A cidade de Blumenau – SC, fundada em 1850 e localizada no Vale do Itajaí, interior do estado, é nacionalmente conhecida por manter fortes traços da colonização alemã. Encanta seus visitantes com a arquitetura em estilo “enchaimel” presente em prédios públicos e sobretudo nos famosos casarões da Rua XV. Nos restaurantes tradicionais é possível degustar “marreco recheado”, “joelho de porco” e “chucrute” e uma grande variedade de salsichas, pratos acompanhados, é claro, por um bom chope ou uma cerveja artesanal. São várias as cervejarias locais de qualidade que produzem respeitando a tradicional “Lei de Pureza” alemã.
A cidade é bastante limpa, florida, bem arborizada, com jardins bem cuidados, repleta de morros, cobertos pela Mata Atlântica, e cortada pelo rio Blumenau. Esta composição proporciona inúmeras paisagens belíssimas.
A região é sede de indústrias de tecidos, malharia e cristais. Há várias lojas que vendem estes produtos de qualidade com preço de fábrica, fazendo com que seja irresistível voltar com algumas sacolas de compras.
Nos meses de Outubro se realiza a segunda maior “Oktoberfest” do mundo, atrás apenas da de Munique – Alemanha. O evento é realizado na Vila GermânicaCentro de Eventos, mas a alegria contagiante toma conta da cidade inteira. As animadas apresentações de bandas de música folclóricas alemã são imperdíveis. Há também feiras de produtos típicos, desfiles e uma bela variedade de cervejas.

Dicas em Blumenau – SC:

  • Prove os pratos da culinária típicos da cidade, inclusive as tortas e doces;
  • Deguste, com moderação, as cervejas artesanais produzidas na cidade;
  • Especialmente as feitas com trigo: Weissbier;
  • Visite a Vila Germânica;
  • Aproveite os preços das roupas de malha e cristais.

Atrativos Turísticos de Blumenau

A linda e próspera cidade de Blumenau oferece atrações turísticas para os mais variados gostos. Abaixo selecionamos alguns dos nossos preferidos. Visite e confira estas atrações.

Atrativos Turísticos de Blumenau

A bela cidade de Blumenau oferece uma boa diversidade de atrativos turísticos. Geralmente relacionados com o relevo da região, montanhoso recoberto por florestas. Com os traços arquitetônicos herdados dos colonizadores alemães presentes em edifícios públicos, casas e centros comerciais. Com as várias cervejas artesanais, cuja produção virou “mania” na cidade e a degustação é um deleite. Com os costumes dos moradores traduzidos na limpeza das ruas, nos jardins floridos, nos clubes de caça e tiro. Ou relacionados com as indústrias de tecido, confecção e cristais, presentes nas diversas opções de compras em “lojas de fábrica” ou “à preço de fábrica”. Na Oktoberfest, criada em 1984 para ajudar a cidade a se recuperar da grande enchente de 1983, celebração da felicidade, força de recuperação, organização e beleza do povo blumenauense.  

Em Blumenau Não deixe de Conhecer

imageframe-image

Compras

Fazer um Tour de Compras em Blumenau e Brusque é uma das atividades mais atraentes para os amantes de produtos de qualidade e bons preços. Fábricas de Cristais onde poderá conseguir lindos designs de vasos, taças, copos, travessas e enfeites para todos os gostos. Se falarmos de roupas, não pode deixar de visitar o Outlet Hering onde poderá comprar roupas por quilo. E para não esquecer de sua visita, recomendamos que leve algumas delícias em chocolates caseiros da Vila Germánica.

Cervejarias

Além de ser conhecida por seus traços de cultura alemãBlumenau é ideal para ser visitada em toda época do ano. No seu roteiro cervejeiro os turistas podem desfrutar das mais variadas grifes e do melhor gastronômico, junto a exuberante paisagem do que se considera a “Europa Brasileira”.

imageframe-image
imageframe-image

Oktoberfest

festa alemã que se originou em Munique por volta do ano 1810 tornou-se um evento bem sucedido em Blumenau-SC. Desde 1984 na sua primeira edição já demonstrou que seria uma das festas mais populares do Brasil. No começo, 102.000 pessoas deram início ao que, hoje, a cada mês de Outubro mais de  650.000 pessoas tornam a cidade de Blumenau o roteiro preferido para desfrutar das melhores cervejasdesfiles típicos e uma gastronomia típica deliciosamente imperdível.

{atualizando conteúdos}