Conheça São Joaquim, na Serra Catarinense

Escrito por Casa do Turista

"

Leia mais

Uma pequena cidade na serra catarinense, com verões frescos e precipitação de neve no inverno. Assim é São Joaquim, considerada uma das cidades mais frias do país. Até 1988, ocupava orgulhosamente o posto de cidade mais fria do Brasil, quando a vizinha Urupema emancipou-se e assumiu o posto.

São Joaquim, entretanto, já havia descoberto sua vocação para o turismo, que movimenta sua economia. Todo ano, um grande número de turistas ocupa seus hotéis e pousadas, principalmente no inverno, ávidos por ver neve.

Os hotéis contam com aquecimento e, além de fornecerem agasalhos apropriados, ainda emitem alertas de neve. E quando a neve cai, as brincadeiras começam, incluindo os lendários bonecos de neve.

Passeios imperdíveis em Bombinhas - Temporada 2025/2026

Clima temperado

Mas nem só de turismo vive o município. Com uma economia bastante familiar, com mais de 1000 pequenos produtores de maçã, a cidade é recordista na produção da fruta em Santa Catarina.

O clima temperado favoreceu não só a cultura da maçã, mas também a produção do que passou a ser conhecido como vinhos de altitude – afinal, a mais de 1300 metros acima do nível do mar, o clima assemelha-se muito ao europeu. E muitos bons vinhos começaram a ter destaque na região de São Joaquim.

História de São Joaquim

Embora São Joaquim tenha suas origens como povoado por volta de 1750, quando foi estabelecida a ligação com Lages, na serra, e Laguna, no litoral, que a cidade começou a se desenvolver. Atribui-se a iniciativa ao paulista Manoel Joaquim Pinto, que é considerado o fundador da cidade.

A construção da Igreja Matriz, iniciada em 1918 e concluída em 1935, representa um marco na história de São Joaquim, além de estabelecer um importante ponto turístico da atualidade.

Passeios imperdíveis em Bombinhas - Temporada 2025/2026

Pontos turísticos

São Joaquim conta com um grande número de pontos turísticos, devido tanto à sua localização privilegiada na serra catarinense e ao clima temperado quanto à profissionalização do turismo na região. Alguns dos lugares que valem a pena ser visitados por lá são:

  • Belvedere: escadaria com incrível vista panorâmica da cidade;
  • Cascata do Pirata: com mais de 15 metros de altura, a 12 km do centro da cidade;
  • Parque Nacional da Maçã: local onde é realizada a Festa Nacional da Maçã e onde ocorre a Exponeve, feira permanente de artesanato e produtos da terra;
  • Show Valley: com trilhas cercadas de mata serrana, cascatas e riqueza na flora e fauna, além de xaxins gigantes.

A maior atração turística de São Joaquim, entretanto, é a neve. Destacam-se os hotéis fazenda da região, embora o centro da cidade conte com ótimas opções de hospedagem.

Venha conhecer

Distante a cerca de 220 km de Florianópolis, a capital do estado, São Joaquim é uma excelente opção de local para se conhecer, no inverno ou mesmo no verão, quando funcionam normalmente suas vinícolas, com visitação e aulas-degustação. Para os meses de junho a setembro, entretanto, é imprescindível realizar reservas com boa antecedência, devido à grande procura por parte dos turistas que vão à cidade para conferir a neve de perto.

Já conhece São Joaquim? Deixe seus comentários a respeito da cidade nos comentários. Se ainda não conhece, aproveite e tire suas dúvidas!

Bombinhas Diversão Temporada 2025/2026

Confira as melhores opções de lazer e reserve online:

ACESSAR CONTEÚDO SOBRE TOURS DE:
Bombinhas  |  Balneário Camboriú  |  Beto Carrero

0 comentários

1