A cultura e o artesanato em Porto Belo SC

Escrito por Casa do Turista

"

Leia mais

Pautado pela cultura açoriana, o artesanato nos municípios da Costa Esmeralda encanta pela sua diversidade e simplicidade. Os artesãos responsáveis por estabelecer a identidade cultural do local normalmente são moradores nativos, apaixonados pelo que fazem. – O resultado dessa combinação são obras com características próprias e exclusivas da região, proporcionando encanto e despertando o interesse dos turistas que visitam o município. Conheça agora como é a cultura e o artesanato em Porto Belo SC.

As origens do artesanato em Porto Belo SC

O artesanato de Porto Belo SC nasceu com a chegada dos açorianos no litoral de Santa Catarina, por volta de 1750. O estabelecimento do povo advindo da Ilha dos Açores no local se deu por conta do movimento de colonização iniciado com a assinatura do Tratado de Madrid, firmado entre Espanha e Portugal. Naquele período, seis navios portugueses realizaram 14 viagens, trazendo mais de seis mil açorianos para o litoral catarinense.

A Igreja M. Senhor Bom Jesus dos Conflitos é uma das principais heranças dos açorianos no litoral de Santa Catarina. Fonte: Google Maps.

O desembarque acontecia na baía norte da atual ilha de Florianópolis, mas não levou muito para que o povoado se espalhasse pelos arredores do território que envolvia a capital do estado de Santa Catarina. Assim como Porto Belo e Florianópolis, outros municípios do litoral de Santa Catarina tiveram sua fundação pelos açorianos. Bombinhas, Itapema, Governador Celso Ramos, Tijucas e Garopaba são alguns exemplos.

O contato com a cultura indígena e a adaptação com o novo ambiente biológico foi responsável pela maior mudança e caracterização do povoado no local. O artesanato açoriano de Porto Belo SC foi moldado pelos recursos naturais e necessidades do povo no local.

Como é o artesanato em Porto Belo SC

Porto Belo possui uma herança cultural rica – e com o artesanato não é diferente. São modos diversificados de expressar o cotidiano e costume de quem viveu no litoral de Santa Catarina nos séculos anteriores. Artigos de couro, madeira e cerâmica fazem parte do repertório, além das famosas e requisitadas rendas de bilro, que continua presente nas confecções locais do município, sustentadas pelos pescadores e entusiastas da cultura açoriana no litoral de Santa Catarina.

Cultura artesã açoriana no Engenho do Sertão, em Bombinhas. Fonte: Rodrigo Dalri.

O território de Porto Belo é repleto de praias e paisagens naturais que encantam e inspiram. Para os artistas e artesões, o cenário serve de ponto de partida para a maioria dos temas abordados. O mar, a pesca, as paisagens e o convívio com a natureza são exemplos.

A influência do artesanato no cotidiano cultural de Porto Belo SC

Fonte de sustento de muitos moradores de Porto Belo, o artesanato também é um dos principais atrativos turísticos do município.  No centro da cidade, próximo ao píer de Porto Belo, são diversas lojas especializadas na venda desses artigos. Os turistas se encantam com os artigos baseados na cultura da pesca, natureza e manifestações artísticas como o Boi de Mamão. A venda é realizada pelos próprios artistas e artesãos.

Loja Cais entre Nós – Artesanato 100% catarinense, em Porto Belo. Fonte: Oba Gastronomia.

Como e onde conhecer o artesanato em Porto Belo SC

O artesanato de Porto Belo SC pode ser encontrado em lojas e galerias especializadas no segmento no centro da cidade. A Casa do Turista é o lugar ideal para buscar indicações e conhecer as lojas de artesanato mais especializadas do município. Dirija-se até uma das nossas lojas e se informe.

ACESSAR CONTEÚDO SOBRE TOURS DE:
Bombinhas  |  Balneário Camboriú  |  Beto Carrero

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Open chat
1
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by