Oktoberfest: um pedacinho da Alemanha em Santa Catarina
Oktoberfest: um pedacinho da Alemanha em Santa Catarina

No dia 5 de outubro começa a maior festa alemã comemorada no Brasil: a Oktoberfest. Para quem gosta de cerveja, o evento é uma excelente ideia. Este ano, estarão presentes sete cervejarias no local – entre elas, a Eisenbahn, cerveja oficial da festa, a Bierland e a Das Bier. 

Mas boa cerveja não é o único motivo para ir à Oktoberfest: shows de bandas, comidas típicas e público animado são três elementos que não faltam no evento. Saiba mais sobre esta tradicional festa de outubro!

Tour Blumenu | Casa do Turista - Incoming Tour OperatorUm pouco de história

Esta é uma história que começou há mais de 200 anos, em 1810, quando o rei Luis I resolveu fazer uma corrida de cavalos em Munique, na Alemanha, para celebrar o seu casamento. A partir daí, a festa se tornou anual e, em 1840, chegou o primeiro grande grupo de fora da cidade para conhecer o evento. O público aumentou e as atrações da Oktoberfest acompanharam este crescimento. Um dado curioso é que a cerveja, um dos símbolos do evento, só começou a fazer parte da festa em 1918. 

Já no Brasil, a primeira edição aconteceu em 1984 em apenas um pavilhão. Logo, a festa se popularizou, atraiu um público maior e foi necessário ampliar a estrutura do evento. Hoje em dia, são 19 dias de festa, que duram quase todo o mês de outubro. Nessa época, turistas de várias regiões desembarcam em Blumenau para conhecer um pouco da cultura dos alemães – povo que colonizou a região.

Vale destacar que é da festa de Blumenau o título de segunda maior Oktoberfest do mundo (o primeiro lugar é da festa de Munique). 

A Oktoberfest de Blumenau 

Tour Oktoberfest em Blumenau | Casa do Turista - Incoming Tour Operator
A oportunidade de conhecer um pouco da Alemanha, sem sair do Brasil, é apenas um dos motivos que fazem da Oktoberfest um evento atrativo. Durante a festa, os visitantes podem apreciar a arquitetura da cidade – com os seus prédios influenciados por antigas construções germânicas e as suas praças floridas – e saborear pratos típicos da Alemanha – entre eles, o curry wurst e o pato com repolho roxo. 

Blumenau faz parte do vale europeu catarinense, uma região formada por municípios que receberam colonização de povos como os alemães, os italianos e os poloneses. Conhecido pela excelente gastronomia e pelas belas paisagens, este vale é um dos lugares mais visitados no sul do país. Vale aproveitar a viagem para conhecer outros pedacinhos da Europa espalhados pela região. 

É comum ver pessoas vestindo trajes típicos na Oktoberfest. Quem segue as regras estipuladas, paga apenas meia entrada nos pavilhões de quinta-feira a sábado, feriados e vésperas de feriado. Outras informações sobre ingressos você encontra no próprio site da festa.

Prepare o seu caneco (ou deixe para comprar em uma das várias lojas da cidade)! A Oktoberfest deste ano vai do dia 5 ao dia 23 de outubro. Desfiles com carros folclóricos, música animada, cerveja gelada e deliciosos pratos doces e salgados esperam por você nos pavilhões da Vila Germânica e nas ruas de Blumenau. 

Que tal aproveitar a Oktoberfest de 2017 com toda tranquilidade? Conheça o tour organizado pela Casa do Turista, agência de turismo receptivo em Santa Catarina!

Sobre o Autor

client-photo-1
Casa do Turista
Nós somos verdadeiramente dedicados e apaixonados em fazer sua experiência de viagem tão simples e divertida quanto possível! Casa do Turista, a maior rede de agências de turismo receptivo em Santa Catarina. A empresa que mais levou turistas ao Parque Beto Carrero World nos entre 2012 e 2015. Atendemos a 90% das escalas de navios de cruzeiros nos diferentes portos do Sul do Brasil. Nós realmente apreciamos e damos as boas vindas sugestões e comentários sobre nossa empresa e nosso trabalho.

Comentários

Deixe uma resposta