberta, geladeiras movidas a gelo e moinhos de malte manuais, entre outros objetos curiosos.

Há também um modelo antigo de microcervejaria, capaz de produzir até 32 litros. Apesar de antiga, é automatizada e todo o processo de produção pode ser feito ali, com pouco esforço, inclusive nas transferências e na moagem. O lugar também possui rótulos e embalagens de várias marcas de cerveja, nacionais e importadas.

Outro destaque fica por conta do vídeo exibido, que, apesar de curto, conta um pouco sobre os 6 mil anos da cerveja e apresenta a história das cervejarias da região. Trata-se de um lugar interessante, que informa mais sobre como é o processo e elucida algumas dúvidas a respeito da bebida, bastante consumida. Reserve seu tour agora.

Onde fica

O museu da cerveja fica em uma linda praça da cidade, a Hercílio Luz, na Rua XV de Novembro, 160. O horário de funcionamento é das 9hs às 18hs, de segunda a sexta-feira, e das 9hs às 17hs nos sábados, domingos e feriados. É um dos principais pontos turísticos de Blumenau

Aproveite a visita e conheça outras cidades e pontos turísticos do estado: a cidade de Balneário Camboriú, o Parque Beto Carrero World e as belas praias de Bombinhas.

Gostou do artigo e quer conhecer o Museu da Cerveja pessoalmente, Reserve seu tour agora.
A Casa do Turista oferece pacotes de viagens para todo estado de Santa Catarina, com preços e condições imperdíveis!

Sobre o Autor

client-photo-1
Casa do Turista
Nós somos verdadeiramente dedicados e apaixonados em fazer sua experiência de viagem tão simples e divertida quanto possível! Casa do Turista, a maior rede de agências de turismo receptivo em Santa Catarina. A empresa que mais levou turistas ao Parque Beto Carrero World nos entre 2012 e 2015. Atendemos a 90% das escalas de navios de cruzeiros nos diferentes portos do Sul do Brasil. Nós realmente apreciamos e damos as boas vindas sugestões e comentários sobre nossa empresa e nosso trabalho.

Comentários

Deixe uma resposta