Blumenaut, no estado de Santa Catarina, é uma cidade repleta de histórias para contar. A personagem principal é, sem dúvidas, a imigração alemã, que levou à cidade vários aspectos da cultura, da arquitetura e da culinária dos imigrantes. Mas isso, graças ao turismo que ocorre todos os anos na Oktoberfest, você já sabia. O que talvez você não saiba é que existe mais um personagem de destaque na paisagem do município: a Catedral de Blumenau!
História e Arte
A Catedral de Blumenau é famosa entre os turistas por ser um cartão postal exuberante. Inaugurada em 1958 e projetada por Gottfried Boehm, ela foi construída em granito vermelho e seus vitrais foram feitos para exibir belos efeitos de iluminação em seu interior. Acima da entrada principal, é possível avistar esculturas em cedro representando Jesus Cristo, Nossa Senhora, São José e o Cordeiro Pascal – símbolos da família, do perdão, da comunidade e do sacrifício.
Em 2010, começou a reforma da catedral. Seu novo visual arquitetônico e litúrgico foi criado pelo artista sacro Claudio Pastro. Agora, a mesa da palavra é feita de mármore e o crucifixo, pendendo do teto acima do altar, é banhado a ouro. Foi adicionada também uma cátedra episcopal, caracterizando o lugar do bispo como mestre da fé.
Junto com a Rua XV de Novembro, o Museu da Cerveja e o Museu Hering, a Catedral de Blumenau faz parte do roteiro histórico da cidade.
Saiba mais sobre a Catedral de Blumenau
Esses são alguns dados sobre esse importante monumento histórico e tempo religioso da cidade:
- A igreja tem 23m de largura, 15m de altura e 75m de comprimento.
- O relógio da catedral foi adquirido em 1930, antes de sua inauguração, e foi importado da Alemanha.
- Sua torre mede 45 metros e possui 3 sinos.
- Assim como o relógio, os sinos foram adquiridos antes da inauguração da catedral e pertenciam à primeira igreja de Blumenau. Seus pesos são, em ordem decrescente: o maior (Jesus Cristo), 510 kg; o médio (Maria), 350 kg; o menor (José), 200 Kg. Os novos sinos foram abençoados pelo arcebispo de Florianópolis.
Para saber mais sobre a Catedral de Blumenau, você pode acessar o site da instituição. Mas o melhor mesmo é conhecê-la de perto! Se você for religioso, não perca a chance de assistir a uma missa. Lá, o moderno e o tradicional se misturam e você vai compartilhar seu momento de fé com sua família e amigos com muito conforto. Já se você não for religioso, a visita ainda vale muito a pena! É uma construção belíssima, que chama a atenção de todos os turistas!
Gostou do artigo e quer conhecer a Catedral de Blumenau pessoalmente, Reserve seu tour agora.
A Casa do Turista oferece pacotes de viagens para todo estado de Santa Catarina, com preços e condições imperdíveis!
0 comentários