Afinal, quantas são as Praias de Bombinhas?

Afinal, quantas são as Praias de Bombinhas?
Afinal, quantas são as Praias de Bombinhas

No litoral centro-norte de Santa Catarina, uma das coisas que mais impressiona é a variedade de praias. O município de Bombinhas fica situado em uma península e, mesmo possuindo a menor extensão territorial dos municípios catarinenses, é detentor de um dos maiores números de praias. Saiba agora quantas e quais são as praias de Bombinhas.

Quantas são as Praias de Bombinhas?

Em números oficiais, Bombinhas possui 39 praias. É o que revela o guia Descobrindo Bombinhas, produzido pela SETUR, FAMAB e FMC da Prefeitura Municipal de Bombinhas. No entanto, esse guia pode variar de um estudo para outro, atingindo números entre 35 e 42 praias.

Quais são as Praias de Bombinhas?

Um dos principais diferenciais de Bombinhas está justamente na sua quantidade de praias. Tais números possibilitam a oportunidade de conhecer praias movimentas ou paradisíacas em um pequeno espaço territorial. Além das mais visitadas e prestigiadas praias de Bombinhas, como Bombas, Bombinhas, Mariscal e Quatro Ilhas, é possível visitar praias mais paradisíacas, como as praias localizadas no Parque Municipal Costeira de Zimbros e Parque Municipal do Morro do Macaco.

A seguir, conheça quais são e onde ficam as praias de Bombinhas.

01 # Praia de Bombas:

Situada no bairro de Bombas, é a primeira praia que os visitantes veem ao chegar no município pela sua entrada principal. É, também, uma das maiores de Bombinhas em extensão territorial, com 2.186 metros de comprimento. Possui um calçadão em sua orla, ligando as duas extremidades.

Afinal, quantas são as Praias de Bombinhas
Calçadão da Praia de Bombas, em Bombinhas. Fonte: Features Design.

02 # Praia de Bombinhas:

A praia do Centro de Bombinhas possui ondas tranquilas e cristalinas. Com 1.227 metros de extensão, é considerada uma praia urbanizada e com grande fluxo de pessoas na temporada de verão.

Afinal, quantas são as Praias de Bombinhas
Vista da Praia de Bombinhas. Fonte: Turismo Bombinhas.

03 # Praia da Galheta:

Situada dentro do Parque Municipal da Galheta, a Praia da Galheta possui 105 metros de extensão. É uma das praias paradisíacas mais requisitadas do município e, para chegar até lá, percorre-se Trilha da Galheta.

04 # Praia do Ribeiro:

Entre as praias de Bombas e Bombinhas, localiza-se a Praia do Ribeiro. Essa praia é cercada pela vegetação de Mata Atlântica e possui aspecto paradisíaco, apesar do grande movimento nos meses de alta temporada. Possui 117 metros de extensão. Para chegar ao local, é preciso realizar uma trilha de cerca de 200 metros, partindo do canto direito da Praia de Bombas.

Afinal, quantas são as Praias de Bombinhas
Vista panorâmica da Praia do Ribeiro com Bombas ao fundo. Fonte: Turismo Bombinhas.

05 e 06 # Prainha e Embrulho:

Situadas entre as praias de Bombinhas e Sepultura, a Prainha e a Praia do Embrulho são duas praias de curta extensão territorial. Com 62 metros e 179 metros, respectivamente, as praias chamam a atenção pela presença de um trapiche, que divide as duas praias.

Afinal, quantas são as Praias de Bombinhas
Píer entre a Prainha e a Praia do Embrulho. Fonte: Rodrigo Dalri.

07 # Praia da Lagoinha:

Situada logo após o término da Praia do Embrulho, a Praia da Lagoinha é uma das menores e mais movimentadas praias de Bombinhas. Com apenas 21 metros de extensão, é o local ideal para a prática de mergulho contemplativo (snorkeling) e apreciação da fauna e flora marinha. Entre os seus diferenciais, está a presença de grandes cardumes de peixinhos, que rodeiam os banhistas.

Afinal, quantas são as Praias de Bombinhas
Mergulho na Praia da Lagoinha. Fonte: Turismo Bombinhas.

08 # Praia da Miséria:

Ainda menor que a Praia da Lagoinha, com apenas 18 metros de extensão, a Praia da Miséria fica situada entre as praias da Lagoinha e Sepultura. A Praia da Miséria possui uma curta faixa de areia, deixando-a visível somente em condições de maré baixa.

09 # Praia da Sepultura:

Suas águas cristalinas e a rica diversidade de fauna e flora marinha tornam a Praia da Sepultura uma das escolhas certas para mergulho contemplativo (snorkeling) e stand up paddle.  Possui 94 metros de extensão.

Afinal, quantas são as Praias de Bombinhas
A Praia da Sepultura vista do mar. Fonte: Turismo Bombinhas.

10 e 11 # Praia do Biguá e Cachalote:

Seu acesso é feito por meio de caminhada. São cerca de 5 minutos de trajeto pela trilha que se inicia no lado direito da Praia da Sepultura até a Praia do Biguá, e 15 minutos até a Praia do Cachalote. São praias pequenas, com 10 e 15 metros de extensão, respectivamente.

12 # Retiro dos Padres ou Praia dos Ingleses:

Situada na Ponta da Sepultura, logo após a entrada da Praia da Sepultura, a Praia do Retiro dos Padres possui 263 metros de extensão e ondas agitadas. É rodeada por pedras e cercada por vegetação de Mata Atlântica.

13 # Praia de Quatro Ilhas:

Uma das praias na lista das mais requisitadas de Bombinhas. Possui 1016 metros de extensão e uma grande faixa de areia. Por possuir ondas fortes, é uma das mais indicadas para a prática de surf, principalmente nos meses entre março e abril.

Afinal, quantas são as Praias de Bombinhas
Vista da Praia de Quatro Ilhas pela Trilha da Praia de Quatro Ilhas. Fonte: Turismo Bombinhas.

14, 15 e 16 # Mariscal, Prainha do Mariscal e Caeté

Situadas uma após a outra, essas 3 praias proporcionam um visual incrível para quem chega através do morro que liga os bairros do Centro e Mariscal. Ao todo, as três praias somam quase 400 metros de extensão: são 30 metros da Caeté, 150 metros da Prainha do Mariscal e 200 metros da Praia do Mariscal.

17 # Praia do Canto Grande – Mar de Fora

Detentora do título de maior praia de Bombinhas, possui 3831 metros de extensão. Situada logo após a Praia do Mariscal, possui infraestrutura turística urbanizada, com salva-vidas e serviços de praia.

18 # Praia do Canto Grande – Mar de Dentro

Apesar de sua extensão ser relativamente menor que a Praia do Mar de Fora, com 2180 metros, a Praia do Mar de Dentro se assemelha em muito com sua praia irmã, com salva-vidas e serviços de praia.

19 # Praia da Conceição

Seu acesso é feito a partir da Praia do Mar de Fora. Possui 453 metros de extensão e ondas intensas e agitadas.

20 # Praia do Macuco

Situada na Ilha do Macuco, essa praia possui apenas 11 metros de extensão. Seu acesso é feito somente por embarcação.

21 # Praia da Tainha

A Praia da Tainha possui 213 metros de extensão, areia grossa e ondas intensas. É uma das praias mais procuradas pelos visitantes de Bombinhas. Seu acesso pode ser feito através de trilha ou de carro, através do morro que se inicia no final da Praia da Conceição.

Afinal, quantas são as Praias de Bombinhas
Praia da Tainha, em Bombinhas. Fonte: Turismo Bombinhas.

22 a 26 # Praias da Trilha da Tainha, no Parque Municipal Morro do Macaco

Através da trilha da tainha, que se inicia no canto esquerdo da Praia do Mar de Dentro, no Canto Grande, é possível conhecer as seguintes praias paradisíacas: Buraco Quadrado (26 metros), Cação (64 metros), Porto da Vó (104 metros), Praia D’Aguada (116 metros) e Praia da Figueira (cerca de 15 metros).

27 e 28 # Praia de Morrinhos e Praia de Zimbros

Compartilham a mesma faixa de areia. Mar de águas calmas, sem a presença de ondas. Possuem forte tradição pesqueira, com muitas embarcações em seu entorno. A Praia de Morrinhos possui 1390 metros de extensão e a Praia de Zimbros 1100 metros.

29 # Praia do Cantinho de Zimbros

Situada no canto direito da Praia de Zimbros, é considerada uma continuação de sua extensão. É a primeira praia que dá início a Trilha da Costeira de Zimbros. Possui 548 metros de extensão.

30 a 39 # Praias do Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros

Durante a Trilha da Costeira de Zimbros, é possível conhecer 10 novas praias. Paradisíacas e cercadas pela vegetação de Mata Atlântica. São elas: Praia do Cardoso (285 metros), Praia do Basílio (40 metros), Praia da Lagoa (306 metros), Praia do Casqueiro (35 metros), Praia do Pasto (20 metros), Praia do Lau/Hermínio (40 metros), Praia Triste (382 metros), Praia do Mauri (25 metros), Praia da Santa (37 metros) e Praia Vermelha (618 metros).

 

Curioso para conhecer as Praias de Bombinhas? Agora que você já sabe quantas e quais são, venha conhecer os encantos de Bombinhas, a única península da região sul do Brasil.

Sobre o Autor

client-photo-1
Casa do Turista
Nós somos verdadeiramente dedicados e apaixonados em fazer sua experiência de viagem tão simples e divertida quanto possível! Casa do Turista, a maior rede de agências de turismo receptivo em Santa Catarina. A empresa que mais levou turistas ao Parque Beto Carrero World nos entre 2012 e 2015. Atendemos a 90% das escalas de navios de cruzeiros nos diferentes portos do Sul do Brasil. Nós realmente apreciamos e damos as boas vindas sugestões e comentários sobre nossa empresa e nosso trabalho.

Comentários

Deixe uma resposta

1
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by