Observação de baleias francas em Santa Catarina

Observação de baleias francas em Santa Catarina
Observação de baleias francas em Santa Catarina | Casa do Turista

Todos os anos, entre os meses de junho e novembro, é possível avistar baleias francas em Santa Catarina. Os mamíferos migram do Atlântico Sul em busca de águas mais quentes para procriar e amamentar seus filhotes.

Avistar baleias francas é um espetáculo único e encantador. A maioria das baleias ficam bem próximas da praia, podendo ser vistas a olho nu. O tamanho delas impressiona e atrai curiosos.

É mais comum avistá-las na região do litoral sul, entre Garopaba e Laguna. Porém, a cada ano vem aumentando o número de avistagens na região do litoral centro-norte, próximo a Bombinhas e Porto Belo. Esses lugares possuem baías protegidas e águas calmas, ideais para a permanência das baleias com os seus filhotes. Reserve seu traslado agora.

Conheça as baleias francas que visitam Santa Catarina

As baleias francas buscam as águas mais quentes do litoral de Santa Catarina para acasalar, parir e amamentar seus filhotes. É comum sempre avistar as baleias aos pares, acompanhadas de seus filhotes.

De acordo com o Projeto Baleia Franca, o ápice de maior concentração de baleias francas em Santa Catarina é entre a segunda quinzena de agosto e meados de outubro. Nessa época, a concentração é maior em enseadas.

Inserida na lista dos animais ameaçados de extinção, já existe no litoral de Santa Catarina a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, com sede em Imbituba e abrangência que compreende cidades entre Garopaba e Jaguaruna, no sul. Segundo o projeto, a cada ano o aumento populacional chega a 12%. Já foram catalogadas cerca de 700 baleias desde 1987.

Cerca de 100 baleias chegam todos os anos no litoral catarinense. Muitas acasalam aqui e retornam após 12 meses para procriar. O mamífero pode pesar até 60 toneladas e medir até 18 metros.

No verão elas retornam para as Ilhas Geórgias do Sul, na Antárdida, para se alimentar.

Praias de Santa Catarina onde é possível avistar baleias

Desde 2013, está proibido o turismo embarcado para avistar baleias francas em Santa Catarina. Há uma exigência da Justiça para que um estudo completo e detalhado comprove o impacto que essas embarcações podem causar ou não. Também exige estratégias de controle e na fiscalização para este tipo de turismo.

Mesmo assim, o litoral de Santa Catarina oferece inúmeras praias onde é possível avistar as baleias francas bem de perto e nem precisa de binóculos. Dias calmos e sem vento são os mais propícios para as avistagens.

Praias com costões protegidos dos ventos e enseadas são as preferidas desses animais. Alguns ficam tão perto da praia, logo após a arrebentação das ondas, que impressionam qualquer pessoa.

Enseadas na região de Imbituba, Ibiraquera e Laguna são os lugares mais propícios para avisar baleias francas. Avistar uma delas na Praia do Rosa e no Farol de Santa Marta pode ser uma experiência única!

A região de Bombinhas e Porto Belo, devido às características de suas praias, também já registram o aparecimento de baleias.

Você vai ficar maravilhado ao viver uma experiência dessas. Aproveite a baixa temporada, com preços mais acessíveis, e venha conhecer as praias de Santa Catarina. Além da beleza, você ainda poderá ver uma baleia bem de perto. Reserve seu traslado agora.

Sobre o Autor

client-photo-1
Casa do Turista
Nós somos verdadeiramente dedicados e apaixonados em fazer sua experiência de viagem tão simples e divertida quanto possível! Casa do Turista, a maior rede de agências de turismo receptivo em Santa Catarina. A empresa que mais levou turistas ao Parque Beto Carrero World nos entre 2012 e 2015. Atendemos a 90% das escalas de navios de cruzeiros nos diferentes portos do Sul do Brasil. Nós realmente apreciamos e damos as boas vindas sugestões e comentários sobre nossa empresa e nosso trabalho.

Comentários

Deixe uma resposta

1
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by