A terceira edição do Saragaço em Bombinhas

A terceira edição do Saragaço em Bombinhas
A terceira edição do Saragaço em Bombinhas

O Saragaço está na sua terceira edição e já é considerado um dos eventos culturais mais relevantes do litoral catarinense. Há três anos, com o término da temporada de pesca artesanal da tainha, as areias da Praia de Bombinhas dão espaço para uma importante e acirrada competição, sendo este, o grande atrativo do evento. Saiba mais sobre o Saragaço em Bombinhas.

O que é um “saragaço”?

O dicionário define “saragaço” como “uma grande confusão, bagunça, muitas pessoas falando ao mesmo tempo” (Dicionário inFormal). – Em Bombinhas, a palavra é uma expressão popular bastante utilizada e que caracteriza bem o que é o evento.

Para os moradores nativos, em sua grande maioria pescadores, o “saragaço” significa a mistura dos povos locais. Uma verdadeira reunião de confraternização dos pescadores artesanais de Bombinhas. É a chance de interagir com todos os envolvidos na pesca artesanal da tainha no município e municípios vizinhos.

Vista aérea da Praia de Bombinhas durante a realização do III Saragaço. Fonte: Rodrigo Dalri.

Como é o Saragaço em Bombinhas?

Entre as características que mais se destacam no evento, uma delas é a celebração da cultura açoriana. Apesar do grande foco na pesca artesanal da tainha, também advinda da tradição açoriana, o evento também promove o resgate cultural de festividades como boi de mamão, cantorias e brincadeiras antigas, como o pião de madeira e a perna de pau.

Saragaço é a celebração da cultura açoriana. Pesca artesanal, gastronomia, música e dança. Fonte: Rodrigo Dalri.

A atração principal fica evidente logo nas últimas semanas que antecedem o evento: a gincana entre os ranchos de pesca. Os pescadores de Bombinhas e municípios vizinhos disputam o título de melhor rancho de pesca da região.

Além disso, para quem vem de fora, há diversos atrativos. Além de prestigiar a competição, é a possibilidade perfeita para conhecer um pouco da gastronomia local, se divertir com as músicas e peças teatrais locais e visitar as tendas de artesanato, que vendem produtos no local.

A competição do Saragaço de Bombinhas

Em 2018, 12 ranchos participaram da competição. Em sua maioria, os ranchos ficam situados no município de Bombinhas, mas também há a presença de ranchos vizinhos, de Porto Belo e Balneário Camboriú.

A corrida de canoa foi uma das provas que mais divertiu o público no III Saragaço. Fonte: Rodrigo Dalri.

A competição começou antes do início do evento físico, com a realização de provas antecipadas. Essas, promovidas pela Equipe Saragaço, foram realizadas de forma individual na sede de cada um dos ranchos.

No entanto, a grande competição aconteceu nos três dias em que aconteceu o Saragaço. Entre as provas mais populares foram a corrida de canoa, campeonato de tarrafa, corrida com perna de pau, tiro ao alvo com funda e campeonato de pião.

Confira como foi a prova de corrida de canoa no III Saragaço.

Classificação dos ranchos no III Saragaço

A terceira edição do Saragaço foi marcada por ser uma das mais acirradas competições até agora. Com uma diferença em torno de 30 pontos entre os 5 primeiros colocados, houve, inclusive, um empate técnico entre os segundos e terceiros colocados. Confira o resultado:

Vencedor: Tataca e Gilberto

2º lugar: Rancho do Estaleirinho/Rancho da Barra (empatados)

3º lugar: Cantinho do Benjamim/Rancho dos Ingleses (empatados)

 

O Saragaço é uma das mais importantes celebrações culturais do município de Bombinhas. Venha conhecer e se encantar pela tradição açoriana e a pesca artesanal da tainha.

Sobre o Autor

client-photo-1
Casa do Turista
Nós somos verdadeiramente dedicados e apaixonados em fazer sua experiência de viagem tão simples e divertida quanto possível! Casa do Turista, a maior rede de agências de turismo receptivo em Santa Catarina. A empresa que mais levou turistas ao Parque Beto Carrero World nos entre 2012 e 2015. Atendemos a 90% das escalas de navios de cruzeiros nos diferentes portos do Sul do Brasil. Nós realmente apreciamos e damos as boas vindas sugestões e comentários sobre nossa empresa e nosso trabalho.

Comentários

Deixe uma resposta