Descubra o espetacular Museu Oceanográfico de Piçarras

Escrito por Casa do Turista

"

Leia mais

O oceano e suas profundezas ainda representam um grande mistério para a humanidade, afinal, há espécies que habitam este meio que a grande maioria da população mundial ainda desconhece. Pensando em apresentar um pouco destes animais marinhos e sua evolução, há mais de 10 anos o projeto do Museu Oceanográfico da Univali vinha sido almejado por profissionais da Universidade do Vale do Itajaí.

Após muitas pesquisas acerca do acervo e atrações que estariam disponíveis, o museu foi inaugurado no dia 14 de dezembro de 2015 e aberto para a visitação no dia 15. Quer saber todas as informações sobre esta nova atração catarinense e tudo que você pode encontrar por lá? Então fique ligado no texto de hoje!

O maior museu oceanográfico da América Latina

Localizado no Balneário de Piçarras, o museu possui 4 mil m². Somente a área da exposição conta com 1 mil m². Estes dados fazem dele um dos maiores na área de história natural da América Latina e o segundo maior do mundo em oceanografia.

O passeio é rico em história – especialmente a história do oceano – e mostra a evolução das espécies aquáticas, que começam com as cianobactérias e vão até os seres marinhos que conhecemos hoje. Grande parte do que está exposto ali é colecionado por pesquisadores há mais de 20 anos. Itens extremamente preciosos!

Além dos animais, objetos relacionados à navegação e mergulho também estão expostos, retratando a atração que homem sempre teve pelo mar.

Por que visitar o museu?

Grande parte do acerto do museu é composta por animais brasileiros e da América do Sul. Ainda assim, no espaço estão expostos itens preciosos e importantes para o ramo da oceanografia, como:

  • A maior coleção de conchas da América Latina, que conta, inclusive, com as duas conchas mais procuradas no mundo por colecionadores;
  • A maior coleção de tartarugas marinhas da América Latina;
  • A maior coleção de mamíferos marinhos do Brasil (incluindo baleias, golfinhos, lobos, leões marinhos e focas);
  • A segunda maior coleção de tubarões e raias do mundo, com exemplares muito raros, únicos no nosso continente.

Por estas e outras o Museu Oceanográfico da Univali tem ganhado tanto destaque, afinal, são itens que não podem ser vistos em qualquer lugar, especialmente pelo método de conservação criado pela própria universidade: um líquido especial que retrata com clareza todos os detalhes encontrados no corpo destes animais tão raros.

Ah, e não podemos esquecer. Há também no museu espécies vivas. Tudo que para que o passeio e a imersão na vida marinha sejam completos!

A entrada no museu custa R$ 20 a inteira. Crianças, estudantes e idosos pagam meia. As visitas acontecem de terça-feira a sexta-feira, das 14 às 20h. Já nos sábados e domingos, o horário de visitação é das 10 até as 18h.

Se você é morador ou está apenas visitando o estado, entre em contato com a Casa do Turista. Teremos prazer em tirar todas as suas dúvidas sobre mais esta atração de Santa Catarina!

E você, alguma vez já visitou um museu oceanográfico? Conte para a gente o que achou desta experiência através dos comentários! 

ACESSAR CONTEÚDO SOBRE TOURS DE:
Bombinhas  |  Balneário Camboriú  |  Beto Carrero

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Quero consultar
1
Posso lhe ajudar?
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by