Regiões turísticas catarinenses: Caminho dos Príncipes
Turismo Catarinense: Caminho dos Príncipes | Casa do Turista

O Caminho dos Príncipes é uma região do estado de Santa Catarina que ainda apresenta características herdadas dos colonizadores europeus e um dos maiores polos econômicos do estado. Além disso, concentra as belezas naturais da Serra do Mar, nas áreas de Mata Atlântica e na Floresta de Araucárias. São atrativos que tornam o lugar muito procurado por pessoas de todo o mundo.

Conheça mais sobre o Caminho dos Príncipes

Fazem parte da região as regiões Nordeste, Litoral Norte e o planalto Norte do estado. O Caminho dos Príncipes reúne as cidades de Joinville, São Francisco do Sul, Campo Alegre, Corupá, São João do Itaperiú, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Itaiópolis, Itapoá, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Monte Castelo, Araquari, Garuva, Guaramirim, Mafra, Papanduva, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Schroeder.

A região reúne importantes centros econômicos de Santa Catarina, a exemplo das cidades de Joinville e Jaraguá do Sul. Já São Francisco do Sul possui aspectos históricos importantes não só para o estado, mas para o Brasil: a cidade é a terceira mais antiga do país. Apesar dessa face do desenvolvimento econômico, a região se tornou um roteiro turístico com paisagens naturais, construções antigas e cenários rurais de grande beleza, além dos balneários litorâneos.

Faça um passeio histórico e cultural

A região foi colonizada tanto por portugueses quanto alemães, franceses, suíços, húngaros, noruegueses, italianos, poloneses, tchecos e ucranianos. O que trouxe uma grande diversidade cultural e características marcantes, como a cidades ajardinadas, ruas floridas e sempre limpas. A arquitetura é um capítulo à parte, apresentando edificações dos séculos XVIII e XIX que encantam até hoje.

Quase todos os municípios do Caminho dos Príncipes ainda preservam costumes e tradições europeias vindas dos povos que as colonizaram. O legado alemão está presente principalmente na cidade de Joinville, a maior entre as que compõem a região e o maior polo industrial catarinense. O município conta com alguns dos maiores eventos culturais de Santa Catarina, como a Festa das Flores.

Já em São Francisco do Sul, o destaque fica por conta do Centro Histórico, os casarões do tempo do Brasil Colônia e o Museu Nacional do Mar, entre outras opções.

Ideal para o ecoturismo e para quem gosta de adrenalina

O Caminho dos Príncipes também proporciona boas experiências para quem aprecia o ecoturismo, os esportes ao ar livre e aqueles mais radicais. Os morros da região, a Mata Atlântica e o vales são propícios para as práticas de voo livre, trekking, rapel, bike trial, trilhas e canoagem, entre outros esportes. Os municípios de Jaraguá do Sul, Corupá, Schroeder e Papanduva são os mais indicados para essas práticas.

Que tal apostar no turismo rural?

Araquari, Rio Negrinho, Campo Alegre, Bento do Sul e Itaiópolis são as melhores opções para quem aprecia as atividades ligadas ao campo. Nessas cidades, é possível relaxar, entrar em contato com os costumes locais ou só se encantar com a região. Além deles, o visitante pode se surpreender com o Museu Paleontológico em Mafra, no Planalto Norte.

Balneários para todos os gostos

Com clima ameno principalmente no verão, os balneários de Barra Velha, Itapoá e Barra do Sul são algumas das opções para quem quer fazer um roteiro pelo Caminho dos Príncipes. Os visitantes podem presenciar um pouco das belezas e costumes desses lugares, que lembram vilas de pescadores, mas que se transformam na alta temporada com os visitantes. A gastronomia açoriana baseada em frutos do mar é só mais dos atrativos da região, juntamente com as praias e lagoas, bem frequentadas e muito limpas.

Quer conhecer mais do Caminho do Príncipe? Converse com a gente para que possamos ajudar. A Casa do Turista é a operadora de turismo do litoral catarinense mais completa e que oferece os melhores pacotes!

Sobre o Autor

client-photo-1
Casa do Turista
Nós somos verdadeiramente dedicados e apaixonados em fazer sua experiência de viagem tão simples e divertida quanto possível! Casa do Turista, a maior rede de agências de turismo receptivo em Santa Catarina. A empresa que mais levou turistas ao Parque Beto Carrero World nos entre 2012 e 2015. Atendemos a 90% das escalas de navios de cruzeiros nos diferentes portos do Sul do Brasil. Nós realmente apreciamos e damos as boas vindas sugestões e comentários sobre nossa empresa e nosso trabalho.

Comentários

Deixe uma resposta