Regiões turísticas catarinenses: Vale do Contestado

Escrito por Casa do Turista

"

Leia mais

Vale do Contestado foi o palco de uma das revoltas populares mais violentas da história do Brasil. De 1912 a 1916, a Guerra do Contestado uniu cerca de 20 mil sertanejos, liderados pelo Monge José Maria, contra forças policiais que queriam desapropriar suas terras em benefício de uma companhia norte-americana, a Brazil Railway Company. Hoje em dia, a região tem uma grande variedade de atrativos, culturas e paisagens, além de oferecer uma boa infraestrutura hoteleira e gastronômica.

Conheça mais sobre alguns dos municípios principais da região do Vale do Contestado, se apaixone pela sua riqueza cultural e sua variedade de atrações!

Treze Tílias

A cidade de colonização austríaca parece ter saído dos contos de fadas. Toda enfeitada, florida, entre colinas verdes e casas em estilo alpino. A arquitetura traz campanários nos telhados e adornos talhados, além de belas esculturas em madeira, uma herança cultural que mostra o capricho e esmero dos artesões. Alguns artistas da região são conhecidos internacionalmente.

Outra atração imperdível da cidade e que pode ser vista em qualquer lugar é a música. A primeira banda formada na região foi a Banda dos Tiroleses, fundada ainda no navio que trazia os imigrantes. Muitos grupos folclóricos recriam, contam e encenam a história da cidade nos festivais, junto das apresentações de música. No inverno, você pode participar da Festa da Cerveja. Em outubro, do festival Tirolerfest.

Vale da Uva e do Vinho

Uma grande mudança de arquitetura acontece nessa região, partindo das cidades de Videira, Tangará e Pinheiro Preto. As casas no estilo alpino dão lugar a grandes casas quadradas, com telhados em quatro águas. Como o nome da região deixa entrever, sempre há uma reserva de vinho nos porões das casas. As cidades dessa região foram fundadas por filhos de imigrantes italianos, vindos do Rio Grande do Sul, que montaram suas próprias vinícolas. Um ótimo lugar para encontrar a natureza e uma deliciosa cultura gastronômica.

Fraiburgo e Piratuba

Colonizada por imigrantes alemães vindos da Alsácia, Fraiburgo é hoje responsável por 45% da produção de maçãs no Brasil. Quando visitar a região, você vai encontrar pomares muito extensos, que vão até onde a vista alcança. Já Piratuba, nas margens do Rio Uruguai, é um região que tem como principal atrativo as águas termominerais. Um local ideal para aproveitar suas férias relaxando.

Essas são algumas das atrações do Vale do Contestado. O lugar vale uma visita pela sua multiculturalidade, pela população acolhedora, pela deliciosa gastronomia e pela paz que só a região da colônia pode oferecer! Planeje já a sua visita!

ACESSAR CONTEÚDO SOBRE TOURS DE:
Bombinhas  |  Balneário Camboriú  |  Beto Carrero

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Quero consultar
1
Posso lhe ajudar?
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by