Rota da cerveja: belas paisagens e bebidas artesanais em Santa Catarina

Escrito por Casa do Turista

"

Leia mais

Apreciadores de uma boa cerveja artesanal têm mais um motivo para visitar o Vale Europeu, em Santa Catarina. Desde março deste ano, é possível fazer um roteiro que inclui visitas a cervejarias, museus e outros locais relacionados à bebida. O trajeto passa por cinco dos mais belos municípios do sul do Brasil: Ibirama, Blumenau, Brusque, Gaspar e Guabiruba. Já pensou em conhecer todas as belezas naturais destes lugares e aproveitar o passeio para degustar algumas deliciosas cervejas? Agora você pode: é só marcar uma viagem para conhecer a rota da cerveja!

Tour Blumenu | Casa do Turista - Incoming Tour Operator

Passeios imperdíveis em Bombinhas - Temporada 2025/2026

Conheça a rota da cerveja, no Vale Europeu catarinense

Se para os amantes do vinho, o Vale dos Vinhedos – no Rio Grande do Sul – é uma excelente escolha de passeio, para os amantes da cerveja, o Vale Europeu catarinense é uma parada quase obrigatória. Algumas das maiores festas da cerveja já acontecem por lá há alguns anos: a Oktoberfest e o Festival Brasileiro da Cerveja. Agora, não é preciso esperar estes eventos para aproveitar um turismo que une belas paisagens com a degustação de boas bebidas preparadas artesanalmente. A Rota Turística da Cerveja do Vale Europeu passa por algumas das principais cervejarias do Brasil, como a antiga Feldmann, em Blumenau, e pode ser feita durante qualquer época do ano. 

Durante o trajeto, também é possível parar para almoçar na Bierland – cervejaria inaugurada em 2003 -, conhecer bares, museus e até passar pela única Escola Superior de Cerveja e Malte latino-americana, onde os visitantes podem fazer um pequeno curso de degustação. 

Roteiros flexíveis

Nem todo apreciador de cerveja é igual, certo? Alguns se interessam mais pela parte histórica e outros são mais aventureiros. Por isso mesmo, é possível escolher entre diferentes roteiros para conhecer o vale da cerveja. Um dos roteiros de Blumenau, por exemplo, começa no Museu da Cerveja, passa pela Oktobier e tem parada para almoço na famosa Vila Germânica. Depois de passar pela Escola Superior da Cerveja e Malte e pela Bierland, os visitantes terminam o dia aprendendo qual é a melhor forma de servir o chope. 

Em outra opção de roteiro, os turistas têm uma manhã de compras nos centros comerciais de Brusque e Guabiruba, almoçam em restaurantes que oferecem comida típica da região e conhecem as fábricas da Das Bier e da KiezenRuw.   

Passeios imperdíveis em Bombinhas - Temporada 2025/2026

As belas paisagens do Vale Europeu

Além das cervejas, vale destacar as belezas encontradas nesta região catarinense. Quem conhece Blumenau, por exemplo, sabe que uma das maiores características do município é a bela arquitetura inspirada nas antigas construções alemãs. Vales verdes, cachoeiras, santuários católicos, rios e moinhos são alguns dos atrativos que dão charme ao Vale Europeu.

Parte da rota da cerveja, Ibirama é conhecida pelas suas piscinas naturais e áreas preservadas. Lá, existe uma opção de roteiro especial para quem se interessa por esportes radicais. Além de visita à cervejaria Handwerk e almoço em restaurante típico, o passeio inclui rafting e passeio em tirolesa. Uma ótima opção para quem aprecia cerveja e aventura em cenários paradisíacos, não é mesmo?

O que você acha de conhecer a rota da cerveja, no Vale Europeu catarinense? Deixe a sua opinião sobre este passeio nos comentários!

Bombinhas Diversão Temporada 2025/2026

Confira as melhores opções de lazer e reserve online:

ACESSAR CONTEÚDO SOBRE TOURS DE:
Bombinhas  |  Balneário Camboriú  |  Beto Carrero

0 comentários

1