XV de Novembro: a rua mais alemã de Blumenau

XV de Novembro: a rua mais alemã de Blumenau
XV de Novembro: a rua mais alemã de Blumenau | Casa do Turista

Quem já visitou a cidade de Blumenau com certeza conhece a XV (ou Quinze, como se escreve às vezes) de Novembro. É uma rua importante da cidade por já ter sido um centro comercial e por hoje se destacar como centro histórico. Nela, ocorrem os principais desfiles da Oktoberfest, a maior festa tradicional de Santa Catarina e, por isso, ela atrai muitos turistas durante o mês de outubro. Conheça um pouco mais sobre essa rua! 

Tour Blumenu | Casa do Turista - Incoming Tour Operator

Conheça um pouco da história da Rua XV de Novembro em Blumenau

Quando foi fundada, a XV de Novembro se chamava Wurststraße – “rua da linguiça” em alemão -, nome que se referia à sua forma estreita e sinuosa. Ela começava na foz do Ribeirão Garcia, perto do primeiro paço municipal de Blumenau, e se estendia até a foz do Ribeirão da Velha. Esse eixo marcou a cidade, tornando-se o seu centro. Todo o desenvolvimento urbano se concentrou primeiro em volta dessa rua e de suas proximidades, o que explica a importância dela.

O nome “rua da linguiça” só foi mudado depois da nova Constituição, em 1890, para o nome atual. O traçado da rua foi modificado pela última vez logo depois, em 1902. Hoje, a XV de Novembro tem cerca de 1,5 km de extensão. Suas calçadas foram alargadas na revitalização feita nos anos 2000.

XV de Novembro hoje em dia

Nos dias de hoje, a rua chama mais atenção pelo seu apelo cultural do que pela modernidade ou pelo comércio. Se transformou em um atrativo turístico de Blumenau. Na verdade, o comércio da região está decaindo. Ela é ainda uma rua estreita e o espaço é pouco. Veículos de grande porte não podem acessar a rua e ela não tem muito espaço para estacionamento.

Ainda assim, ela chama a atenção pelo seu significado histórico. Em uma caminhada pela XV de Novembro, que vai durar ao todo uns 20 ou 30 minutos, você vai ver muitas construções históricas, todas no estilo eixamel – técnica de construção que consiste em paredes montadas com hastes de madeira e cujos espaços são preenchidos por pedras ou tijolos.

Além disso, quem visitar a cidade em outubro vai passar um bom tempo nessa rua: é nela que acontece os seis desfiles principais da Oktoberfest! Como a cidade abriga a maior Oktoberfest do Brasil, é uma responsabilidade e tanto para a rua. Reserve seu tour agora.

Quem se interessa pela cultura alemã e quer saber mais sobre sua história com certeza vai amar conhecer a XV de Novembro. E mesmo quem não se interessa tanto vai adorar conhecer suas construções. É como ser transportado para outra época!Reserve seu tour agora.

Sobre o Autor

client-photo-1
Casa do Turista
Nós somos verdadeiramente dedicados e apaixonados em fazer sua experiência de viagem tão simples e divertida quanto possível! Casa do Turista, a maior rede de agências de turismo receptivo em Santa Catarina. A empresa que mais levou turistas ao Parque Beto Carrero World nos entre 2012 e 2015. Atendemos a 90% das escalas de navios de cruzeiros nos diferentes portos do Sul do Brasil. Nós realmente apreciamos e damos as boas vindas sugestões e comentários sobre nossa empresa e nosso trabalho.

Comentários

Deixe uma resposta