Conheça o turismo de experiência em Bombinhas

Conheça o turismo de experiência em Bombinhas

O turismo de experiência é uma modalidade de turismo onde o viajante tem a possibilidade de conhecer e se aprofundar nas vivências de um local. Nesse gênero turístico, os atrativos vão muito além do que é popularmente conhecido e frequentado turisticamente. Costumes, tradições e história local são a base desse tipo de viagem. Dito isso, pode-se dizer que Bombinhas possui atrativos privilegiados para quem procura tal experiência. – Conheça o turismo de aventura em Bombinhas.

Experiências gastronômicas em Bombinhas

Bombinhas possui uma rica e diversificada tradição gastronômica. A oportunidade de provar novos sabores é uma das principais características a serem abordadas por quem procura por novas experiências. Além de conhecer um pouco dos gostos e costumes locais, essa atividade proporciona descobertas incríveis para o seu paladar.

Derivada da culinária açoriana, a gastronomia de Bombinhas criou sua própria identidade com as matérias-primas locais, se tornando diferenciada. São diversos pratos típicos disponíveis para experimentar durante todas as épocas do ano. Apesar do grande foco em peixes e frutos do mar, a tradição gastronômica bombinense vai muito além. – Beijú e consertada são só alguns exemplos.

Confira alguns dos principais pratos típicos, que você precisa conhecer na sua próxima visita à Bombinhas.

Tainha: o mais tradicional peixe da região. A espécie vive em águas salgadas e, em Bombinhas, é capturada através da pesca artesanal da tainha. Seu modo de preparo é diversificado de um restaurante para outro. Entre as maneiras mais tradicionais de consumir a tainha, destaca-se: assada na brasa, com a possibilidade de recheá-la, frita em postas ou grelhada em filé. A tainha se caracteriza como um peixe leve e com poucas espinhas.

Tainha é um peixe típico da região de Bombinhas. Fonte: Features Design.

Caviar de Bombinhas: nada mais é do que a ova da tainha, salgada e desidratada. O hábito de desidratar a ova era uma prática famosa entre os antigos, como maneira de conservar o alimento. Hoje, o prato é famoso pelo seu sabor acentuado. É servido junto a filé de peixes frescos, como salmão ou a própria tainha. Confira nossa postagem exclusiva sobre o caviar de Bombinhas.

Caviar de Bombinhas é servido junto a peixe fresco, como a tainha. Fonte: Features Design.

Consertada: bebida alcoólica tradicional, feita a base de café, gengibre e cachaça. Os moradores antigos utilizavam-se do café que sobrava no bule e reaproveitavam para o preparo de bebida. É considerada uma bebida forte e, hoje, pode ser encontrada em restaurantes tradicionais e alambiques.

A consertada de Bombinhas. Fonte: Cultura Bombinhas.

Experiências culturais em Bombinhas

Além da gastronomia, outra característica do turismo de experiência é a oportunidade de conhecer a cultura local do lugar visitado. Além de aprofundar seus conhecimentos históricos, vivenciar uma nova cultura torna suas férias muito mais imersivas no local.

Bombinhas possui forte herança cultural e atrativos históricos não faltam. Conheça alguns:

A Capela da Imaculada Conceição, no topo do morro entre Bombas e Bombinhas, encanta pela sua beleza e história. Inaugurada em 1928, a obra é um retrato da arquitetura do município no século anterior. Em sua história, na década de 1970, a estrutura foi atingida por raios duas vezes. Ficou danificada até os anos 2000, até que iniciativas privadas se encarregaram da sua reconstrução.

Capela da Imaculada Conceição em Bombinhas. Fonte: Rodrigo Dalri.

O Engenho do Sertão, no bairro do Sertãozinho, é um dos maiores exemplos de resgate cultural. No local, há diversos atrativos que fomentam a preservação da cultura açoriana. A dica é participar de uma tarde do beijú, quando o prato típico é preparado no próprio engenho pelos moradores nativos.

Engenho do Sertão. Fonte: bombinhas.sc.gov.br.
Engenho do Sertão. Fonte: bombinhas.sc.gov.br.

Experiências ecológicas em Bombinhas

Detentora do título de Capital do Mergulho Ecológico de Santa Catarina, Bombinhas possui diversos atrativos com conexão à natureza. O município fica situado em uma península, com 39 praias. Além disso, está rodeado pela vegetação de Mata Atlântica, preservada como em poucos lugares do Brasil.

A Casa do Turista possui passeios de experiência ecológica em Bombinhas. Conheça:

O Overland é um passeio a bordo de um veículo estilo safari que leva os visitantes para conhecer alguns dos pontos turísticos mais famosos do município. Entre eles, as praias de Bombas, Bombinhas, Quatro Ilhas, Mariscal, Canto Grande e Zimbros. É uma oportunidade de conhecer, de maneira fácil, alguns dos pontos mais valorizados do município de Bombinhas.

Overland – Safari de Bombinhas. Fonte: Casa do Turista.
Overland – Safari de Bombinhas. Fonte: Casa do Turista.

No Bombinhas Agreste, guias levam os visitantes para conhecer as paisagens mais remotas e pitorescas de Bombinhas. O tour tem duração de 4 horas e leva a lugares pouco explorados por quem vem de fora. Além das praias do Parque Municipal Costeira de Zimbros, quem realiza esse passeio tem a possibilidade de conhecer a Cachoeira da Praia Triste.

Praias da Costeira de Zimbros. Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas.

O Aqua Aventura reserva um passeio incrível especial para quem quer uma primeira experiência de mergulho em Bombinhas. Na Praia da Sepultura, um mergulho com snorkel vai possibilitar que você conheça um pouco da vida marinha local.

Os arredores da Praia da Sepultura. Fonte: Turismo Bombinhas.

Venha conhecer o turismo de experiência de Bombinhas. Os atrativos são inúmeros em todas as épocas do ano.

Descubra Bombinhas

Sobre o Autor

client-photo-1
Casa do Turista
Nós somos verdadeiramente dedicados e apaixonados em fazer sua experiência de viagem tão simples e divertida quanto possível! Casa do Turista, a maior rede de agências de turismo receptivo em Santa Catarina. A empresa que mais levou turistas ao Parque Beto Carrero World nos entre 2012 e 2015. Atendemos a 90% das escalas de navios de cruzeiros nos diferentes portos do Sul do Brasil. Nós realmente apreciamos e damos as boas vindas sugestões e comentários sobre nossa empresa e nosso trabalho.

Comentários

Deixe uma resposta