Outro dia tive a oportunidade de conhecer a famosa praia da Guarda do Embaú. Localizada no município de Palhoça, em Santa Catarina, é considerada uma das 10 mais belas praias do Brasil (e até penso que é mesmo).
O nome se deve, segundo histórias contadas pelos nativos a um navio pirata que naufragou pela região. Como os piratas possuíam tesouros, se viram obrigados a enterrá-los guardados em baús. Com o passar do tempo, foi sendo criada a história de que haviam tesouros enterrados guardados em baús, o que acabou dando origem ao nome atual da localidade.
Como chegar à Praia da Guarda do Embaú
Para chegar até a praia que possui areias claras e finas, pode-se ir caminhando (quando o rio está baixo), a nado ou de barco a remo guiados pelos nativos. E que charme tem essa travessia! O trajeto dura apenas 10 minutos e custa em média R$ 3 por pessoa.
As ondas da praia quebram no rio da Madre, proporcionando um cenário incrível. Eu diria que é uma combinação perfeita.
Existe ainda uma pequena praia, mais escondida. Para chegar lá é necessário fazer uma trilha de fácil acesso em meio a muito verde, costões, acompanhado pelo canto dos pássaros e o barulho do mar. A beleza dessa área permanece intocada graças ao Parque da Serra do Tabuleiro, que abrange parte do vilarejo.
Na Guarda, preservação me pareceu ser uma palavra de ordem. O lema lá é “não deixe nada além de pegadas. Não mate nada a não ser o tempo e não tire nada além de fotografias. Preserve a Guarda do Embaú”, e tem dado certo! As trilhas por onde andei todas, sem exceção, eram extremamente limpas, livres de lixos. O cuidado com o impacto ambiental em relação a ação humana é notório.
E olha que bacana, considerada o point dos surfistas, nos meses de abril a julho, período da pesca da tainha, a prática de esportes náuticos, inclusive o surf, é proibida.
O lugar é muito tranquilo e simples. Tem algumas opções de restaurantes e o centrinho tem várias lojinhas com os mais variados produtos.
O tempo na Guarda me pareceu passar mais devagar. Para quem quer descansar, namorar, curtir um belo final de tarde e ter contato com a natureza é o lugar ideal. Espero em breve retornar a este pequeno pedaço do paraíso.
0 comentários