Roteiros históricos e culturais em Santa Catarina

Roteiros históricos e culturais em Santa Catarina

Santa Catarina já possui um dos litorais mais belos do Brasil e ainda reserva cenários históricos preservados. Para quem gosta de fazer turismo histórico-cultural, o estado possui lugares encantadores, marcados na história brasileira.

Portugueses, alemães e italianos foram os principais colonizadores, que deixaram marcas preservadas até hoje, desde a arquitetura até a culinária. As cidades históricas em Santa Catarina reúnem também belas praias, tudo no mesmo lugar. Ficou curioso? Então, conheça mais sobre esse legado cheio de histórias para contar.

Patrimônios históricos tombados em Santa Catarina

Duas cidades se destacam nesse quesito: São Francisco do Sul e Laguna. A primeira, no litoral norte do estado, é a cidade mais antiga de Santa Catarina, colonizada por portugueses. Localizada as margens da Baía de Babitonga, possui cerca de 150 prédios históricos tombados pelo Patrimônio Nacional, em que se destacam a Igreja Matriz, o Museu do Mar, o Museu Histórico e casarões bem conservados. Perto dali, é possível encontrar praias como Itapoá, Barra do Sul e Barra Velha.

Laguna, no litoral sul do estado, reserva uma história exuberante. Com um centro histórico tombado pelo Patrimônio Nacional com cerca de 600 edificações, museus, centros culturais e praças, retrata uma cenário composto por diferentes influências de arquitetura. A cidade também possui o Marco de Tordesilhas, símbolo do Tratado de Tordesilhas, traçado imaginário que dividiu as terras que pertenciam à Portugal e Espanha. O lugar foi palco da épica história de amor vivida pela heroína Anita Garibaldi e Guiseppe Garibaldi. Dali, a lagunense seguiu para a Itália e ficou conhecida internacionalmente como a heroína de dois mundos. Tudo isso é somente uma parte da cidade, que é banhada também por um grande complexo de lagoas e vinte praias com as mais variadas características. Sem esquecer que é possível presenciar a famosa “pesca com auxílio dos botos”.

O legado da cultura açoriana

A cultura açoriana está presente principalmente nas cidades litorâneas de Santa Catarina. Vivenciar seu legado e tradição através do turismo cultural pode ser uma experiência enriquecedora. Algumas apresentações culturais como a dança do boi de mamão, o artesanato feito com renda de bilro, a festa do divino e a arte da pesca, são alguns dos exemplos característicos dessa cultura.

Florianópolis possui alguns grupos e associações culturais que realizam durante todo o ano apresentações folclóricas do boi de mamão, dança típica da cultua açoriana. No verão, costumam ser realizadas para turistas, em dias e horários especiais.

A tradição da cultura alemã e italiana em Santa Catarina

A tradição impecável dos alemães é bem vista em Blumenau, que possui a maior festa típica de chopp alemão do país, a Oktoberfest. Se você quer conhecer um lugar verdadeiramente germânico, não deixe de conhecer Pomerode, considerada a cidade mais alemã do Brasil. O lugar simpático também tem um centro histórico charmoso, com 35 edificações, museus, praças, teatro e a vila encantada. Não saia de lá sem provar os doces, cucas e o famoso marreco recheado. Seis grupos folclóricos preservam as danças e costumes alemães.

A região integra o roteiro turístico do Vale Europeu em Santa Catarina, onde também é possível conhecer a rota da fé, formada pelo Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, segundo destino religioso mais visitado do Brasil. Em Brusque, também é local de peregrinação religiosa o Vale de Azambuja.

Para quem gosta da cultura italiana, boas opções para se deliciar com a gastronomia e conhecer as influências na arquitetura, os costumes e danças não faltam. Aproveite para conhecer Nova Veneza, no sul do estado. Todos os anos, a cidade realiza um festival gastronômico e o famoso Baile de Máscaras. Na praça central, você pode conhecer uma legítima gôndola de Veneza. Existem somente três gôndolas no mundo fora da cidade italiana.

Gostou? Então não deixe de aproveitar esses roteiros históricos e culturais em Santa Catarina, que irão proporcionar novas experiências.

Sobre o Autor

client-photo-1
Casa do Turista
Nós somos verdadeiramente dedicados e apaixonados em fazer sua experiência de viagem tão simples e divertida quanto possível! Casa do Turista, a maior rede de agências de turismo receptivo em Santa Catarina. A empresa que mais levou turistas ao Parque Beto Carrero World nos entre 2012 e 2015. Atendemos a 90% das escalas de navios de cruzeiros nos diferentes portos do Sul do Brasil. Nós realmente apreciamos e damos as boas vindas sugestões e comentários sobre nossa empresa e nosso trabalho.

Comentários

Deixe uma resposta

1
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by