Gastronomia: o Caviar de Bombinhas
Caviar de Bombinhas

De todas as tradições culturais de Bombinhas, a gastronomia é uma das mais conceituadas. O litoral de Santa Catarina, onde o município está situado, é produtor e exportador de uma das mais requisitadas iguarias da gastronomia mundial.  Descubra a história do Caviar de Bombinhas, saiba o que é, o que faz dele um caviar especial e onde você pode consumi-lo.

O que é o caviar de Bombinhas e o que faz dele ser um caviar tão especial

O caviar brasileiro trata-se da ova de peixe, geralmente desidratada, feita a base da ova da tainha – um dos principais pescados do município de Bombinhas. Conhecido na Itália como “bottarga”, a ova do peixe é salgada e reservada em uma estufa por cerca de quatro a cinco dias. O procedimento faz o alimento perder de 35% a 40% de água, realçando o seu sabor e possibilitando que ela seja guardada por mais tempo.

Hoje, o produto típico da região sul e sudeste do Brasil tem a Europa como seu principal consumidor. O bottarga é importado para países como Itália e França, possuidoras de uma tradição gastronômica imponente, requisitada mundialmente.

A ova de tainha desidratada é a base para o caviar de Bombinhas. Fonte: Features Design.
A ova de tainha desidratada é a base para o caviar de Bombinhas. Fonte: Features Design.

O diferencial é que, em Bombinhas, a prática não sofreu com os avanços da industrialização (da forma que é importada para o restante do mundo) e continua sendo produzida de maneira artesanal. Isso permite que a iguaria possua um sabor único, apreciado de uma forma inédita, como em nenhum outro lugar do mundo.

Tradições pesqueiras de Bombinhas: a origem do caviar brasileiro

O Caviar de Bombinhas tem a tainha como matéria prima. Ela é um peixe sazonal que viaja milhares de quilômetros em busca de correntezas frias. Entre os meses de maio e junho, o cardume chega ao litoral catarinense para sua desova. É o melhor período para pesca, tendo em vista que elas já estão na sua fase adulta e ovadas, elemento que permite a produção de algumas das principais iguarias locais, como a farinha de ova e o caviar brasileiro a base da ova de tainha.

O peixe é capturado na pesca artesanal da tainha, entre maio e julho, em Bombinhas. Fonte: Rodrigo Dalri.
O peixe é capturado na pesca artesanal da tainha, entre maio e julho, em Bombinhas. Fonte: Rodrigo Dalri.

No entanto, apesar da grande fartura nessa época do ano, os meses subsequentes não reservam o mesmo resultado. Além dos peixes seguirem sua migração, seu abate é proibido nas demais estações, permitindo que eles continuem se reproduzindo e mantendo sua presença em abundância nas águas do Oceano Atlântico. E é aí que surge a ideia do caviar de Bombinhas.

Por haver em abundância durante um período e ter seu consumo inviabilizado nas demais épocas do ano, surgiu a necessidade de conservar o peixe e sua principal iguaria por grandes períodos de tempo.

Tainha é o peixe mais tradicional do município de Bombinhas. Fonte: Banco de Imagens Pixabay.
Tainha é o peixe mais tradicional do município de Bombinhas. Fonte: Banco de Imagens Pixabay.

Em uma época onde geladeiras e congeladores não eram uma realidade cotidiana, a escalagem do peixe e a desidratação da ova era a única maneira de conservar e manter a qualidade dos alimentos. Assim, os pescadores mantinham a tainha como sua fonte de alimentação primária em diferentes épocas do ano, mesmo com a ausência e proibição do pescado nos mares.

Apesar da desidratação da ova de tainha ter surgido como necessidade, esse processo começou a despertar o interesse dos turistas, quando a cidade começou a ser evidenciada como destino turístico. A possibilidade de consumir a iguaria em todas as épocas do ano, além de realçar o sabor, resultou no surgimento de um dos principais pratos típicos do município: o Caviar de Bombinhas.

Onde experimentar e como é servido o caviar de Bombinhas

O Restaurante Bombordo é um dos poucos lugares a manter as tradições culturais do povo dos açores vivas. O estabelecimento conta com um cardápio de peixes e frutos do mar especial para todas as épocas do ano, comprometendo-se a atender os clientes com produtos de qualidade e frescos em todas as épocas do ano.

Bombordo Bistrô fica próximo à praia de Bombas. Fonte: Divulgação Bombordo Bistrô.
Bombordo Bistrô fica próximo à praia de Bombas. Fonte: Divulgação Bombordo Bistrô.

No restaurante, o caviar de Bombinhas é servido acompanhado de um filé de pescado tradicional e fresco. No mês de maio, por exemplo, é servido com a própria tainha, já que é o mesmo período em que o peixe começa a aparecer na região.

Caviar de Bombinhas é servido com filé de tainha, condimentos especiais e acompanhamentos no mês de maio. Fonte: Features Design.
Caviar de Bombinhas é servido com filé de tainha, condimentos especiais e acompanhamentos no mês de maio. Fonte: Features Design.

A receita do caviar de Bombinhas

Uma iguaria de tamanha qualidade e refinamento merece um prato igualmente à altura. O Caviar de Bombinhas pode ser usado em diversas receitas de peixes, frutos do mar, sushi e até massas! O alimento é servido cortado em pequenos pedaços ou em forma de farelo, por cima do alimento escolhido.

Nessa receita, vamos usar:

– Meia ova de tainha desidratada (Caviar de Bombinhas)
– Filé de peixe à gosto (dica: tainha, anchova, salmão)
– Condimentos especiais à gosto
– Acompanhamentos à gosto (dica: batata, arroz)

Modo de preparo:

A receita começa com o corte do Caviar de Bombinhas. Posteriormente, os pequenos pedaços de bottarga vão ser espalhados por cima do alimento escolhido, de maneira a proporcionar sabor e um diferencial ao prato.

Caviar de Bombinhas é cortado em pequenos pedaços. Em Restaurante Bombordo. Fonte: Features Design.
Caviar de Bombinhas é cortado em pequenos pedaços. Em Restaurante Bombordo. Fonte: Features Design.

Depois, vamos preparar os acompanhamentos. O filé de pescado é grelhado e temperado com condimentos especiais para, em seguida, receber o caviar de Bombinhas. Também são preparados os acompanhamentos e servidos em porções individuais. Ideal para quem deseja experimentar.

Etapas do preparo do prato caviar de Bombinhas no Restaurante Bombordo. Fonte: Features Design.
Etapas do preparo do prato caviar de Bombinhas no Restaurante Bombordo. Fonte: Features Design.

Os melhores acompanhamentos para o Caviar de Bombinhas

Um bom prato merece uma combinação especial. A seguir, confira qual o melhor prato de entrada, bebida e sobremesa para combinar com a escolha da iguaria como prato principal. Sugestões do requisitado Chef Mariante.

– Prato de entrada: como o caviar possui sabor intenso, recomenda-se um prato de sabor delicado como prato de entrada. Ceviche, com carne de salmão ou peixes locais, são boas escolhas.

Ceviche do Bombordo Bistrô. Fonte: Viajante Gabriele R, via TripAdvisor
Ceviche do Bombordo Bistrô. Fonte: Viajante Gabriele R, via TripAdvisor.

– Bebidas: bebidas brancas são a principal escolha de quem deseja apreciar o caviar de Bombinhas com qualidade.  O Finca la Linda Chardonnay é a melhor escolha.

O Finca la Linda Chardonnay é uma das melhores opções para acompanhar o caviar de Bombinhas. Fonte: Universo dos Vinhos.
O Finca la Linda Chardonnay é uma das melhores opções para acompanhar o caviar de Bombinhas. Fonte: Universo dos Vinhos.

– Sobremesa: como sobremesa, o tradicional Petit Gateau.

Petit Gateau é a sobremesa perfeita para o caviar de Bombinhas. Fonte: Banco de Imagens Pixabay.
Petit Gateau é a sobremesa perfeita para o caviar de Bombinhas. Fonte: Banco de Imagens Pixabay.

Venha conhecer Bombinhas e sua gastronomia

Bombinhas possui um mercado turístico forte e aquecido. O município possui excelentes opções gastronômicas e de hospedagem em todas as épocas do ano. Confira as nossas dicas.

O Bombordo Bistrô é um dos mais requisitados e tradicionais restaurantes de Bombinhas. O local possui um agradável e ambientado espaço próximo ao novo calçadão da Praia de Bombas. A cozinha, comandada pelo Chef Mariante, é especializada em servir um cardápio variado e excepcional para todos os paladares. O diferencial, no entanto, está nos exclusivos pratos tradicionais, servidos com condimentos especiais e preparados com carinho por toda a equipe. Venha conhecer.

A gastronomia local também pode ser apreciada com exclusividade nos festejos do Saragaço, a festa que comemora a Pesca Artesanal da Tainha em Bombinhas. Realizado no início do mês de julho, o evento consiste em uma gincana entre os pescadores do município (e convidados), promovendo e fomentando a cultura local e as tradições gastronômicas e artesanais. É diversão garantida para toda a família.

Sobre o Autor

client-photo-1
Estalagem Don Pablo
A Pousada Estalagem Don Pablo fica situada no centro de Bombinhas e possui estrutura adequada e aconchegante para toda a família. O estabelecimento fica situado em meio à Mata Atlântica, de modo a garantir a permanência do contato com a natureza do início ao fim da sua estada. Além disso, a pousada conta com uma ampla área de lazer com piscinas, salas de jogos e salões de festa. Para completar, você começará o seu dia da forma mais deliciosa, com um saboroso e diversificado café da manhã, com opções de pães, massas, salgados, bolos, sucos, frutas e muito mais!

Comentários

Deixe uma resposta