Conheça a caverna de Botuverá, em Santa Catarina

Escrito por Casa do Turista

"

Leia mais

Botuverá é reconhecida pelas inúmeras cavernas e formações rochosas. É um lugar lindo, que atrai pessoas de Santa Catarina e outros estados. Continue conosco e fique por dentro dos atrativos turísticos de Botuverá!

As cavernas de Botuverá

Existem muitas cavernas que podem ser visitadas, mas há muitas outras que, por questão de segurança e preservação, acabam sendo inacessíveis aos turistas. Normalmente, as visitas realizadas nas diferentes cavernas que aceitam esse tipo de passeio contam com guias experientes que orientam as pessoas a respeito das regras e contam um pouco da história delas.

É importante considerar que, ao ingressar em uma dessas cavernas, é fundamental contar com bom senso e contribuir para a manutenção do bom estado – isto é não jogar lixo o chão e não mexer nas formações. O ideal é contemplar a beleza inigualável do lugar e só isso.

Parque das Grutas: um destino incrível

Neste parque, está localizada a maior caverna encontrada no Brasil. O parque localiza-se há 15 km do centro administrativo da cidade catarinense. Além de possuir uma paisagem maravilhosa, que enche os olhos de quem curte estar em total comunhão com a natureza, o parque disponibiliza uma infraestrutura adequada, contando com restaurante, estacionamento, sanitários e diversas churrasqueiras.

A visitação neste parque é controlada; isto é, há um limite máximo de pessoas diariamente. Ao todo, 195 pessoas podem visitar o parque diariamente, sendo que podem estar distribuídas em até 13 grupos. É cobrado ingresso pela visitação e é indicado assegurá-lo com antecedência. Na hora da compra, é preciso informar o horário de visitação.

Este parque possui encantos que vão além da beleza e dos mistérios das cavernas. Existe uma trilha que leva a uma cachoeira de água cristalina e bem gelada fora da época do verão.

Algumas informações úteis:

• Não tente tirar foto ou filmar. É expressamente proibido.

• Coloque tênis ou calçados específicos para turismo de aventura. De preferência a calçados antiderrapantes.

• O uso do capacete é obrigatório.

• De maneira alguma as pessoas podem se apoiar nas formações rochosas.

Curiosidades interessantes sobre a caverna

A caverna do Parque das Grutas foi formada por um córrego que corria por dentro dela e a sua atual formação demorou aproximadamente 65 milhões de anos para ser concluída. A natureza foi sábia aos desenvolver as inúmeras formações rochosas. Há nove galerias, sendo que seis estão fechadas para preservar os animais que se abrigam ali. Embora muitos animais façam uso das galerias, nem sempre é possível observá-los.

A flora é nativa – ou seja, você também pode conhecer as plantas que sempre deram vida a esta maravilha brasileira.

Um pouco sobre a população de Botuverá

A cidade, que está localizada na mesoregião do Vale do Itajaí, possui uma população da qual destacam-se cidadão descendentes de imigrantes italianos. A maior parte dos italianos que iniciaram a colonização da área são procedentes da região de Bergamo.

A maior parte da economia de Botuverá é proveniente do trabalho na lavoura e também do pastoreio.

Agora que você ficou sabendo mais informações sobre a maior caverna brasileira, que tal visitá-la?

ACESSAR CONTEÚDO SOBRE TOURS DE:
Bombinhas  |  Balneário Camboriú  |  Beto Carrero

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Quero consultar
1
Posso lhe ajudar?
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by