Saiba mais sobre João Batista Sérgio Murad, o Beto Carrero

Escrito por Casa do Turista

"

Leia mais

Mesmo quem ainda não conhece já ouviu falar no Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina. Um lugar que reúne tantas atrações e brinquedos que são necessários pelo menos dois dias para conhecer bem. É o passeio ideal para fazer em família, com opções dedicadas a todas as idades.

Entre os brinquedos, existem alternativas para os mais corajosos e para aqueles que preferem menos emoções. São diversas áreas temáticas, zoológicos, enorme praça de alimentação e toda uma infraestrutura preparada para receber os milhares de visitantes que passam pelo parque anualmente. Tudo isso graças ao sonho de um homem: Beto Carrero.

Comprar Ingressos do Beto CarreroSaiba mais sobre João Batista Sérgio Murad, o Beto Carrero

Primeiros anos

Guia do Beto Carrero, tudo que você precisa saberTudo começou em São José do Rio Preto, uma pequena cidade do interior de São Paulo. Foi lá que, no dia 9 de setembro de 1937, nasceu um grande sonhador: João Batista Sérgio Murad. Foi criado em uma fazenda, onde seu pai era empregado. Desta época é que veio seu forte relacionamento com os animais e seu conhecimento sobre a vida no campo. Ainda criança, João Batista encontrava inspiração em personagens fictícios como o Zorro.

Anos mais tarde, João criaria seu próprio personagem, com nome inspirado no apelido do pai, Alexandre Carrero, conhecido assim porque era dono de um carro de boi.

Vida profissional

João Batista sempre teve vocação para o entretenimento. Com 18 anos, lançou um programa de rádio chamado Beto Carrero World. A atração era uma mistura de música sertaneja com histórias humoradas, contadas em parceria com Dino Santana, irmão do trapalhão Dedé Santana. Eram os primeiros passos em direção ao sucesso do caubói. Pouco tempo depois, ele foi trabalhar como corretor de anúncios em um dos maiores jornais do país, a Folha de São Paulo. Empreendedor, João criou seu próprio jornal nesta época, chamado Noticiário da Moda, publicação comprada pela editora Abril.

Na década de 1970, João passou a se dedicar à publicidade, sendo responsável por diversas campanhas. Foi durante essa época que o personagem Beto Carrero foi criado. Começaram as apresentações de circo e programas de televisão. João Batista também foi produtor de um programa humorístico da rede Record, Os Insociáveis. Mais tarde, o show, que contava com a participação de Renato Aragão e Dedé Santana, mudou de emissora e de nome: foi para a rede Globo e deu origem ao programa Os Trapalhões.

Já conhecido pelo nome de seu personagem, Beto Carrero também teve experiências na área de interpretação. Atuou na novela A história de Ana Raio e Zé Trovão, de 1990. Versátil, o empresário foi também responsável pelo lançamento de campanhas publicitárias, como os comerciais do Leite de Aveia Davene e das toalhas Büettner, estrelados pela atriz Tônia Carrero.

O Beto Carrero

O personagem Beto Carrero é uma criação de João Batista Sérgio Murad. Ficou tão popular que seu criador é amplamente reconhecido pelos trajes e nome do personagem. Beto Carrero é um caubói brasileiro, amigo dos animais. Como o ídolo de infância de João, Zorro, Beto Carrero também é defensor dos oprimidos. As primeiras aparições de Beto Carrero foram nas apresentações de circo feitas por João Batista e seus companheiros, que rodavam as cidades brasileiras.

A construção de um sonho

Encantado pelo mundo dos parques de diversões desde criança, Beto Carrero decidiu fazer o seu próprio parque temático depois de uma viagem aos Estados Unidos, quando conheceu a Walt Disney World. A viagem, feita com o Didi dos Trapalhões, foi um marco na vida de Beto Carrero e na história de Santa Catarina.

Com o dinheiro ganho nas atividades publicitárias e shows com seu personagem, já conhecido, Beto Carrero começou a comprar terras no município de Penha. A região foi escolhida pelo seu potencial turístico, ainda pouco aproveitado.

No começo, o parque contava apenas com as apresentações de circo feitas pelo caubói Beto Carrero e com uma roda gigante. A inauguração aconteceu em dezembro de 1991. Nos últimos 23 anos, o empreendimento só cresceu e a cada ano traz mais novidades para seus visitantes. Em 2012, a partir de um acordo feito com os estúdios da Dreamworks e da Universal, o parque passou a apresentar atrações como Madagascar Circus Show e Velozes e Furiosos.

O sonho, que começou pequeno, é hoje considerado o empreendimento turístico mais importante do litoral de Santa Catarina e o sexto melhor parque de diversões do mundo.

Adeus, caubói

Depois de 70 anos de vida, em fevereiro de 2008, João Batista Sérgio Murad faleceu em decorrência de complicações durante uma cirurgia cardíaca. Deixou vivo seu personagem, o caubói Beto Carrero, e a idealização do seu maior sonho, o Beto Carrero World. A atração turística passou a ser comandada por um dos seus três filhos, Alexandre Von Janke Murad. O nome é mais uma homenagem ao pai de Beto Carrero, Alexandre Murad.

Em 2013, a presidência do parque passou para o engenheiro Adalgiso Telles, para que Alexandre pudesse se dedicar a novos projetos. Atualmente, a direção do empreendimento é responsabilidade de Rogério Siqueira, antigo diretor de marketing interino do Beto Carrero World, que também já atuou como presidente do conselho deliberativo e como vice-presidente do parque.

Gostou de saber mais sobre o idealizador do Beto Carrero World? Acompanhe o blog para mais dicas e curiosidades sobre o parque!

ACESSAR CONTEÚDO SOBRE TOURS DE:
Bombinhas  |  Balneário Camboriú  |  Beto Carrero

7 Comentários

  1. Fernando Lapis

    Na década de 70 seu Sérgio Murad, pertencia a maçonaria, na rádio Globo/SP o programa era “Beto Carrero Shows” e não o que está mencionado nesta matéria, em 2003 seu Sérgio Murad pagou R$ 5 mil, a uma igreja evangélica achando que pagou seus pecados esqueceu de que o próprio Jesus já pagou nossos pecados e outra história absurda que ninguém sabe!

  2. edson r pereira

    Boa tarde;

    fiquei encantado com o parque, estive com minha famiília e meu neto de 03 anos, pena que não pode aproveitar muito, mas fiquei muito satisfeito ao ver no memorial a imagem de São Judas Tadeu, em sua casa, que ele continue intercedendo para o crescimento e dando muitas alegrais a este povo tão sofrido que é o brasileiro.

  3. Marisa Baeta

    Estive no parque nos dias 25 e 26 de maio de 2019 com mais 4 amigas,adoramos tudo, muito lindo e bem planejado,mas o que mais me impressionou foi o museu onde cada detalhe tinha a presença muito forte do Beto Carrero, realmente é um lindo legado que ele deixou???????????? voltarei mais vezes.

  4. Victor

    Estive com minha família nos dia 30 e 31 de maio, o parque é sensacional, a cidade é pacata e tem um pessoal muito carismático, concerteza voltarei mais vezes, uma pena o beto Carrero não estar mais entre nós, mas o legado dele sempre vai estar no beto Carrero world….

  5. Clesia Feitosa De Melo

    Meu Deus o lugar mais lindo e emocionante que ja vi, estive no dia 5 e 6 de julho agora com meus filhos esposo cunhados e amigos fiquei muito emocionada com tanto amor que vi em tudo, era como se estivesse vendo ali a alma de um homem de Deus, muito abençoado foi esse homem Beto Carrero, chorei em cada coisa que vi e sem falar no memorial e apresentação da história e da vida dele, lembrei de quando eu era crianca e o via nos programas de televisão e nunca imaginei que eu um dia iria esta naquele lugar, recomendo muito pra todos estou encantada, apaixonada e muito feliz por ter passado nessa terra alguém tão especial como o nosso querido Beto Carrero.
    Meus concerto abraços a sua família que soube cuidar e horrar o pai e esposo que teve, parabéns.

  6. Neuzimeri Marvila

    Estive no parque em 1993 com excursão de minha escola, quando o Beto Carrero ainda era vivo, porém na época quem se apresentou foi o couver. E visitei nos dias 09 e 11 de Agosto com meus filhos, marido e tia. Foi maravilhoso! Impressionante, pude sentir muito amor e a presença viva do Beto Carrero no parque. Um dia voltarei. Se Deus quiser!

  7. Casa do Turista

    Olha que linda experiência !

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Quero consultar
1
Posso lhe ajudar?
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by