A gastronomia de Santa Catarina: quatro pratos típicos de Bombinhas

A gastronomia de Santa Catarina: quatro pratos típicos de Bombinhas

A gastronomia é um dos principais elementos da cultura de Bombinhas. O município catarinense possui pratos típicos a base de frutos do mar, com variedades que vão de peixes até moluscos. Hoje, com a alta evidência do turismo gastronômico, o local se tornou referência em qualidade turística na área de alimentação. – E para te auxiliar na hora de apreciar a gastronomia de Santa Catarina, conheça quatro pratos típicos de Bombinhas.

1 # Pratos típicos de Bombinhas: o caviar de Bombinhas

O caviar de Bombinhas está no topo da lista de pratos locais e exclusivos que você não pode deixar de experimentar na península catarinense. Também conhecido como caviar brasileiro, o prato é feito a base de ova de tainha e pescados da época. Garoupa, anchova e o filé da própria tainha são algumas das combinações mais conhecidas.

O caviar de Bombinhas é servido em famosos bistrôs do município. Fonte: Features Design/Don Pablo.

O caviar da tainha é resultado de um processo de desidratação. Nele, a ova do peixe é salgada e preservada em uma estufa, processo que faz ela perder de 35% a 40% de água. A técnica reforça o sabor e preserva-o por mais tempo.

Em Bombinhas, o prato pode ser encontrado em restaurantes como o Bombordo Bistrô, especialista no prato. Geralmente, o caviar vem acompanhado de filé de pescado com temperos verdes e batatas.

2 # Pratos típicos de Bombinhas: caldeirada de frutos do mar

A caldeirada de frutos do mar é um dos legados da colonização portuguesa e continua presente no cotidiano de Bombinhas. O prato consiste em um mix de frutos do mar, como camarão, lula, marisco e pescados preparados em um caldeirão.  A iguaria encontrada com facilidade nos restaurantes ou bistrôs de características portuguesas presentes no município.

Caldeirada de frutos do mar é um dos pratos típicos de Bombinhas. Fonte: Shutterstock.

O prato é um cozido feito com peixes, temperos e moluscos, além de elementos especiais de acordo com o restaurante. Tudo é cozido em uma espécie de caldeira, resultando em um popular caldo de peixe, que pode ser servido como acompanhamento de um pescado da época.

3 # Pratos típicos de Bombinhas: anchova grelhada

A anchova é um dos peixes mais saborosos e populares na gastronomia de Bombinhas. O filé de pescado é utilizado como ingrediente principal de diversos pratos, mas tem seu prestígio único quando servido grelhado.

A anchova grelhada é um dos pratos típicos de Bombinhas. Fonte: saikoolounge.com.br.

O prato é preparado e servido com condimentos especiais, como temperos verdes e molhos. Como acompanhamento, além do tradicional arroz e fritas, geralmente acompanha purê de batata, pirão ou caldo de peixe. No verão é um dos pratos mais consumidos nos restaurantes do município.

4 # Pratos típicos de Bombinhas: ostras e mariscos com sal e limão

Ostras e mariscos também são preparados de maneiras diversas em Bombinhas. Nos restaurantes, pode-se encontrar as ostras e mariscos como acompanhamento de peixes e lagostas, recheadas com molhos ou cremes. Nas praias, normalmente as iguarias se tornam os principais pratos, servidos com temperos, sal e limão.

Mariscos e frutos do mar são servidos nos restaurantes de Bombinhas. Fonte: Pixabay.

A presença de fazenda de mariscos em Bombinhas torna a iguaria um diferencial exclusivo do município. Ele é entregue fresquinho aos restaurantes para composição dos pratos.

Em Bombinhas, a gastronomia é uma das principais relíquias culturais, carregando traços que evidenciam o cotidiano e a história do local. Em sua próxima visita a península catarinense, não deixe de conhecer e experimentar a gastronomia típica do local.

Sobre o Autor

client-photo-1
Casa do Turista
Nós somos verdadeiramente dedicados e apaixonados em fazer sua experiência de viagem tão simples e divertida quanto possível! Casa do Turista, a maior rede de agências de turismo receptivo em Santa Catarina. A empresa que mais levou turistas ao Parque Beto Carrero World nos entre 2012 e 2015. Atendemos a 90% das escalas de navios de cruzeiros nos diferentes portos do Sul do Brasil. Nós realmente apreciamos e damos as boas vindas sugestões e comentários sobre nossa empresa e nosso trabalho.

Comentários

Deixe uma resposta