Descubra Urubici: um tesouro da Serra Catarinense

Escrito por Casa do Turista

"

Leia mais

Nem só de praias vive o turismo de Santa Catarina. As paisagens serranas têm cada vez mais atraído turistas de todo o país, especialmente durante as temporadas de frio e neve. Dentre os destinos que mais se destacam está Urubici, com pouco mais de 10 mil habitantes.

Localizada a 1.800 metros de altitude, a cidade é uma das mais frias do país e faz com que este fato seja um de seus maiores atrativos, além, é claro, da natureza intocada e das belas paisagens. No post de hoje, vamos mostrar tudo o que este pequeno e charmoso município catarinense tem para oferecer. Acompanhe!

O que fazer em Urubici?

Atrações naturais

Certamente, as belezas naturais de Urubici merecem todo o destaque! Começamos pelo Morro da Igreja, uma elevação com aproximadamente 1.800 metros de altura onde está localizada uma base da aeronáutica responsável pelo controle aéreo de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Lá de cima, é possível ter uma visão panorâmica da Pedra Furada, uma formação rochosa intrigante que lembra uma grande janela natural.

Em seguida vem a Cascata do Avencal, uma queda livre de 100 metros de altura em meio à mata nativa. É possível visitá-la de cima, através do mirante, ou de baixo, fazendo a trilha por meio da natureza. O nome faz referência à avenca, vegetação comum na região.

Falando em cachoeira, outro ponto turístico famoso na cidade é a Cascata Véu de Noiva. Diferente da Avencal, esta não é um queda livre, mas uma cachoeira onde as águas caem tranquilas sobre uma grande formação rochosa com 62 metros. O nome faz alusão aos dias de maior vazão da água, em que a espuma branca lembra um verdadeiro véu. Para chegar lá, é preciso fazer uma trilha de aproximadamente 300 metros, na qual é possível encontrar animais e plantas típicos da região.

Ainda no local, há a possibilidade de praticar o arvorismo, uma modalidade diferente de trilha no país. Uma espécie de ponte com 260 metros de comprimento fica suspensa a 10 metros de altura, onde os turistas podem se aventurar e apreciar a natureza de cima.

Por fim, há a famosa Serra do Corvo Branco, que já foi conhecida como a mais assustadora do Brasil. Mas, apesar da inclinação e das curvas super fechadas, a serra é famosa por sua “garganta”, dois paredões de pedra gigantescos que parecem um verdadeiro portal natural para a serra. O aviso é o seguinte: só desça a serra se for realmente necessário – e ser for necessário, garanta que os freios estejam funcionando!

Outros atrativos

A cidade fica realmente movimentada durante o inverno, enquanto os turistas ansiosos esperam pela neve, fenômeno que deixa a paisagem local ainda mais encantadora. Fora isso, a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, de 1973, e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, de 1944, são opções de turismo religioso.

Por último, está a gastronomia típica local. Nos restaurantes e pousadas da cidade, o turista pode experimentar dos melhores pratos da serra catarinense, preparados muitas vezes em fogão à lenha e, principalmente, à base do pinhão – semente da araucária, muito consumida no sul do país.

Urubici é o destino perfeito para quem busca por contato com a natureza, alguns dias de tranquilidade e deliciosas refeições. Não deixe de conhecê-la!

Você já conhecia todas as atrações que Urubici tem a oferecer? Continue acompanhando o nosso blog e conheça outros destinos como este!

 


Créditos por Vídeo sobrbe a Serra Catarinense
Captação de Imagens e Edição: PhotoGraphic – Photo Video
Trilhas sonoras e Narração: ESTUDIO EXATA
Texto: Suzi Mary Aguiar de Almeida

ACESSAR CONTEÚDO SOBRE TOURS DE:
Bombinhas  |  Balneário Camboriú  |  Beto Carrero

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Quero consultar
1
Posso lhe ajudar?
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by