Tudo sobre a Oktoberfest em Santa Catarina

Tudo sobre a Oktoberfest em Santa Catarina
Tudo sobre a Oktoberfest em Santa Catarina

Todos os anos, essa famosa festa de cerveja atrai milhares de turistas para a cidade de Blumenau. O evento faz parte das chamadas Festas de Outubro de Santa Catarina, que acontecem em diferentes cidades do estado. Dentre elas, a Oktoberfest é a que mais se destaca e recebe o maior número de visitantes. Continue lendo e saiba tudo sobre esse grande evento!

Tour Oktoberfest em Blumenau | Casa do Turista - Incoming Tour Operator
A segunda maior festa de cerveja do mundo

A Oktoberfest acontece na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, desde 1984. Já na primeira edição, o evento mostrou que tinha tudo para se tornar uma das maiores festas do país. A versão brasileira da festa de cerveja é a segunda maior do mundo. Só fica atrás da Oktoberfest de Munique, na Alemanha, na qual foi inspirada. Durante o mês de outubro, Blumenau é o principal destino de muitos turistas que visitam o estado de Santa Catarina. A última edição contou com mais de 458 mil visitantes, que consumiram mais de 573 mil litros de chope.

Vale lembrar que a Oktoberfest não é apenas sinônimo de cerveja. Além dos litros de chope e de cervejas artesanais, a festa também envolve muita tradição, música, dança, folclore e gastronomia típica. Durante o evento, a riqueza cultural de Santa Catarina é mostrada àqueles que participam dessa grande festa. A Oktoberfest mostra que os costumes e tradições alemãs trazidas pelos imigrantes ainda estão presentes na cultura da região sul do país.

Por conta de sua proporção, a Oktoberfest acaba se espalhando por toda a cidade, mas as principais atrações acontecem no Parque Vila Germânica, no Bairro da Velha. O espaço tem cerca de 26 mil metros quadrados de pavilhões para abrigar o evento, além de lojas onde os visitantes podem comprar lembranças da festa e de Santa Catarina.

Principais atrações da Oktoberfest

Desde a edição de 2005, a Oktoberfest tem passado por um processo de revitalização de suas atrações com o objetivo de dar destaque para a característica tradicional e cultural do evento. Na música, novos padrões foram criados visando dar maior destaque às bandas de origem germânica. Até mesmo os serviços oferecidos têm sido aprimorados, visando proporcionar mais conforto e segurança para os visitantes. Também a partir de 2013, o chope regional passou a fazer parte da festa e se tornou bastante apreciado pelos turistas.

A Oktoberfest é, sem dúvidas, o melhor evento para os amantes de cerveja. Além do famoso chope, existem diversas opções de cervejas artesanais regionais e europeias. Só a Eisenbahn, cervejaria oficial da Oktoberfest de Santa Catarina, oferece dez opções da bebida. Quem quiser, ainda pode participar do Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro. Todas as noites, os competidores disputam para ver quem consegue tomar um metro de chope (600 ml) em menos tempo. Não é preciso pagar nada para participar e o chope não contém álcool.

Outra atração de grande destaque são os desfiles que acontecem na rua XV de Novembro, no centro de Blumenau. Os carros de grupos folclóricos, fanfarras e bandas sempre encantam os que assistem aos desfiles. Diversos shows de música e dança germânica, além de outras apresentações culturais, animam todos os dias do evento. Os visitantes também podem aproveitar para saborear o melhor da comida típica alemã e regional.

Pensando em ir para Santa Catarina e visitar a Oktoberfest? Conte para a gente!

Sobre o Autor

client-photo-1
Casa do Turista
Nós somos verdadeiramente dedicados e apaixonados em fazer sua experiência de viagem tão simples e divertida quanto possível! Casa do Turista, a maior rede de agências de turismo receptivo em Santa Catarina. A empresa que mais levou turistas ao Parque Beto Carrero World nos entre 2012 e 2015. Atendemos a 90% das escalas de navios de cruzeiros nos diferentes portos do Sul do Brasil. Nós realmente apreciamos e damos as boas vindas sugestões e comentários sobre nossa empresa e nosso trabalho.

Comentários

Deixe uma resposta

1
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by