Planejamento de viagem: 7 erros que você não deve cometer

Planejamento de viagem: 7 erros que você não deve cometer
Planejamento de viagem: 7 erros que você não deve cometer

Para conseguir ter uma viagem perfeita é preciso planejar muito bem todos os detalhes para não ser pego desprevenido. Por isso, antes de botar o pé na estrada, deve-se planejar o roteiro, hospedagem, o que será levado e muitas outras coisas.

Para conseguir ter uma viagem perfeita sem ter de ficar esquentando a cabeça, você tem que ter um planejamento de viagem.

Veja quais são os erros que você não deve cometer.

1 – Não se organizar com o dinheiro

Para que não passe sufoco é preciso fazer um planejamento financeiro de quanto poderá gastar na viagem. Liste todos os gastos que estão previstos e veja se eles caberão no orçamento, afinal, ninguém quer voltar de férias e continuar pagando por elas.

Programe uma viagem que caiba no seu bolso e sempre deixe um extra para despesas que possam acontecer de forma inesperada como, por exemplo, o carro quebrar.

2 – Não levar documentos

Mesmo que sejam viagens nacionais, o documento é obrigatório para onde for. Sempre cheque se ele está na carteira, pois é preciso apresentá-lo para entrar no ônibus, avião ou para se hospedar no hotel. Se estiver com crianças, também não esqueça dos documentos delas.

Mas, lembre-se de que é obrigatório um documento original com foto, somente a cópia não vale.

Planejamento de viagem: 7 erros que você não deve cometer3 – Não contratar o seguro viagem

O seguro viagem é muito importante, mesmo para viagens menores, pois você ficará protegido contra cancelamento de voos e perda de bagagens, o que pode acontecer até nos menores trajetos. Por isso é importante contratar uma das seguradoras de viagem mais confiáveis para evitar dores de cabeça.

4 – Comprar os ingressos de forma errada

Seja para um museu ou show, existem diversas formas de comprar os ingressos. É possível comprar na bilheteria na hora, porém corre-se o risco de pagar mais caro e ainda eles estarem esgotados. Sempre verifique as opções disponíveis.

Os estudantes, muitas vezes, têm direito a descontos, por isso, se esse for o caso, é preciso se informar sobre as possibilidades.

5 – Deixar de fazer reservas

Se pretende se hospedar em um hotel, reserve com antecedência. Não é agradável chegar em uma cidade, não ter onde dormir e ainda ficar andando atrás de um quarto. Faça a sua reserva assim que decidir o destino. Quanto antes ela for feita, melhor para render descontos.

A mesma regra é válida para alguns restaurantes: os mais conhecidos do local costumam ter fila de espera e só atender com reserva. Informe-se e também deixe a sua mesa reservada.

6 – Não pesquisar o clima local

Imagem: Florianópolis, SC

Cada lugar costuma ter um clima diferente e, dependendo do destino, é possível encontrar um verão bem quente e um inverno com neve. É preciso se atentar a todos esses detalhes para fazer a mala de acordo com a estação e o clima que irá encontrar. Ninguém gosta de chegar em um lugar passando frio ou calor, ou então ter que comprar roupas sendo que levou uma mala lotada.

7 – Não levar uma câmera/celular

É preciso registrar todos os momentos da viagem para poder recordar posteriormente e também compartilhar tudo o que foi vivido. Mas sem uma câmera fotográfica ou o celular isso fica quase que impossível.

Porém, além de ter esses equipamentos é preciso levar o carregador/bateria para poder manter a bateria sempre cheia.

Depois de conhecer diversas dicas de erros que você não deve cometer no planejamento de viagens, é só fazer as malas e aproveitar.

Por Jeniffer Elaina, do SeguroViagem.org

Sobre o Autor

client-photo-1
Jeniffer Elaina
Editora freelancer, tendo mais de cinco anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV. Sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos e aprender um pouco mais a cada dia.

Comentários

Deixe uma resposta

1
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by