Viagem inesquecível em Bom Jardim da Serra/SC

Viagem inesquecível em Bom Jardim da Serra/SC
Bom Jardim da Serra

Bom Jardim da Serra é um lugar cheio de belezas naturais, tanto que é chamado de “jardim”. Também conhecida como “capital das águas”, a cidade possui 35 cachoeiras e 14 nascentes de rios que desaguam no Rio Pelotas, que também pertence ao município. 

Localizada a 239 km de Florianópolis, a cidade tem muitas atrações para os turistas, como cânions, cachoeiras e a Serra do Rio do Rastro, muito apreciada pelos visitantes. Saiba por que Bom Jardim da Serra é um destino que remete a uma viagem inesquecível.

Bom Jardim da Serra

Conhecendo Bom Jardim da Serra

Bom Jardim da Serra possui cerca de 4 mil habitantes e é uma cidade simples, com casas de madeira e sem atrativos urbanos. De cara você pode não notar o potencial da região, já que as atrações que fascinam os visitantes fazem parte do turismo rural.

A cidadezinha possui uma das paisagens mais bonitas do estado, a Serra do Rio do Rastro. O local é recheado de mirantes incríveis, vales, montanhas e mar. E durante a caminhada, você vai contemplar e aproveitar as diversas cachoeiras e cascatas.

Recomendo que você esteja preparado, fisicamente, já que o acesso a essas belezas estonteantes que a serra guarda, é um tanto cansativo. Para chegar até ao Salto do Rio Pelotas, um dos conjuntos de quedas d’água que mais recebe turistas, é preciso subir 156 degraus.

Porém, se você viajar com crianças, indico a cachoeira da Barrinha que possui fácil acesso, é um lugar tranquilo para piqueniques e oferece uma piscina natural de águas cristalinas.

Diversão por Bom Jardim da Serra

Se você gosta de atividades ao ar livre, Bom Jardim da Serra é o lugar certo. São tantas as opções que um final de semana é pouco para aproveitar a região. Cavalgadas, caminhadas, mirantes, inclusive da serra que é considerado um dos cartões postais mais lindos de todo o estado catarinense, e muita natureza é o que você vai curtir por lá.

Para começar, a Serra do Rio do Rastro é incrível, pois além de sinuosa, oferece muitos mirantes de onde é possível apreciar a natureza. Se você for de carro, aproveite para tirar muitas fotos. Fique atento à estrada, já que a serra é alta, estreita e recebe ônibus e caminhões que, por vezes, precisam dar ré para fazer uma curva.

Depois do merecido descanso por conta da viagem, aproveite cada minuto em Bom Jardim da Serra. Entre os passeios, destaco:

Cânion da Ronda

Cânion da Ronda

Espetacular e imperdível, é assim que posso descrever o lugar. A natureza é exuberante e fascina a todo instante, nem o frio no penhasco consegue limitar a beleza do lugar.

Cascata da Barrinha

Cascata da Barrinha

Fica entre a Serra do Rio do Rastro e Urubici e é um lugar lindo, com direito a piscina natural, com água gelada, mas cristalina. Para chegar até a queda d’água, o acesso é gratuito e através de uma escadaria. Aproveite para recuperar suas forças na churrascaria que fica próxima ao local.

Cânions das Laranjeiras

Cânions das Laranjeiras

A trilha é bem tranquila, cerca de 5 km ida e volta que você pode fazer a pé ou a cavalo. Você vai adorar apreciar os lindos paredões do cânion de beleza cênica, cachoeiras e fendas de onde é possível contemplar a grandiosidade do mundo. Fique atento, pois mesmo que a trilha ofereça grau de dificuldade fácil, o terreno é lamoso.

Morro da Igreja

Morro da Igreja

Curte aventura pela natureza? Visite o Morro da Igreja a pé, a cavalo, com jipes ou MotoCross. Ele possui 1.822 metros de altitude e oferece uma vista estonteante. Vá preparado para enfrentar o frio e aproveite tirar fotos da Pedra Furada.

O que considerar ao visitar Bom Jardim da Serra

Como você viu, Bom Jardim da Serra oferece diversas atrações e aqui eu não listei nem a metade. Se você gostou do lugar, considere essas dicas para ter uma viagem tranquila e aproveitá-la ao máximo:

  • A alta temporada ocorre entre os meses de maio e agosto, porém, esteja preparado para encarar o clima gelado, mas com a vantagem do risco de nevoeiro ser menor, bem como as chuvas;
  • Contrate um seguro viagem familiar, em grupo ou individual com cobertura para viagem de aventura, pois aventura é tudo o que você vai encontrar nesse paraíso natural;
  • Leve agasalho nos passeios, mesmo que a visita seja no verão;
  • Cuide de sua alimentação e foque em alimentos saudáveis, pois as trilhas exigem muita saúde e disposição.

Por: Andreia Silveira, colaboradora do site SeguroViagem.org.

Sobre o Autor

client-photo-1
Jeniffer Elaina
Editora freelancer, tendo mais de cinco anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.

Comentários

Deixe uma resposta