Quem visita o Vale Europeu tem a chance de mergulhar na cultura europeia sem sair do Brasil. É nesta região de Santa Catarina que estão localizadas as cidades de Pomerode e Blumenau, cidades colonizadas por alemães. Também é lá que estão Nova Trento, São João Batista e Rodeio, cidades que até hoje preservam as tradições e os costumes italianos.
A influência europeia está presente na arquitetura, na gastronomia e até no dialeto usado por alguns moradores do vale. Além dessa rica parte cultural, vale a pena conhecer a região pelo seu potencial para ecoturismo. Reserve seu tour agora.
O que conhecer no Vale Europeu catarinense
Vila Germânica, em Blumenau
Em outubro, a Vila Germânica de Blumenau vira cenário da maior festa alemã em solo brasileiro: a Oktoberfest. Mas esta não é a única época do ano em que vale a pena conhecer o centro de eventos. Lá, acontecem também a Osterdorf, durante a Páscoa, a Weihnachtsdorf, no Natal e a Festitália. Além disso, durante todo o ano turistas que visitam o local encontram 25 lojas e pontos de alimentação à sua disposição na Vila. Canecos, roupas típicas, souvenires e cervejas podem ser comprados no local. Reserve seu tour agora.
As casas enxaimel, em Pomerode
Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, foi uma região colonizada por imigrantes da Pomerânia. Lá, a herança dos colonizadores é tão forte que boa parte dos moradores ainda usa algum dialeto alemão para se comunicar. A cidade também se destaca pelas suas construções – são mais de 300 edificações no estilo enxaimel -, clássicos da arquitetura germânica.
O comércio de Brusque
Brusque é uma cidade conhecida por ser um grande centro produtor têxtil brasileiro. Muita gente viaja até lá para comprar roupas, calçados e tecidos que apresentam qualidade e preços baixos (porque são produtos comprados direto da fábrica). Aproveite o seu passeio pelo Vale Europeu para fazer ótimas compras! Reserve seu tour agora.
Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento
O Vale Europeu também é conhecido pelos seus santuários católicos. São inúmeras grutas, capelas e igrejas espalhadas pela região. É lá que está o segundo destino religioso mais procurado do país, o Santuário de Santa Paulina – a primeira santa brasileira. O santuário fica em Nova Trento, cidade colonizada por italianos e famosa por suas produções de vinho, cachaça, queijo e linguiça.
As corredeiras do Rio Itajaí
O Vale Europeu também agrada quem gosta de esportes radicais na água. As corredeiras do Rio Itajaí e seus afluentes estão entre as melhores para praticar rafting no Brasil!
O ecoturismo de Benedito Novo
Para quem procura um destino que proporcione muito contato com a natureza, vale a pena passar por Benedito Novo. Lá, existem diversas opções de trilhas e cachoeiras com até 100 metros de altura. Esportes radicais, como o rapel e o canyoning, também são um forte do município. Além disso, a cidade é mais um exemplo de lugar que preserva os costumes dos seus colonizadores. Quem passeia pela cidade se encanta com as casas em estilo enxaimel e jardins bem cuidados.
Faça um passeio pela cultura europeia sem sair do Brasil: visite o Vale Europeu, em Santa Catarina! Reserve seu tour agora.
0 comentários