Conheça os pratos típicos de Bombinhas

Escrito por Casa do Turista

"

Leia mais

Pratos típicos de Bombinhas

Bombinhas é um município de Santa Catarina, região Sul do Brasil, que fica a 61 quilômetros de Florianópolis. Seus pontos turísticos são as praias de Bombinhas, Quatro Ilhas, Mariscal, Canto Grande e Zimbros. Mas você sabe quais são os pratos típicos de Bombinhas? Nós mostramos!

Passeios em Bombinhas

Devido à sua proximidade com o mar, os pratos típicos do município são à base de frutos do mar, feitos a partir da prática de pesca artesanal que acontece na cidade. Os pratos mais buscados pelo turista são a caldeirada, a moqueca de peixe, o peixe a escabeche, mariscos como camarão, siri, polvos e lula, além de peixes como a garoupa, anchova e tainha. A comida é servida com temperos à base de ervas e frutos do mar frescos.

A gastronomia de Bombinhas parece, mas não é nada complicada. Vem ver:

Caldeirada

A caldeirada é repleta de mariscos, lulas, camarões e outros frutos do mar frescos. O sabor mais procurado é o de garoupa. O prato pode ser servido acompanhado de pão, salada verde e vinho branco gelado.

Garoupa 

A garoupa é considerada o peixe oficial de Bombinhas e pode medir mais de um metro! É um dos ingredientes de caldeirada mais procurados pelos turistas. Então, quando for a Bombinhas, prove a caldeirada de garoupa.

Anchova

É um peixe rico em cálcio, iodo, selênio, ferro, potássio, fósforo e vitaminas E e D. Com isso, a ingestão de anchovas regularmente em sua dieta pode ser muito eficaz para o combate a diversas doenças. A anchova auxilia na redução do nível do colesterol ruim no sangue; a impedir rugas na pele; a manter ossos e dentes saudáveis; promove a perda de peso; e, principalmente, possui uma quantidade pequena de toxinas por ter um ciclo de vida mais curto.

Camarões

Podem ser servidos ao bafo ou ensopados. Nos restaurantes, eles não tem conservantes e são picados no dia.

Moqueca de peixe 

Se o desejo é esquentar a sua viagem e dar um toque especial, aposte na moqueca de peixe. Observe também se o restaurante tem um molho diferenciado e se o prato vem com arroz e pirão.

Peixe a escabeche

Em um dia quente, nada melhor do que aproveitar para fazer piqueniques, sair de barco ou fazer um almoço bem levinho. Para dias assim, a melhor opção é o peixe a escabeche. Se for fazer em casa, lembre-se de que o gosto fica bem melhor se preparado na noite anterior.

Tainha 

A pesca de Tainha é tão tradicional que foi tombada como patrimônio cultural e artístico de Santa Catarina. O peixe normalmente é feito na brasa.

Lula

Na hora de fazer lula, deve-se tirar a pele transparente que cobre o seu corpo e pode-se conservá-la congelada por até dois meses.

Polvo

É um dos grandes produtos da culinária de Santa Catarina e pode ser servido tanto como entrada quanto como prato principal. Possui uma carne saborosa, dura e exige um cozimento mais demorado. É rico em vitamina A e E, além de minerais como fósforo, zinco, cálcio e potássio.

Siri

A pesca artesanal de siri é uma ótima forma de lazer entre a família. Na hora de preparar, o crustáceo é colocado na panela com água, sal e temperos verdes.

Ostra

Santa Catarina é o maior produtor de ostras do país e Bombinhas é uma das cidades produtoras de ostras. No estado, as ostras consumidas possuem em média 8 cm; o período de maior consumo é de outubro a dezembro. Uma das maneiras mais comuns de comer a ostra é colocando limão.

E aí, qual você prefere? Visite Bombinhas, em Santa Catarina, e divirta-se com essa culinária repleta de curiosidades e muito sabor!

ACESSAR CONTEÚDO SOBRE TOURS DE:
Bombinhas  |  Balneário Camboriú  |  Beto Carrero

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Quero consultar
1
Posso lhe ajudar?
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by