Parque da Costeira de Zimbros: a nova unidade de conservação de Bombinhas

Escrito por Casa do Turista

"

Leia mais

Você tem mais um motivo para visitar as praias de Bombinhas, em Santa Catarina: o Parque da Costeira de Zimbros.  Quem já conhece sabe como é bonito o cenário do local. A nova unidade de conservação tem como principal objetivo preservar esta paisagem natural, para que muitos turistas ainda tenham a oportunidade de conhecê-la. Saiba mais sobre o novo parque de Bombinhas !

Passeios em Bombinhas

Parque Natural Municipal da Costeira de Zimbros

Desde novembro deste ano, a costeira de Zimbros é uma área de conservação permanente. O local, agora conhecido como Parque Natural Municipal da Costeira de Zimbros, possui uma área de cinco milhões de metros quadrados formada por quatro praias, cachoeiras e ribeirões. Tudo isso cercado por uma exuberante mata atlântica.

A costeira de Zimbros, uma das atrações turísticas de Bombinhas, oferece trilhas para os aventureiros e praias com águas calmas para quem busca um local tranquilo para relaxar. Com a criação do parque, a preservação e a manutenção da área devem ser reforçadas. A limpeza das praias e trilhas, instalação de banheiros e colocação de placas de sinalização estão entre as primeiras ações que serão tomadas. Depois, acontecerá a desapropriação de terrenos. Dessa maneira, não poderão haver construções que comprometam o visual do local.

A nova unidade de conservação de Bombinhas será administrada pela Fundação de Amparo ao Meio Ambiente (FAMAB).

Área de relevante interesse ecológico

A costeira de Zimbros já é área de interesse ecológico desde 2001. Com a criação do parque, haverá mais fiscalização e acabam os riscos de ocupação do local. Esta é uma garantia de que a biodiversidade da costeira será conservada. A área também apresenta dunas, áreas de restinga, costões rochosos e outros ecossistemas que enriquecem a paisagem de Bombinhas.

As quatro praias que ficam na costeira de Zimbros farão parte do novo Parque Natural Municipal. Saiba quais são elas:

  • Praia do Cardoso: localizada no início da costeira, esta praia também é conhecida como Cantinho.
  • Praia da Lagoa: Praia de 300 metros de extensão que conta com uma lagoa.
  • Praia Triste: praia tranquila e de águas calmas, propícia para banhos de mar.
  • Praia Vermelha: dizem que as areias vermelhas desta praia têm fins medicinais.

A trilha que liga as quatro praias tem grande valor histórico para a região: foi por ela que ocorreu o processo de ocupação da península que deu origem a Bombinhas. O novo parque garante a preservação dos ecossistemas continentais, da mata atlântica, da área de restinga, dos recursos hídricos, da fauna e da flora do local.

Você já conhece as belezas naturais da costeira de Zimbros? Que tal visitar Bombinhas e ver de perto toda a biodiversidade da região?

ACESSAR CONTEÚDO SOBRE TOURS DE:
Bombinhas  |  Balneário Camboriú  |  Beto Carrero

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Open chat
1
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by