Conheça São Francisco do Sul

Escrito por Casa do Turista

"

Leia mais

São Francisco do Sul é a cidade mais antiga de Santa Catarina e uma das que mais recebem turistas no estado. O lugar apresenta uma história rica e tem mais 400 imóveis tombados pelo  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Além disso, possui algumas das praias mais bonitas do sul do país. Conheça um pouco mais deste destino imperdível!

Um pouco sobre São Francisco do Sul

Colonizada por portugueses, açorianos e espanhóis, a cidade foi ocupada pela primeira vez em 1553. Contudo, só foi declarada vila em 1641 e chegou à categoria de cidade em 1847. Há uma teoria que diz serem os franceses os descobridores de São Francisco do Sul, que foi descrito como um lugar com terra fértil, animais, peixes, vegetação abundante e povoada por índios carijós, que viviam da caça e da pesca.

Em São Francisco do Sul, foi construído o quinto maior porto do país em movimentação de contêineres e o sexto em cargas. A economia da cidade gira em torno do porto, além de atividades da indústria, pesca e o turismo, responsáveis por levá-la até o oitavo lugar entre os PIBs de Santa Catarina e o maior PIB per capita do estado.

Atrações e pontos turísticos

O município apresenta um clima subtropical. Ou seja, é ideal para diversas atividades ao ar livre, principalmente no verão. Conheça algumas das atrações do lugar:

Museu Nacional do Mar

Criado para preservar a história do litoral brasileiro, o Museu Nacional do Mar conta com mais de 250 estilos de embarcações, além de canoas e jangadas que ajudam a mostrar a evolução da indústria naval brasileira. Trata-se do museu mais importante da América Latina do segmento e um dos mais variados do mundo.

Palácio da Praia do Mota

Esse é o museu histórico de São Francisco, responsável por contar a história da região. Construído no fim do século XVIII, o prédio já foi utilizado como Câmara dos Vereadores e Cadeia Pública. Ele abriga objetos da época, como documentos, plantas, jornais, fotografias e telas, entre outras obras de arte.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça

A matriz é a principal igreja do município e uma das mais visitadas de Santa Catarina. Apesar das restaurações, o prédio ainda apresenta características da época em que foi construído. A última das grandes reformas foi a edificação de uma torre.

Praia da Enseada

Ideal para famílias, a Praia da Enseada é limpa e de águas tranquilas. Possui uma unidade da Polícia Militar e outra do Corpo de Bombeiros. É um local para praticar esportes aquáticos, como surf e stand up peddle; também são oferecidos passeios de barco e escunas.

Praia do Forte

Praia bonita, com mar calmo e de fácil acesso. Os visitantes precisam comprar seus petiscos e bebidas na mercearia do Forte, uma vez que não há ambulantes no local.

Com um centro histórico vivo e várias opções que contam a história da região, São Francisco do Sul conta com praias, cachoeiras, uma grande área de restinga, dunas, manguezais, lagoas e uma rica vegetação de mata atlântica, que vale a pena conhecer.

Gostou do artigo e quer conhecer São Francisco do Sul? A Casa do Turista é a melhor operadora de viagens em Santa Catarina e pode ajudar!

ACESSAR CONTEÚDO SOBRE TOURS DE:
Bombinhas  |  Balneário Camboriú  |  Beto Carrero

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Quero consultar
1
Posso lhe ajudar?
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by