Engenho do Sertão: uma atração cultural em Bombinhas

Escrito por Casa do Turista

"

Leia mais

Uma mistura de museu com centro comunitário de cultura e pousada. É assim que se define o Engenho do Sertão, um lugar que busca manter viva a cultura açoriana presente na região. Os costumes e os saberes da comunidade podem ser sentidos por meio de narrativas e objetos que datam da época do povoamento do litoral centro-norte no estado de Santa Catarina como um todo. Presença obrigatória em qualquer roteiro cultural em Bombinhas.

Passeios em Bombinhas

O espaço é um ponto de referência histórica em que são oferecidas vivências, oficinas, artesanato, apoio ao ensino formal e desenvolvimento sociocultural, sempre com participação da população. O museu nasceu de uma iniciativa coletiva não apenas para exibição do que foi a realidade daquelas pessoas, mas também como uma forma de preservar os costumes. E é isso que torna o lugar tão interessante e procurado pelos visitantes. Saiba um pouco mais sobre a história do Engenho do Sertão e porque vale a pena conhecê-lo pessoalmente!

O que você vai encontrar no Engenho do Sertão

O espaço é aberto à visitação pública e nele se encontram o mobiliário de um engenho, ferramentas usadas na produção da cachaça, moagem e torragem de café, um moinho desativado, entre outro objetos do cotidiano das famílias que ali residiram ao longo dos anos, desde a época do povoamento. Há uma variedade de peças artesanais em cerâmica, tecidos, macramê, crivo, madeira e outros materiais muito interessantes, que traduzem bem as técnicas usadas pelos açorianos.

Trata-se de um lugar onde se conhece mais sobre o folclore, a tradição e os costumes por meio dos eventos e palestras para a comunidade e os visitantes. Mais especificamente para a comunidade, o espaço oferece projetos como Programa Aluno Cidadão, destinados aos jovens estudantes de 14 a 18 anos.

A história do Engenho do Sertão

O antigo engenho de farinha foi adquirido em 1997 e, a partir, daí começou o processo de restauração do patrimônio de Bombinhas. Com o empenho de fortalecer a memória cultural da região, foi fundado em 1998 o Instituto Boimamão, uma associação sem fins lucrativos com o intuito de preservar os usos e costumes, bem como os aspectos gerais da comunidade: culinária, arquitetura, literatura, crenças, músicas, danças e artesanato, entre outros pontos interessantes.

Com o mapeamento dos engenhos da região, foi possível encontrar o local onde seria inaugurado o Museu Histórico na comunidade de Bombinhas, aprovado pelo MinC e pelo IPHAN. E assim foi criado em o Engenho do Sertão, que além de ser um atrativo turístico cultural, também se mostrou referência histórica para Bombinhas.

Veja um pouco do seu histórico:

  • Em 2007, passou a fazer parte do cadastro nacional como Museu Comunitário;
  • Em 2008, foi premiado com o selo Cultura Viva;
  • Em 2009, foi reconhecido como Ponto de Cultura Escola Terra Engenho do Sertão;
  • Em 2013, foi reconhecido como Ponto de Memória pelo IBRAM/MinC.

Horário de funcionamento

É possível conhecer o espaço em visitas guiadas das 16 às 20h com agendamento prévio. O Café do Engenho funciona das 18 às 20h, sob reserva. A loja do museu funciona das 10 às 18h e a loja artesanato Engenho do Sertão, das 18 às 24h.

Gostou do artigo e quer conhecer pessoalmente o Engenho do Sertão? A Casa do Turista tem um roteiro que se adequa às suas preferências. Saiba mais acessando o site e não deixe de acompanhar nossas postagens!

ACESSAR CONTEÚDO SOBRE TOURS DE:
Bombinhas  |  Balneário Camboriú  |  Beto Carrero

1 Comentário

  1. Rosiclea

    Lugar magnífico! Amei minha estadia no engenho, pessoas agradabilíssimas, quartos super aconchegantes ,fiquei realmente encantada!!
    Quero muito voltar!????

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Quero consultar
1
Posso lhe ajudar?
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by