Milhas aéreas: como adquiri-las e usá-las

Milhas aéreas: como adquiri-las e usá-las
Milhas aéreas

Já pensou em viajar para um dos belos destinos catarinenses sem precisar gastar quase nada com a passagem aérea? Este gasto, que é um dos mais altos envolvidos no planejamento de uma viagem, pode ficar consideravelmente mais baixo se você souber utilizar as suas milhas adquiridas em programas de fidelidade. 

As principais formas de acumular milhas são: viajando ou usando o cartão de crédito. Em ambos os casos, as milhas são oferecidas como um “prêmio” para clientes fidelizados à companhia aérea ou a determinada empresa. Saiba mais!

Como adquirir milhas aéreas?

A primeira maneira é viajando bastante. Esta é uma opção que costuma beneficiar executivos que fazem viagens de negócios frequentes. O número de viagens necessárias para conseguir milhas suficientes para trocar por uma passagem depende das regras de cada companhia. 

No programa da Gol, por exemplo, o Smiles, você ganha um determinado número de milhas a cada real gasto com passagens da Gol ou de uma das empresas parceiras. Em voos nacionais, são três milhas a cada real gasto em passagens de tarifa flexível e duas milhas a cada real gasto com passagens de tarifa programada. Para passagens promocionais, não há acumulo de milhas. Basta informar o seu número Smiles no momento da compra para creditar as milhas na sua conta. 

Outra maneira de adquirir milhas é usando o seu cartão de crédito. Os principais bancos já possuem programas de pontos que podem ser revertidos em milhas. No Santander, tem o Superbônus, no Bradesco, o Bradesco fidelidade, e no Banco do Brasil, o Ponto para você. Procure mais informações no seu banco para entender como funcionam as regras do seu cartão.

Escolhendo o programa de fidelidade ideal

A maioria dos programas pede uma quantidade mínima de milhas para fazer a troca. Além disso, quanto mais milhas você tem, melhores descontos consegue. Por isso, o ideal é concentrar todos os seus pontos em um único programa. Se você viaja muito pela Azul, por exemplo, o Tudo Azul pode ser a melhor opção para você. Na hora de fazer a escolha, procure comparar as regras de cada companhia, as empresas parceiras e os destinos disponibilizados por cada programa. 

O LATAM Fidelidade é o programa da companhia LATAM, resultado da fusão da aérea brasileira TAM com a chilena LAN. O crédito é feito em pontos, não em milhas, o que diminui as contas e simplifica o entendimento. Como faz parte do programa Múltiplus, oferece muitas opções para trocar os pontos:

a) Em passagens aéreas para 150 países e 950 destinos através das companhias da rede global OneWorld.

b) Produtos como eletrônicos, eletrodomésticos, entre outros, através da rede de fidelidade Múltiplus.

Como usar as milhas acumuladas?

Depois que você junta uma quantidade mínima de milhas, já pode pensar em trocá-las por passagens aéreas. Você pode usar as milhas para pagar o valor integral ou parcial do bilhete. Também há a possibilidade de usar as milhas para fazer um upgrade e viajar na classe executiva em voos internacionais. 

Para fazer um bom negócio, procure planejar a sua viagem com antecedência. Assim, você tem mais tempo para encontrar boas promoções. Também é importante ficar de olho no prazo de validade das suas milhas: elas podem expirar depois de alguns anos. Milhares de pontos são perdidos anualmente porque os seus donos não ficam de olho no prazo de validade. 

Que tal economizar na sua próxima viagem à Santa Catarina? Confira, no seu programa de fidelidade, quantos pontos você tem disponíveis para trocar por passagens aéreas. As belas praias do litoral catarinense esperam por você!

Sobre o Autor

client-photo-1
Ana Luiza Reinhardt Reis

Comentários

Deixe uma resposta

1
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by