O oceano e suas profundezas ainda representam um grande mistério para a humanidade, afinal, há espécies que habitam este meio que a grande maioria da população mundial ainda desconhece. Pensando em apresentar um pouco destes animais marinhos e sua evolução, há mais de 10 anos o projeto do Museu Oceanográfico da Univali vinha sido almejado por profissionais da Universidade do Vale do Itajaí.
Após muitas pesquisas acerca do acervo e atrações que estariam disponíveis, o museu foi inaugurado no dia 14 de dezembro de 2015 e aberto para a visitação no dia 15. Quer saber todas as informações sobre esta nova atração catarinense e tudo que você pode encontrar por lá? Então fique ligado no texto de hoje!
O maior museu oceanográfico da América Latina
Localizado no Balneário de Piçarras, o museu possui 4 mil m². Somente a área da exposição conta com 1 mil m². Estes dados fazem dele um dos maiores na área de história natural da América Latina e o segundo maior do mundo em oceanografia.
O passeio é rico em história – especialmente a história do oceano – e mostra a evolução das espécies aquáticas, que começam com as cianobactérias e vão até os seres marinhos que conhecemos hoje. Grande parte do que está exposto ali é colecionado por pesquisadores há mais de 20 anos. Itens extremamente preciosos!
Além dos animais, objetos relacionados à navegação e mergulho também estão expostos, retratando a atração que homem sempre teve pelo mar.
Por que visitar o museu?
Grande parte do acerto do museu é composta por animais brasileiros e da América do Sul. Ainda assim, no espaço estão expostos itens preciosos e importantes para o ramo da oceanografia, como:
- A maior coleção de conchas da América Latina, que conta, inclusive, com as duas conchas mais procuradas no mundo por colecionadores;
- A maior coleção de tartarugas marinhas da América Latina;
- A maior coleção de mamíferos marinhos do Brasil (incluindo baleias, golfinhos, lobos, leões marinhos e focas);
- A segunda maior coleção de tubarões e raias do mundo, com exemplares muito raros, únicos no nosso continente.
Por estas e outras o Museu Oceanográfico da Univali tem ganhado tanto destaque, afinal, são itens que não podem ser vistos em qualquer lugar, especialmente pelo método de conservação criado pela própria universidade: um líquido especial que retrata com clareza todos os detalhes encontrados no corpo destes animais tão raros.
Ah, e não podemos esquecer. Há também no museu espécies vivas. Tudo que para que o passeio e a imersão na vida marinha sejam completos!
A entrada no museu custa R$ 20 a inteira. Crianças, estudantes e idosos pagam meia. As visitas acontecem de terça-feira a sexta-feira, das 14 às 20h. Já nos sábados e domingos, o horário de visitação é das 10 até as 18h.
Se você é morador ou está apenas visitando o estado, entre em contato com a Casa do Turista. Teremos prazer em tirar todas as suas dúvidas sobre mais esta atração de Santa Catarina!
E você, alguma vez já visitou um museu oceanográfico? Conte para a gente o que achou desta experiência através dos comentários!
0 comentários