Neve em Santa Catarina: quando e onde encontrar?

Escrito por Casa do Turista

"

Leia mais

No Brasil, a neve é praticamente um fenômeno climático específico de algumas regiões do país. Entre as pouquíssimas localidades brasileiras que apresentam episódios de neve, uma boa parte está concentrada no estado de Santa Catarina.

Aqui, existem várias cidades que oferecem o espetáculo para moradores e turistas. Algumas cidades contempladas pela neve são Urubici, São Joaquim e Urupema; no entanto, é possível registrar momentos de neve em outras cidades.

A serra catarinense concentra o maior número de cidades contempladas por este fenômeno. Por essa razão, as pessoas selecionam rotas turísticas nesta região catarinense, visto a facilidade de ver a neve em diversos pontos relativamente próximos. A região da serra oferece outros aspectos atraentes. Nela, são produzidos vinhos de qualidade e é possível fazer visitas às fazendas e aos sítios produtores da bebida.

Vale a pena conferir o Vale Europeu

Além de conhecer a neve em Santa Catarina, pode-se abrir um espaço na agenda para conhecer um pouco das demais culturas que integram a diversidade catarinense. O Vale Europeu apresenta uma série de costumes italianos, germânicos, austríacos e poloneses, entre outros. Nas festas da região, é possível conhecer as bebidas e comidas típicas, danças e músicas característicos. Todos estes atrativos turísticos fazem deste vale um interessante local para ser visitado.

Aproveitando o Litoral

Depois de conhecer a neve e se encantar pelas festas no Vale Europeu, é hora de prestar atenção das belezas paradisíacas do litoral catarinense. São inúmeras praias; todas elas contemplam as diferentes necessidades e expectativas dos turistas. Existem praias de águas calmas e mornas, ideais para pessoas à procura de tranquilidade familiar. Também há praias mais agitadas ideais para o surf e esportes aquáticos.

O litoral também oferece vários parques aquáticos, clubes náuticos, festas, enfim, o que mais há no litoral são locais bonitos e agradáveis para desfrutar, seja sozinho, seja na companhia da família ou amigos.

Algumas curiosidades acerca da neve em Santa Catarina

É comum pensar que o fenômeno ocorre mais no Rio Grande do Sul. No entanto, Santa Catarina possui maior altitude.

No estado catarinense, quase todos os anos há episódios de neve em Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema e São Joaquim. Mas não são somente estas cidades que apreciam os flocos de neve; no planalto do estado, também é possível constatar este fenômeno em cidades como Ponte Alta do Norte, Fraiburgo, Santa Cecília, Curitibanos, Caçador, Monte Castelo e mais algumas outras localidades.

Outra curiosidade interessante é que as maiores nevascas registradas em Santa Catarina aconteceram nos anos de 1957, 1965, 1975 e em 1979. Já na década de 80, houve uma forte nevasca em 1988. No início da década de 90, também foi registrada uma nevasca intensa. Em anos posteriores, não foram registrados episódios tão rigorosos.

Ao pensar em aproveitar dias incríveis em locais onde aconteçam episódios de neve, não duvide em entrar em contato com a Casa do Turista. Ficaremos felizes em poder ajudar nessa jornada!

ACESSAR CONTEÚDO SOBRE TOURS DE:
Bombinhas  |  Balneário Camboriú  |  Beto Carrero

4 Comentários

  1. Lu Isabela Radias

    Interesante. Aprendo algo con cada web todos los días. Siempre es estimulante poder disfrutar el contenido de otros escritores. Osaría usar algo de tu articulo en mi blog, naturalmente dejare un enlace , si me lo permites. Gracias por compartir.

  2. Pedro Bittercourt

    Cultura espanhola em SC? Aonde?

  3. Casa do Turista

    Bom dia Sr. Pedro Bittercourt.
    Obrigado pela contribuição. O Sr. tem razão quanto á pouca ou nenhuma influência da Cultura Espanhola no Vale Europeu.
    Já corrígimos o texto.
    Entretanto, quando ampliamos para o estado de Santa Catarina, encontramos influência espanhola.
    a) Em Florianópolis e região.
    No ano de 1680, em depoimento aos espanhóis, em Buenos Aires, o índio prisioneiro Jerônimo Camargo declara, aos 27 dias de maio: “Não sabe de nenhuma povoação além daquelas que estão na Ilha de Santa Catarina… Na ilha estão ainda 25 portugueses e espanhóis”.
    A Ilha de Florianópolis foi domínio espanhol entre 1777 a 1778.
    b) E nas regiões do estado com influência dos tropeiros, muitos dos quais , gaúchos ou uruguais de ascendência espanhola.
    Mais uma vez obrigado pela contribuição.

  4. Raquel Camargo

    mas o texto não diz QUANDO. qual a época mais provável?

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Quero consultar
1
Posso lhe ajudar?
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by