Pesquisa busca melhorar a experiência de mergulhar em Bombinhas
Aqua Aventureira Bombinhas

A cidade de Bombinhas, em Santa Catarina, é o principal destino de mergulho no Sul do Brasil. É possível encontrar passeios de mergulho para os mais variados grupos e tipos físicos. 

Uma equipe do Laboratório de Mergulho Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí, desenvolve pesquisas subaquáticas em algumas das praias da cidade de Bombinhas. 

O objetivo é levantar informações técnicas, para criação de um banco de dados, auxiliando no monitoramento  destes ambientes visitados, qualificando as instruções transmitidas nas atividades de snorkeling em Bombinhas pelos condutores de turismo e promovendo a consevação destes ambientes através da sensibilização, são nestes momentos de lazer em meio a natureza onde melhor conseguimos dispertar, conscientizar ou informar os visitantes sobre a importância da preservação e conservação, e como nos compotar-mos neste locais, formando  verdadeiros agentes da conservação e multiplicadores destas informações.

Para eleger os melhores locais para a prática de mergulho livre na Praia da Sepultura, a equipe técnica do Laboratório de Mergulho da UNIVALI, vem executando saídas de mar para coleta de informações qualitativas sobre a fauna e flora local, monitorando indicadores biológicos e físicos na área de entorno da praia.

A equipe é liderada pelo professor Ewerton Wegner, oceanógrafo, com especialização em Hidroecologia, mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2002) e aperfeicoamento em Meeresumweltschutz pela Bundesminister Für Wirtschaftliche Zusammenarbeit (1993). Ewerton é professor responsável pelo Laboratório de Mergulho Científico da Universidade do Vale do Itajaí.

Estão sendo realizadas saídas quinzenais, a bordo do veleiro de pesquisa Huahine, um veleiro de 38 pés, equipado com sonda, gps, equipamentos para mergulho, compressor de ar, equipamentos fotográficos.

O objetivo é identificar a diversidade e riqueza da fauna e flora da região estudada, fazer registros fotográficos, coletar dados sobre a transparência da água e informações sobre o tipo de fundo.

Todas as informações levantadas: os locais com maior visibilidade, a abundância de espécies marinhas, facilidade de observação, tipo de fundo, ocorrência e velocidade de corrente, serão utilizadas para aprimorar a experiência do passeio Aqua Aventura, uma experiência  para toda a família, que será multiplicadora destas informações!

Sobre o Autor

client-photo-1
Antonio Carlos Lopes
Antônio Carlos Lopes é sócio e diretor da agência Casa do Turista. Paulista de Ribeirão Preto, mora em Santa Catarina desde 1997. Excerceu as atividades de Presidente do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, Diretor de Turismo na ACIPB, vice presidente da Associação Empresarial de Bombinhas, Presidente da Fundação de Turismo de Porto Belo, Diretor da Brasil Cruise e diretor da Federação Catarinense de Conventions & Visitors Bureau.

Comentários

Deixe uma resposta