Conheça a história da linda cidade de Bombinhas

Escrito por Casa do Turista

"

Leia mais

Atualmente, Bombinhas é muito procurada por quem busca um destino de férias relaxante para passar o verão. Mas você sabia que antes de se transformar em um dos mais belos pontos turísticos de Santa Catarina, o município teve como principal prática a agricultura? Esta era a atividade desempenhada pelos principais colonizadores da região, os açorianos. Saiba mais mais sobre a trajetória de Bombinhas!

Passeios em Bombinhas

Conheça a história da linda cidade de Bombinhas

Influência açoriana

A colonização europeia teve início em 1527, quando os primeiros espanhóis chegaram ao estado de Santa Catarina. Em 1711, foi a vez da coroa portuguesa enviar seus representantes. Mas foi só em 1735 que o processo de colonização se intensificou, com a chegada de um grande número de açorianos na região.

Existem diversos indícios de que antes mesmo da chegada dos açorianos, principais colonizadores da região, Bombinhas era habitada por grupos de índios tupis-guaranis. Ainda hoje, quem visita Bombinhas tem acesso aos sítios arqueológicos e às inscrições rupestres deixadas pelos prováveis primeiros habitantes da cidade.

A emancipação do município

Bombinhas tem apenas 34,5 km² e cerca de 15 mil habitantes. O município está localizado ao leste de Porto Belo, cidade da qual fazia parte até 1992. Este foi o ano em que, por decisão de um plebiscito, Bombinhas ganhou sua emancipação e passou a ser o menor município de Santa Catarina.

A região apresenta mais de 18 opções de praias, banhadas pelas águas do Oceano Atlântico. Durante o ano, a temperatura média na região é de 20ºC. Existem apenas nove bairros em Bombinhas, incluindo o Centro, Quatro ilhas, Zimbros, Bombas e Mariscal.

Bombinhas, um destino turístico

A região começou a ganhar sua fama turística nos anos 50. Os primeiros visitantes que descobriram o potencial turístico de Bombinhas foram os próprios catarinenses, residentes das cidades vizinhas. Não demorou para o local chamar a atenção de outros moradores da região sul e os gaúchos e paranaenses também começaram a visitar a cidade. Vinte anos depois, a população começou a crescer e o município teve seu desenvolvimento acelerado.

Os frequentes visitantes na região influenciaram no desenvolvimento da infraestrutura de Bombinhas. As estradas melhoraram, há diversas opções de hotéis e pousadas na região e a parte gastronômica também não deixa a desejar.

Capital do mergulho

Você sabia que esta região é considerada a capital do mergulho? O título faz referência às excelentes condições encontradas por quem busca praticar a atividade no município. Vida marinha exuberante, águas limpas e claras e áreas bem preservadas contribuem para isso. Quer experimentar o mergulho na região? Visite a reserva biológica da Ilha do Arvoredo.

Passeios históricos

Aproveite sua visita ao município para conhecer de perto a história de Bombinhas. No Museu Naval Casa do Homem do Mar, você encontra diferentes objetos que buscam representar uma antiga relação: a da humanidade com o mar. Outro museu que vale a pena conhecer é o Museu Comunitário Engenho do Sertão. Localizado em um antigo engenho de Bombinhas, este museu conta a história da colonização açoriana. Lá, os turistas têm acesso a informações sobre a origem do folclore, da gastronomia e dos costumes da região.

Quer saber mais sobre Bombinhas? Continue acompanhando os nossos posts!

ACESSAR CONTEÚDO SOBRE TOURS DE:
Bombinhas  |  Balneário Camboriú  |  Beto Carrero

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Quero consultar
1
Posso lhe ajudar?
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by