5 problemas comuns de saúde em viagens e como evitar

Escrito por Andreia Silveira

"

Leia mais

Por mais que planejamos as férias, algo pode sair fora do planejamento. Para não comprometer a sua saúde, atente-se as nossas dicas e evite os problemas mais comuns de saúde em viagens!

São muitos os problemas de saúde em viagens. As diferenças climáticas, o tipo de terreno diferenciado, o contato com diversas pessoas e outros fatores podem afetar nossa imunidade, gerando assim, mal-estar e outros sintomas.

E você não vai querer colocar em risco as suas férias, certo? Então, veja aqui algumas formas de evitar as principais condições que acometem a nossa saúde em viagens!

Como evitar os problemas mais comuns de saúde em viagens?

Ninguém deseja ter qualquer tipo de eventualidade quando está viajando, seja em férias, estudos, turismo médico ou a trabalho. Porém, se você não se cuidar, pode acabar acometendo a sua saúde.

Os fatores que podem prejudicar e desencadear problemas de saúde durante a viagem são as exposições a temperaturas extremas, como frio ou calor, exposição exagerada ao sol, ingestão excessiva de alimentos e bebidas inadequadas, entre muitos outros.

Confira 5 problemas mais comuns de saúde em viagens e saiba como evitá-los!

1. Surto de doenças

É fundamental verificar se há surto de doenças no destino que você vai visitar e, caso positivo, tomar as medidas preventivas, como a vacinação, por exemplo. Entre esse tipo de problema, temos o sarampo que, embora muito comum em crianças, é uma doença transmitida através do contato. 

Para evitar essa e outras doenças, é necessário se precaver e checar se sua vacinação está em dia. Existem muitos tipos de vacinas para adultos e crianças, disponíveis nas redes públicas e particulares de saúde. Previna-se!

2. Intoxicação alimentar

Durante as viagens é difícil manter uma alimentação equilibrada e, por experimentarmos iguarias diferentes, podemos ter problemas digestivos. Por isso a intoxicação alimentar é outro problema de saúde muito comum entre os viajantes. 

A ingestão excessiva de alimentos industrializados, semipronto, fritos e outros, podem causar a intoxicação alimentar. Os sintomas são vômito, diarreia, náuseas e desconforto abdominal. Uma alimentação saudável é ideal para evitar o problema indesejado.

3. Gripe e Resfriado

Viajar para lugares com temperaturas mais baixas, pode gerar alguns problemas de saúde. Muito comum entre os viajantes, a gripe e o resfriado podem atrapalhar algumas atividades.

Dores de cabeça, secreção, tosse, dores no corpo e febre são alguns dos sintomas desse problema de saúde. Os procedimentos para evitar a contração do vírus da gripe é a vacinação, bem como usar vestimentas adequadas durante a exposição a baixas temperaturas.

4. Trombose 

Muitas pessoas passam horas sentadas em carros, ônibus ou aviões para chegar ao destino escolhido. Por isso, a trombose é comum entre os viajantes. Sua causa é a falta de circulação ou movimento das pernas, que tem como característica dores nos membros inferiores. 

Para evitar esse problema e desconforto, o indicado é usar as paradas para se alongar e fazer pequenas caminhadas. Se estiver no avião, considere caminhar pelo corredor, com segurança. Dessa forma a circulação será normalizada e ajudará a diminuir o inchaço das pernas. 

5. Insolação

Muitos viajantes passam por problemas de saúde relacionados a extrema exposição ao sol, a insolação é a mais comum delas. Passar muito tempo sem se hidratar, usar excesso de roupas em altas temperaturas e se expor ao sol sem proteção são algumas das causas da insolação. 

Os sintomas são dores de cabeça, dores musculares, vômito, temperatura corporal elevada, distúrbios visuais, pele avermelhada, entre outros. Beber água, evitar a exposição excessiva ao sol e usar roupas leves são algumas formas de prevenir a insolação.

É importante estar sempre atento para evitar esses problemas comuns de saúde em viagens. Assim, você poderá aproveitar mais a viagem. Porém, quando não for possível, você precisa estar preparado. 

Nesse caso, indicamos a contratação de um seguro de viagem. Com essa proteção, você garante atendimento médico emergencial nas melhores clínicas e hospitais, independentemente do destino. 

Então agora que sabemos quais são os 5 problemas comuns de saúde em viagens e as maneiras de como evitá-las, é só fazer as malas e curtir cada momento. Divirta-se e faça uma boa viagem!

ACESSAR CONTEÚDO SOBRE TOURS DE:
Bombinhas  |  Balneário Camboriú  |  Beto Carrero

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Quero consultar
1
Posso lhe ajudar?
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by