Como é o clima no Inverno em Bombinhas?

Como é o clima no Inverno em Bombinhas?
Como é o clima no Inverno em Bombinhas, Santa Catarina?

Bombinhas é uma península muito frequentada no verão por turistas de toda América do Sul, mas muito não sabem que no inverno essa cidade pode ser uma excelente opção!

O clima de Bombinhas é classificado como uma transição entre temperado e subtropical, o que faz com que as estações sejam bem diferenciadas e com predomínio de temperaturas agradáveis.

O inverno é o período com menor precipitação na península. Além de pouca chuva e pouco vento, é quando a água é mais clara. As noites frescas são um convite para a boa gastronomia e para um belo romance. Durante o dia é agradável se aquecer com os raios de sol, condição perfeita para passeios ao ar livre e em meio a natureza, nas praias, morros e mirantes.

Safari de Bombinhas | Casa do Turista - Incoming Tour OperatorPor que ir no inverno a Bombinhas?

Para muitos o inverno é a estação mais bela e elegante de Bombinhas, equivalente ao outono em áreas de clima mais frio. Além das belas praias, Bombinhas guarda muita cultura, tradição e história que valem a pena conhecer. O movimento do verão não nos permite conhecer manifestações mais autênticas da população local. Nessa época do ano há muita paz e tranquilidade pra quem precisa relaxar, descansar ou quem sabe, passar umas férias românticas. Os preços são um atrativo importante já que tudo é mais acessível que em alta temporada, tanto no comércio como na hospedagem e gastronomia, ressaltando que é uma excelente oportunidade para comer peixes e frutos do mar frescos.

O que fazer em Bombinhas no inverno?

Experiências Gastronômicas no Inverno:

  • Tainha – Nos meses entre Maio e Julho acontece no local a pesca artesanal da Tainha, um peixe que nessa época forma grandes cardumes durante a migração reprodutiva. Em Abril, começa o preparo, onde os pescadores consertam sua redes e canoas e em Maio já está tudo pronto para o espetáculo. Famílias de pescadores, amigos, moradores do lugar e até turistas ajudam na puxada das redes, e o resultado é dividido entre todos. Uma experiência divertida e diferente para os visitantes, com celebrações na abertura e encerramento do período.
  • Ostras, Camarões e Polvo – O inverno é o melhor período para deliciar-se com frutos do mar de excelente qualidade. Na Enseada de Zimbros há uma importante produção de ostras. No fim de Maio termina o período de defeso do camarão, época em que a pesca é proibida. Nas madrugadas frias de Junho os pescadores artesanais em seus barcos, partem para pescar em alto mar, normalmente retornam, muitas horas depois, com uma fartura de grandes camarões de diferentes espécies. Os restaurantes aproveitam e oferecem pratos com deliciosos frutos do mar frescos.
  • Mariscos de Canto Grande e Zimbros – há um ferrenho embate sobre onde se cultivam os melhores mariscos no litoral brasileiro. Duas comunidades de Bombinhas, separadas por poucos quilômetros, buscam a primazia. As vilas de Canto Grande e Zimbros compartilham as águas da Enseada de Zimbros, que oferece excelentes condições para o rápido crescimento deste molusco bivalve. Especialistas afirmam que as duas comunidades tem razão e produzem o melhor marisco do Brasil, e um dos melhores do mundo.

Experiências ao Ar-Livre em Bombinhas – Há mirantes, trilhas ecológicas, de aventura, excelentes pontos de para mergulho com cilindro ou com snorkeling, passeios, uma cachoeira e vários tours.

  • Mirante Eco 360 – Um dos pontos mais bonitos do litoral brasileiro. O mirante está em uma área privada e muito bem conservada. Oferece uma vista estonteante com 360º de abertura. As selfies feitas desde o mirante são icônicas.
  • Caminhadas – Com a temperatura amena, mar com a cor verde esmeralda, pássaros coloridos ativos para buscar alimento e, eventualmente, com a visita de baleias com filhotes, Bombinhas tem mais de 07 trilhas estruturadas. Com diferentes temáticas e níveis de dificuldade.
  • Safari de Bombinhas – O Safari é o city tour oficial e passeio melhor avaliado de Bombinhas. Um roteiro por toda a península, passando por áreas de mata, praias, mirantes, pontos turísticos, vilas de pescadores, etc. O charme, e diferencial, é que o passeio é feito em um simpático veículo adaptado, mais elevado e aberto, que conduz grupos de turistas. O tour tem saídas programadas durante o Inverno e as reservas são antecipadas.

Confira mais opções e detalhes das atividades no post de “O que fazer em Bombinhas”. Ou em uma visita ao vivo, os moradores do município estão sempre dispostos a contar histórias, mostrar tradições e fazeres da região, encantando aos turistas com uma cultura diferente.

Aproveite a paz nos meses de inverno e venha passar suas férias, relaxar e respirar natureza nessa península cheia de magia e tranquilidade!

*Foto de Portada por Felipe Setlik. Baixo a licença Creative Commons

Sobre o Autor

client-photo-1
Valeria Fernanda Pinto
Nascida na Argentina e apaixonada pelo Brasil morou metade da sua vida em cada lugar e, graças à sua experiência, adora compartilhar informação e conhecimento sobre os paraísos deste país. Atualmente mora em Balneário Camboriú – SC e está cursando a faculdade de Engenharia, escrevendo ao mesmo tempo sobre as curiosidades, belezas e noticias da região.

Comentários

Deixe uma resposta

1
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by