Conheça um pouco da história de Porto Belo

Conheça um pouco da história de Porto Belo
Turismo em Porto Belo - Santa Catarina

Após a chegada de Cabral ao Brasil, a região de Porto Belo – conhecida como Enseada das Garoupas – recebeu visitas dos portugueses, tentando uma colonização. Entretanto, o belo cenário natural era povoado muito antes disso.

Os primeiros povos

Por volta de 3000 A.C., grupos de caçadores e coletores do Vale do Rio Uruguai ocupavam a área. Os primeiros grupos indígenas se estabeleceram dois mil anos depois. No litoral permaneciam os índios Carijós, da nação Tupi-Guarani, enquanto o interior foi ocupado pelos povos Jê.

A descrição dos índios catarinenses foi realizada em 1504 pelo navegador Binot Paulmier de Gonneville. Infelizmente, esses povos não resistiram ao contato com o homem branco. Além da escravidão, doenças trazidas pelos bandeirantes contribuíram para diminuir seu número. Hoje, peças arqueológicas e inscrições rupestres indicam a presença indígena na área. Reserve seu traslado agora.

A colonização portuguesa

A região não era rica em ouro, principal interesse da Coroa nos primeiros séculos da colonização. Os navegantes que chegavam à Enseada dos Garoupas relatavam que a terra alagadiça não era adequada para a agricultura. Mesmo assim, ela era lembra pela beleza de águas tranquilas e navegáveis. Durante as tempestades, era um porto seguro muito bem-vindo.

Em 1703, aconteceu a primeira tentativa de ocupação da área pelo português Domingos de Oliveira Rosa, que veio atrás do ouro. Logo desistiu da ideia, pois as jazidas eram pobres e não lhe deram retorno.

No século XVIII, o governo português instituiu um projeto de colonização no litoral catarinense. O Arquipélago dos Açores se encontrava em difícil situação econômica, então muitos açorianos imigraram para o Brasil. Foram recebidos 60 casais para fundar o povoado que hoje é Porto Belo. Os ataques recorrentes dos espanhóis e as condições climáticas tornaram o crescimento moroso. A distância da capitania de Santa Catarina também não ajudava.

Foi só em 1818 que a Enseada das Garoupas chegou à condição de Colônia, batizada Nova Ericeira. O nome não pegou, mas uma colônia de pescadores se estabeleceu com homens e mulheres vindos de Portugal. A região continuou a ser chamada de Enseada das Garoupas até 1824, quando foi denominada Vila de São Bom Jesus dos Aflitos de Porto Belo.

No dia 13 de outubro de 1832, Porto Belo foi elevada à categoria de município. Anos depois, foi anexada ao município de Tijucas, mas recebeu a emancipação definitiva em 1925. 

Os atrativos turísticos

Não foi a toa que a região ganhou esse nome. Porto Belo tem praias de areia fina e branquinha, com águas calmas e limpas. Algumas são colônias de pescadores, como a Praia do Araçá. Outras, incluindo a Praia Central e a Praia de Perequê, atraem mais turistas para um banho de mar. Já a deserta Praia do Estaleiro, com acesso apenas através da trilha ou por embarcações, é ideal para os mergulhadores. A cidade também possui vários estaleiros e se destaca na construção naval.

Os passeios de barco são um grande atrativo da região, excelentes para quem quer conhecer as praias e a bela paisagem, além de praticar mergulho. A Enseada do Caixa d’Aço é o badalado ponto de encontro das escunas, lanchas e iates. Os turistas frequentam os divertidos bares flutuantes que, principalmente no alto verão, viram palco de muita festa.

Você não pode deixar de conhecer a Ilha de Porto Belo, localizada no município de mesmo nome. Tem passeio de caiaque e lancha, esqui-aquático, banana boat e tirolesa, além das trilhas subaquáticas e ecológicas. É um prato cheio para quem gosta de diversão e aventura! A ilha também oferece o melhor da gastronomia regional. Bares e restaurantes charmosos trazem em seu cardápio frutos do mar selecionados, entre outras opções. Reserve seu traslado agora.

A cultura de Porto Belo

Vale a pena conhecer as pinturas rupestres e peças arqueológicas que contam um pouco da história dos primeiros povos. O artesanato local é outro ponto forte, com produção de cerâmica, pintura e entalhes em madeira, trabalhos em couro, redes e cestarias. A herança açoriana é percebida em vários momentos, como na famosa produção de renda.

Já conhecia a história de Porto Belo? Ficou curioso para conhecer a cidade? Deixe o seu comentário!  Reserve seu traslado agora.

Sobre o Autor

client-photo-1
Casa do Turista
Nós somos verdadeiramente dedicados e apaixonados em fazer sua experiência de viagem tão simples e divertida quanto possível! Casa do Turista, a maior rede de agências de turismo receptivo em Santa Catarina. A empresa que mais levou turistas ao Parque Beto Carrero World nos entre 2012 e 2015. Atendemos a 90% das escalas de navios de cruzeiros nos diferentes portos do Sul do Brasil. Nós realmente apreciamos e damos as boas vindas sugestões e comentários sobre nossa empresa e nosso trabalho.

Comentários

alceu da costa medeiros
08/11/2018
estou maravilhado/ com esse lugar chamado porto belo( SC ) somente pelas informaçoes do lugar. devo conhecer em dezembro 2018/ que lugar/ja tinha, amado vitoria/guarapari e vila velha(ES ),mas esse me deixou. realmente fascinado/ devo ate vê imovel para comprar. sou do NORTE. do BRASIL. clima quente o ano todo/ mas tou disposto a tudo por esse lugar/ deslumbrante e lindo/
Katia
11/11/2018
Quero saber mais sobre os navios que vinham até porto belo. Caixa d'aço.piratas e invasores
alceu da costa medeiros
11/12/2018
ja estou Sonhando Acordado/ dia 19 dezembro agora, chego em floripa. vou direto para PORTO BELO/ coração batendo a mil... os atrativos da cidade! estão todos gravados em minha mente///que lugar maravilhoso. lembre.se pretendo morar futuramente aqui! quase certo. conto tudo na proxima/ postagem. (sonhando)

Deixe uma resposta