Conheça um pouco da história de Bombinhas

Escrito por Casa do Turista

"

Leia mais

Localizado no litoral de Santa Catarina, o município de Bombinhas é o menor do estado em extensão territorial. Por muito tempo, foi considerado apenas um distrito da cidade de Porto Belo. No entanto, isto mudou em 20 de março de 1992, quando conseguiu conquistar sua emancipação política. Quer saber mais sobre a história deste lugar? Contamos tudo para você!

Passeios em Bombinhas

Os primeiros habitantes

De acordo com evidências arqueológicas, os primeiros habitantes da região que hoje corresponde ao município de Bombinhas foram os índios carijós. Diversos sítios arqueológicos, oficinas líticas e inscrições rupestres foram encontrados em locais como a Praia dos Zimbros e a Baía do Canto Grande. Isso sugere que os grupos indígenas que ali viveram praticavam a pesca.

Ainda que muitos dos vestígios deixados pelos índios carijós possam ser visitados por moradores e turistas, vários sambaquis e oficinas líticas foram destruídos ao longo dos anos por conta de empreendimentos imobiliários e obras de infraestrutura. Infelizmente, a pouca preocupação com o patrimônio arqueológico deixou uma grande lacuna na história da cidade de Bombinhas SC.

A colonização açoriana

Os primeiros europeus a pisarem em solo catarinense foram os espanhóis. Em 1527, Sebastião Caboto – navegador italiano à serviço do Rei da Espanha – desembarcou na Enseada de Zimbros e deu a ela o nome de São Sebastião. Parte da tripulação resolveu permanecer nas terras recém-descobertas e acabou promovendo a ocupação do que viria a se tornar o litoral de Santa Catarina.

Mais tarde, para garantir o domínio sobre a região, a Coroa Portuguesa enviou sua própria expedição. Eventualmente, a tripulação comandada pelo navegador Manoel Gonçalves aportou na Enseada das Garoupas, que hoje faz parte do município de Porto Belo. A partir do ano 1735, começam a chegar os colonizadores de origem açoriana.

Ao contrário dos índios carijós, os novos habitantes preferiram se fixar nas encostas dos morros, onde podiam se dedicar à agricultura. Plantavam feijão, mandioca, café, batata, cana de açúcar e vários tipos de frutas. Boa parte dessa produção era trocada por outros gêneros alimentícios de que precisassem. Para isso, caminhavam até o povoado que hoje é a cidade de Tijucas.

O desenvolvimento do turismo

Na década de 1960, as belezas naturais de Bombinhas começaram a se popularizar entre os viajantes que passavam por Santa Catarina. Conta-se que o primeiro turista da região foi Leopoldo Zarling, que buscava as praias para descansar e praticar a pesca. Em 1966, ele construiu a primeira casa de veraneio de que se tem notícia.

Ao longo da década de 1970, Bombinhas passou por um crescimento bastante expressivo. Muitos dos visitantes fiéis resolveram se mudar de vez para a região, o que implicou em um grande aumento populacional. Além disso, novos turistas não paravam de chegar, o que obrigou o poder público a voltar seus olhos para o pequeno distrito de Porto Belo com mais atenção.

A cidade desenvolveu uma boa infra-estrutura turística. Com variadas opções de gastronomia, de atrativos turísticos, de passeios, mirantes e muitas opções de hospedagem. ( Guia de Pousadas em Bombinhas

A emancipação política

No início da década de 1990, o turismo já havia se consolidado como uma das principais atividades econômicas do lugar. Em 1991, a Assembleia Legislativa autorizou um plebiscito sobre sua emancipação. No ano seguinte, os moradores aprovaram a proposta. Assim, o município de Bombinhas foi oficializado pela Lei Estadual 8.558 de 30 de março de 1992.

Agora que você já conhece a história de Bombinhas, que tal visitar a cidade e conferir tudo isso de perto? Esperamos por você!

ACESSAR CONTEÚDO SOBRE TOURS DE:
Bombinhas  |  Balneário Camboriú  |  Beto Carrero

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Quero consultar
1
Posso lhe ajudar?
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by