A prática do surf nas praias de Bombinhas

A prática do surf nas praias de Bombinhas
A prática de Surf nas praias de Bombinhas

No litoral centro-norte de Santa Catarina, o município de Bombinhas está situado em uma península com 39 praias. Portador do título de menor município em extensão territorial do estado catarinense, Bombinhas possui praias ideais para a prática de surf e outras atividades esportivas ligadas ao mar. Saiba mais sobre a prática do surf nas praias de Bombinhas.

A prática de Surf nas praias de Bombinhas
Surf é um dos esportes radicais mais populares de Bombinhas. Fonte: Turismo Bombinhas.

O diferencial do surf nas praias de Bombinhas

Paisagens incríveis e águas cristalinas são só alguns dos diferenciais na experiência de surfar em Bombinhas. As praias para surfar em Bombinhas ficam situadas em meio a vegetação de Mata Atlântica, proporcionando uma paisagem especial para os atletas.

Praia de Quatro Ilhas – cercada pela vegetação de Mata Atlântica. Fonte: Turismo Bombinhas.

Quem pratica a modalidade garante: o surf nas praias paradisíacas de Bombinhas são uma experiência muito imersiva. Nesse esporte, o contato e conexão com a natureza é uma das características geralmente destacadas por quem pratica. Em Bombinhas, isso é possível pela grande preocupação ambiental em torno de suas vegetações e matas nativas.

As praias de Bombinhas são uma escola para os surfistas

“Eu digo que Bombinhas é a melhor preparação para uma criança que quer ser surfista. Mariscal é um tipo de onda. Quatro Ilhas, é outro tipo de onda. Bombas, Canto Grande, outro tipo. Então você tem várias ondas diferentes […] em uma região muito pequena, que qualquer um consegue ir sozinho”. – Palavras do surfista profissional e morador antigo de Bombinhas, Alejo Muniz.

Alejo Muniz, hoje, é surfista profissional e participa de diversas competições ao redor do mundo, como Havaí e África. O surfista é um dos principais expoentes do surf brasileiro, ao lado de outros surfistas profissionais, como Gabriel Medina.

Na experiência em Bombinhas, segundo o próprio Alejo Muniz, “eu mesmo surfava em Quatro Ilhas e quando ficava ruim eu ia caminhando até o Mariscal. Passava o morro caminhando com meu irmão. Então é uma preparação muito boa, porque a gente essa variedade de ondas em um espacinho pequeno e tem muitos surfistas em quem se espelhar”.

Afinal, qual a melhor praia para surfar em Bombinhas?

É difícil definir qual a melhor praia para surf em Bombinhas exatamente pela sua grande variedade de praias e ondas diferentes. Como indicativo, de acordo com a popularidade dos surfistas nas praias, as melhores são: Bombas, Quatro Ilhas, Mariscal e Conceição.

Em escolha particular, o surfista Alejo Muniz, grande conhecedor das praias bombinenses, tem como praia preferida a de Quatro Ilhas. “É onde tudo começou, onde meu pai tem uma escola de surf há 20 anos. Tenho uma paixão gigante por Quatro Ilhas”, diz o atleta.

Praia de Quatro Ilhas é a favorita de Alejo Muniz para a prática de surf. Fonte: Turismo Bombinhas.

No entanto, a escolha é muito mais pessoal do que absoluta. Na cidade, há surfistas que preferem as ondas do Mariscal e Bombas, que apresentam ondas completamente diferentes do que as de Quatro Ilhas.

Qual a melhor época para surfar em Bombinhas?

As praias de Bombinhas são boas para surf em quase todas as épocas do ano.

Os meses de março e abril estão entre os favoritos dos surfistas. Nesse período, além da presença do calor ainda ser bem evidente, as ondas começam a aumentar de tamanho devido aos primeiros ventos do inverno que começam a dar indícios.

Nos meses entre maio e julho, porém, normalmente a prática do surf e demais atividades aquáticas fica vetada. O motivo é Pesca Artesanal da Tainha. A movimentação de pessoas na água pode espantar os cardumes de peixes nos arredores e, por isso, pede-se a compreensão para que atletas e banhistas não entrem nas águas das praias onde ocorre a pesca durante este período.

Você, surfista, empolgado para conhecer as ondas das praias de Bombinhas? O município é ideal para todos os públicos do esporte, seja para quem está começando agora ou para quem já é um adepto profissional do esporte.

Sobre o Autor

client-photo-1
Casa do Turista
Nós somos verdadeiramente dedicados e apaixonados em fazer sua experiência de viagem tão simples e divertida quanto possível! Casa do Turista, a maior rede de agências de turismo receptivo em Santa Catarina. A empresa que mais levou turistas ao Parque Beto Carrero World nos entre 2012 e 2015. Atendemos a 90% das escalas de navios de cruzeiros nos diferentes portos do Sul do Brasil. Nós realmente apreciamos e damos as boas vindas sugestões e comentários sobre nossa empresa e nosso trabalho.

Comentários

Deixe uma resposta