Estratégia da Casa do Turista vira Case de Sucesso de Marketing Digital no Turismo.

Estratégia da Casa do Turista vira Case de Sucesso de Marketing Digital no Turismo.
Marketing Digital no Turismo - Visitantes Unicos Site da Casa do Turista

A estratégia da Casa do Turista virou um Case de Sucesso de Marketing Digital no Turismo.

As ações iniciaram em Agosto de 2014. Foram coordenadas pelo diretor da empresa Antônio Carlos Lopes, com o apoio da Consultoria em Marketing Digital Silveiro, utilizando as mais modernas ferramentas da área.

Em pouco mais de um ano e meio, em Janeiro de 2016, o site atingiu 40.000 visitantes únicos. Os dados são fornecidos pela ferramenta Analytics do Google. Os números impressionam pois demonstram um crescimento vertiginoso, principalmente porque está baseado em visitas orgânicas e não em anúncios pagos. Este fluxo de visitantes torna o site da Casa do Turista um dos mais relevantes canal de comunicação no litoral Centro Norte de Santa Catarina.

Confiram a postagem de Gabriela Moura da empresa Contentools.

 

Estratégia da Casa do Turista vira Case de Sucesso de Marketing Digital no Turismo

 

Mais um mito de marketing de conteúdo quebrado: empresas regionais podem (e devem!) estruturar sua expansão com marketing de conteúdo! Um grande exemplo é a agência de turismo Casa do Turista Incoming Tour Operator, empresa catarinense que cresceu com marketing de conteúdo.

Matéria do programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a empresa atende 90% das escalas de navios de cruzeiros nos portos sulistas e foi campeã de vendas de pacotes para o Parque Beto Carrero World entre 2012 e 2015. Seu diretor, Antônio Carlos Lopes, nos contou  sobre seus resultados.

A maior rede de agências de turismo receptivo no estado catarinense iniciou o Inbound Marketing em setembro de 2014 e desde lá atingiu resultados expressivos. Suas visitas aumentaram 10,8 vezes em menos de 2 anos.

A busca por ações de Inbound Marketing surgiu para sustentarmos nosso processo de crescimento e pioneirismo.

A Casa do Turista já possuía todo o planejamento de conteúdo, precisava então colocá-lo em prática. A Contentools surgiu como a melhor solução disponível no mercado suprindo todas as demandas que a empresa possuía. A plataforma e a metodologia facilitaram o trabalho e permitiram a execução do projeto  da Casa do Turista.

Para Antônio a plataforma Contentools possibilitou:

  •  Aumentar o ritmo de produção;
  •  Aumentar a qualidade  dos conteúdos;
  • Sistematizar o planejamento de conteúdo;
  • Realizar o agendamento das publicações e só se preocupar com os resultados.

Antônio Carlos pontuou ainda, três grandes vantagens da plataforma:

1 – Permite um macroplanejamento a partir da estratégia formulada;

2 – Permite um planejamento mês a mês das produções com o calendário editorial;

3 – É versátil: possibilita alterações para aproveitar oportunidades.

Com economia de tempo e uma equipe mais enxuta, as vendas a partir do marketing de conteúdo aumentaram e, segundo Antônio Carlos,  o investimento vai além de valores monetários:

O importante não é o quanto economizamos. O importante é que a plataforma nos permitiu executar o que não executaríamos sozinhos. Eu não sei responder o quanto isso vale.

Com a Contentools, seu processo tornou-se mais prático e assertivo e a participação dos consultores foi fundamental para a implementação do marketing de conteúdo.

Objetivos com o Marketing de Conteúdo

Os objetivos e metas da empresa são ambiciosos, mas nem por isso o processo é complexo. Veja como a Casa do Turista determinou seus objetivos:

Comunicar-se com o mercado a fim de atrair mais visitantes;  posicionar-se como autoridade em sua área de atuação com consequente aumento do número de  cliques, de conversões, de contatos e clientes e, finalmente, crescimento do faturamento.

 

Com a maturidade adquirida em marketing de conteúdo, a empresa já foca em conteúdos de fundo de funil visando manter os clientes atuais e futuros informados sobre novos produtos e serviços. O público pode acompanhar a evolução da empresa e inteirar-se das novidades do mercado de turismo.

Resultados em números

Em setembro de 2014, ao iniciar suas atividades de Inbound Marketing, o site da empresa recebeu 2.511 visitas; 9 meses depois (junho de 2015), já estava com 10.027 visitas. Nesse começo de 2016, a empresa atingiu 40.00 visitas.

Isso equivale a 983% de crescimento. Mas os números não param por aí!

Em julho de 2015, as buscas orgânicas já representavam 57,77% do tráfego do site, tendo um crescimento de quase 4.000% se comparado aos números do ano anterior. Em 2016 esse crescimento aumentou um zero: 40.000% em menos de dois anos.

 

Todo esse crescimento foi possível pela excelente estratégia de marketing que a Casa do Turista traçou e pela presença de grandes parceiros ao seu lado, como a plataforma Contentools. Proporcionando a Antônio Carlos o gerenciamento do seu marketing de conteúdo e a otimização dos seus esforços, a plataforma o auxiliou  na conquista desses grandes resultados.

Assim como o empreendedor Antônio Carlos Lopes, conheça a plataforma que irá te auxiliar a atingir resultados com marketing de conteúdo.”

Sobre o Autor

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Antonio Carlos Lopes
Antônio Carlos Lopes é sócio e diretor da agência Casa do Turista. Paulista de Ribeirão Preto, mora em Santa Catarina desde 1997. Excerceu as atividades de Presidente do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, Diretor de Turismo na ACIPB, vice presidente da Associação Empresarial de Bombinhas, Presidente da Fundação de Turismo de Porto Belo, Diretor da Brasil Cruise e diretor da Federação Catarinense de Conventions & Visitors Bureau.

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