Conheça algumas das principais praias de Bombinhas – SC

Escrito por Antonio Carlos Lopes

"

Leia mais

Bombinhas – SC está situada em uma bela península do litoral catarinense. A configuração geográfica dessa península, com morros, enseadas, costões e escarpas, permitiu a formação de nada menos que 29 praias, que encantam visitantes de todo o mundo. Suas águas cristalinas e calmas, que abrigam uma grande diversidade de plantas e animais aquáticos, transformou a cidade na capital do mergulho ecológico.

Essas características fazem de Bombinhas – SC um dos destinos mais procurados de Santa Catarina. Entretanto, muitos turistas que visitam a cidade pela primeira vez cometem o erro de conhecer apenas duas ou três praias, deixando de aproveitar ao máximo o potencial que a península oferece. Com um pouquinho de planejamento e conhecimento prévio dos locais a serem visitados, é possível percorrer com calma e admirar os principais balneários do município.

Passeios em Bombinhas

Conheça algumas das principais praias de Bombinhas – SC

Praia de Bombinhas

É a praia que dá nome ao município e onde se encontra a maior parte do comércio e prestadores de serviços. Sua faixa de areia branquinha, formada por cristais de quartzo, produz sons de estalidos quando pisada, o que deu origem ao seu nome. É onde fica a maior parte das escolas de mergulho da cidade, em que o turista pode fazer um curso rápido e desfrutar da paisagem aquática da região.

Praia de Quatro Ilhas

É conhecida pelos moradores mais antigos como Praia de Fora por conta da sua característica de mar aberto. O nome Quatro Ilhas deve-se às quatro ilhas avistadas desde a praia: Ilha do Macuco, das Galés, Deserta e do Arvoredo. Também é famosa pela grande cruz instalada em suas areias. Contam os moradores que dois pescadores, após terem encontrado a cruz na beira do mar, ficaram tão impressionados que resolveram fincá-la no mesmo local onde a acharam.

Praia da Tainha

Tem esse nome por ser ideal para a pesca da tainha, que tem sua alta temporada durante o inverno. Refúgio natural em meio a Mata Atlântica, sua beleza é surpreendente.

Praia da Sepultura

Com suas águas transparentes e sem ondas, é perfeita para a prática do mergulho. Também é o cenário para diversa lendas entre os moradores. Um delas é de ela que ganhou esse nome devido à suposta existência da sepultura de um escravo, morto em uma briga no ano de 1840.

Praia de Mariscal

Assim como a praia de Bombinhas, Mariscal também conta com uma faixa de areia formada por cristais de quartzo. Seu nome vem da grande quantidade de mariscos em seus costões. Com águas muito limpas e ondas de médio porte, é um ponto muito procurado para a prática do surf.

Praia de Zimbros

Zimbros foi a primeira praia encontrada na península pelos colonizadores açorianos. Seu nome se dá devido à presença do zimbros, uma planta de cujos frutos aromáticos é feita uma bebida alcoólica conhecida por genebra. Zimbros é um bairro com boa infraestrutura. A renda da população local tem origem na pesca e no cultivo de mariscos e ostras.

Canto Grande

O Canto Grande fica localizado em um istmo e possui duas praias opostas: Mar de Dentro e Mar de Fora. Abriga uma vila de pescadores e maricultores que ainda preserva a cultura dos imigrantes do arquipélago dos Açores. O centro da vila fica aos pés do Parque Municipal do Morro do Macaco, o segundo ponto mais alto de Bombinhas – SC, de onde o turista pode apreciar a vista da cidade, da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e também de cidades vizinhas, como Tijucas, Governador Celso Ramos e Florianópolis.

Praia de Bombas

Seu nome se dá por conta do som produzido pelas suas ondas. Apesar do barulho que faz, é uma praia de águas tranquilas e cristalinas, ideal para famílias que buscam sossego e segurança. Em determinado ponto, próximo ao costão, também possibilita a prática do surf.

Outras praias

Bombinhas – SC possui ainda inúmeras outras praias. Algumas delas totalmente preservadas, ainda intocadas pela a ação do homem. O acesso só é possível por trilhas ou de barco, como a Praia da Aguada, a Praia do Cação, o Porto da Vó e as prainhas que formam a Costeira de Zimbros.

Agora que você já conhece um pouco sobre as praias do município de Bombinhas, não desperdice a oportunidade de conhecer o máximo de locais possível. Faça as malas e boa viagem!

ACESSAR CONTEÚDO SOBRE TOURS DE:
Bombinhas  |  Balneário Camboriú  |  Beto Carrero

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Open chat
1
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by