O município de Ilhota, sede do Festival de Compras,  está localizado no Vale do Itajaí em Santa Catarina, uma charmosa cidade da Costa Verde e Mar, conhecida por ser a “Capital Catarinense de Moda Íntima e Moda Praia”, com uma centena de lojas desses segmentos principalmente ao longo da rodovia Jorge Lacerda (SC-412) que liga Itajaí à Blumenau e atravessa o centro da cidade pela margem do rio Itajaí-Açu. Também destacam-se lojas de roupa fitness, de artesanatos em vime e móveis rústicos elaborados a partir de madeiras de demolição.

Nos dias 21 a 25 de Junho aconteceu na cidade o Festival de Compras Ilhota, um evento que reuniu atrações, shows, gastronomia, moda, arte e música, com o objetivo principal de fomentar o turismo de compra. Uma das atrações foi o “Safári de Compras” , um tour pelas lojas e pontos da cidade a bordo do veículo Overland da agência Casa do Turista, estilo Safári, que levou os clientes até as lojas participantes num agradável passeio.

O Overland é um caminhão adaptado para turismo. Classificado como transporte recreativo, vistoriado pelo INMETRO e adequado às normas do Conselho Nacional de Transito. 

O acontecimento também marcou o aniversário de Ilhota, que completou 59 anos de empreendedorismo no dia 21 de junho.

O Festival foi promovido pela Associação Empresarial (Aciil), CDL e Prefeitura Municipal de Ilhota, envolvendo mais de 80 lojas do segmento de moda íntima, praia e fitness.

“O objetivo do evento chamado Festival de Compras Ilhota, é permitir a interatividade dos produtos e serviços oferecidos pela cidade, posicionando-os de forma única, uma verdadeira experiência de compras que proporcionará um vínculo emocional entre as marcas e os visitantes”, explica Manuela Hermes, Consultora CDL e Associação Comercial de Ilhota

Mais de 2000 pessoas participaram do evento e a previsão para o próximo é o mês de setembro.

Workshop para micro e pequenos empresários de turismo de aventura e ecoturismo está com inscrições abertas

Para todas as áreas de atuação profissional é importante a atualização dos serviços e a constante busca por novas estratégias do setor. Para ampliar o conhecimento dos micro e pequenos empresários do segmento turístico da Costa Verde & Mar, na quarta-feira (9/8) e na quinta-feira (10/8) será realizado o 1º Workshop Ecoturismo e Turismo de Aventura no Auditório da Amfri, em Itajaí. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser realizadas através do e-mail institutoalouatta@uol.com.br até sexta-feira (4/8) ou enquanto houver vagas.

O evento funcionará como um curso concentrado de capacitação profissional. A ideia é qualificar e ampliar o conhecimento de todos os envolvidos na área como os empresários, gestores públicos, atendentes, condutores e os profissionais em geral que atuam nos segmentos de ecoturismo e turismo de aventura nos 11 municípios da Costa Verde & Mar. No workshop serão abordados itens como o panorama geral do turismo no Brasil, normas técnicas, perfil dos turistas, detalhes da visão econômica atual do setor, precificação em serviços, ética e hospitalidade, qualidade no atendimento, comunicação e gestão de crises, entre outros.

Serão realizadas também atividades práticas que visam o desenvolvimento de produtos e serviços. “Nossa região é reconhecida pelo ecoturismo e turismo de aventura. Embora nós tenhamos os melhores profissionais e as mais adequadas estruturas, compreendemos que eventos como este são mais do que essenciais para que possamos ampliar os debates, a troca de experiências e de ideias”, afirma Susan Correa, Presidente do Colegiado de Secretários de Turismo da Amfri.

As discussões serão ministradas pelo sócio fundador da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e consultor de turismo, Luiz Del Vigna. Com mais de 40 anos de experiência em agenciamento, operações, hospitalidade, consultoria, transporte e capacitações, o instrutor já liderou projetos para os Ministérios do Turismo, Meio Ambiente, Educação, ICMBIO, Sebrae e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O workshop faz parte do projeto 2017 do Roteiro de Aventura e Ecoturismo da Costa Verde & Mar. A proposta nasceu de uma parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Turismo e o Instituto Alouatta, promotor de diversas ações estaduais de desenvolvimento e expansão dos projetos no segmento. “Hoje o setor de turismo de natureza tem sido procurado pelas pessoas durante o ano inteiro. É uma atividade segura, de contemplação da natureza, que permite a participação de toda a família. As atividades permitem a interação de pessoas de diversos perfis e idades”, relembra o Coordenador de Projetos do Instituto, Paulo Renato Cadallóra.

Serviço:

O quê: Workshop Ecoturismo e Turismo de Aventura na Costa Verde & Mar

Data: 9 de agosto e 10 de agosto

Horário: 08h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min

Local: Auditório da Amfri – rua Luiz Lopes Gonzaga, número 1655, bairro São Vicente, Itajaí (SC).

Valor: Gratuito

E-mail para inscrições: institutoalouatta@uol.com.br

Fonte: costaverdemar.com.br 

Pomerode é música, chucrute, arquitetura e natureza. Venha conhecer a pequena e encantadora Pomerode, um pedaço da Alemanha em Santa Catarina.
 
Pomerode está localizada no Médio Vale do Rio Itajaí-Açú, a apenas 30 km de Blumenau, sua população de quase 28.000 habitantes é, em sua maioria, formada por descendentes de imigrantes germânicos. Por este motivo, o município mantêm as tradições alemãs em todos os aspectos: arquitetura, gastronomia, música e costumes. Vamos conferir o passeio que preparamos para você conhecer os atrativos turísticos mais importantes.

Roteiro em Pomerode: 

  1. Saída de Balneário Camboriú às 8:00 hs com previsão de chegada em Pomerode às 9:30 hs
  2. Há duas opções para o período da manhã: Com ou sem falcoaria. 
Com Falcoaria:
A saída do centro de Pomerode para o Recanto das Águias será às 10:30 com retorno às 11;30. A falcoaria é uma arte praticada a 4.000 anos, e consiste no adestramento de aves de rapina como gaviões, corujas, àguias e falcões. Os turistas poderão presenciar as aves (geralmente águias) em ação com demonstrações de voos, além de poder tocar e ter em punho uma delas. 
 
Sem falcoaria:
Quem optar por ficar no centro histórico tem as seguintes opções de atrativos:
 
  • Zoológico de Pomerode: é o maior zoo de Santa Catarina e tem mais de 1300 animais.
  • Vila encantada: Parque temático com mais de 20 atrações. Dinossauros gigantes, vila dos piratas, brinquedos de aventuras, museu, etc. Excelente opção para familia com crianças.
  • Feira de artesanato
  • Cervejaria Schornstein Kneipe 
  • Nugali Chocolates: uma maravilhosa fábrica de chocolates. Uma das poucas marcas no brasil que fabrica o chocolate desde o cacau até o produto final.
  • Confeitaria Torten Paradies: doces tradicionais da Alemanha como cucas caseiras, bolos e tortas feitos com um toque de ingredientes brasileiros. Uma delicia!
  • Passeio de charrete: passeios de carro de mola pelo centro da cidade.
  • Diversos pontos de gastronomia alemã (aproveitar para falar do famoso marreco, comida típica do lugar)
  *Qualquer opção do centro não está incluída no pacote. Estas serão por conta do cliente.
  1. No período da tarde temos 4 hs de tour pela Rota do Enxaimel (das 13:00 hs às 17:00 hs)
Rota do Enxaimel:
O enxaimel é uma técnica de construção alemã sendo Pomerode a cidade com mais edificações neste estilo. A rota do enxaimel é um roteiro onde veremos mais de 50 casas construidas no período da imigração, conservadas em ótimo estado e acompanhadas por belas paisagens. Durante o passeio terão um guia bilíngue que explicará as características e acontecimentos de cada parada.
 
Paradas e visitações:
  • Portal Wolfgang
  • Casas comerciais Haut Weege
  • Casa Strutz (história da imigração, loteamento, índios)
  • Perseguição segunda guerra
  • Sociedade de caça e tiro Belz
  • Escola Municipal Bilíngue
  • Jardins
  • Casa Lemke
  • Casa Kressin
  • Sociedade de Caça e Tiro XV de Novembro
  • Visitação casa Siewert
  • Casa Strutz (tropeiros)
  • Cemitério dos imigrantes Luteranos
  • Igreja luterana
  • Casa Wachholz
  • Casa Selke
  • Casa Cristã
  1.  A saída de Pomerode será às 17:30 com previsão de chegada às 19:30 em Balneário Camboriú

 

Foto de Portada baixo licença Creative Commons

O caminho de Santa Paulina é um dos caminhos mais lindos do Brasil. Além de contar com o fato da Santa Paulina em vida ter caminhado por essas paragens para inaugurar a Igreja matriz de Camboriú, ele é um perfeito caminho ecológico, com trilhas exclusivamente pelo interior de uma exuberante mata atlântica.

São ao todo, desde a Casa Pastoral de Camboriú onde a Santa ficou hospedada até a Igreja o santuário da Santa Madre Paulina em Nova Trento, 60 Km, divididos da seguinte forma.

Um pequeno trecho urbano do Centro de Camboriú até a atingir a área rural da cidade. Depois o Caminho segue todo o seu percurso, 100% em área rural, sendo que dois trechos um na chegada e outro no fim, são totalmente dentro da mata atlântica.

Segue-se por trechos de comunidades rurais agrícolas onde o caminhante além de contemplar paisagens esplendorosas, terá oportunidade de fazer colheita com agricultores em tempos de frutificação de algumas variedades.

São comunidades rurais que no passado se dedicaram à plantação do fumo. Abandonaram a atividade e agora esses agricultores se dedicam à plantação de frutas.

Durante esse percurso, o projeto prevê a restauração das antigas estufas em hostel, museus, capelas para a implantação de diversos programas de geração de emprego e renda a essas famílias. O projeto já vem fazendo um programa de incentivo as esses ex-fumicultores, levando turistas para fazer colhe e pague nas plantações e também está adquirindo as varas de fumo para transformar em cajados. São varas autênticas que foram ao forno a mais de 200 graus, algumas por até mais de 100 anos.

Por fim no trecho dos vinhedos, onde os mais antigos e tradicionais colonos de Nova Trento de dedicaram à vinicultura – o trecho dos vinhedos –  além do peregrino poder experimentar o verdadeiro vinho colonial poderá conhecer entre outras curiosidades como a CASA DO NONO ATÍLIO VISENTEINNER. Um sobrinho de Santa Paulina com exatos 100 anos de idade, que abençoa a todos os que passam por ali.

Para fazer a viagem, o peregrino de Santa Paulina deverá adquiri seu KIT Peregrino, quais sejam o cajado, o passaporte e o diploma com todo os seus carimbos em passagens marcante pelo caminho.

Para mais informações sobre o roteiro ou para agendar a perigrinação consulte: madrepaulina.com

Conheça o Vale do Itajaí

Para quem visita à região do Vale do Itajaí, as opções de atrações são muitas. E para os turistas amantes das praias, o Vale do Itajaí possui diversas opções de ótimas praias para visitação. A maioria delas conta com uma ótima estrutura e organização, tornando assim a experiência do turista ainda melhor. Confira abaixo algumas das melhores praias do Vale do Itajaí.

Para conseguir ter uma viagem perfeita é preciso planejar muito bem todos os detalhes para não ser pego desprevenido. Por isso, antes de botar o pé na estrada, deve-se planejar o roteiro, hospedagem, o que será levado e muitas outras coisas.

Para conseguir ter uma viagem perfeita sem ter de ficar esquentando a cabeça, você tem que ter um planejamento de viagem.

Veja quais são os erros que você não deve cometer.

Viagem para Santa Catarina

Quer saber qual é o segredo para uma relaxante e tranquila viagem para Santa Catarina? Planejamento! Fazer as reservas com antecedência, pesquisar os principais pontos turísticos e conhecer os meios de transporte disponíveis são exemplos de atividades que devem fazer parte da organização do passeio. 

Assim, quando você chega na cidade já tem todo o seu roteiro bem estruturado e pode aproveitar a visita com mais calma. Pensando nisso, reunimos neste post os 5 passos essenciais para garantir um roteiro completo para uma viagem à Santa Catarina! Confira: 

Já pensou em viajar para um dos belos destinos catarinenses sem precisar gastar quase nada com a passagem aérea? Este gasto, que é um dos mais altos envolvidos no planejamento de uma viagem, pode ficar consideravelmente mais baixo se você souber utilizar as suas milhas adquiridas em programas de fidelidade. 

As principais formas de acumular milhas são: viajando ou usando o cartão de crédito. Em ambos os casos, as milhas são oferecidas como um “prêmio” para clientes fidelizados à companhia aérea ou a determinada empresa. Saiba mais!

Como adquirir milhas aéreas?

A primeira maneira é viajando bastante. Esta é uma opção que costuma beneficiar executivos que fazem viagens de negócios frequentes. O número de viagens necessárias para conseguir milhas suficientes para trocar por uma passagem depende das regras de cada companhia. 

No programa da Gol, por exemplo, o Smiles, você ganha um determinado número de milhas a cada real gasto com passagens da Gol ou de uma das empresas parceiras. Em voos nacionais, são três milhas a cada real gasto em passagens de tarifa flexível e duas milhas a cada real gasto com passagens de tarifa programada. Para passagens promocionais, não há acumulo de milhas. Basta informar o seu número Smiles no momento da compra para creditar as milhas na sua conta. 

Outra maneira de adquirir milhas é usando o seu cartão de crédito. Os principais bancos já possuem programas de pontos que podem ser revertidos em milhas. No Santander, tem o Superbônus, no Bradesco, o Bradesco fidelidade, e no Banco do Brasil, o Ponto para você. Procure mais informações no seu banco para entender como funcionam as regras do seu cartão.

Escolhendo o programa de fidelidade ideal

A maioria dos programas pede uma quantidade mínima de milhas para fazer a troca. Além disso, quanto mais milhas você tem, melhores descontos consegue. Por isso, o ideal é concentrar todos os seus pontos em um único programa. Se você viaja muito pela Azul, por exemplo, o Tudo Azul pode ser a melhor opção para você. Na hora de fazer a escolha, procure comparar as regras de cada companhia, as empresas parceiras e os destinos disponibilizados por cada programa. 

O LATAM Fidelidade é o programa da companhia LATAM, resultado da fusão da aérea brasileira TAM com a chilena LAN. O crédito é feito em pontos, não em milhas, o que diminui as contas e simplifica o entendimento. Como faz parte do programa Múltiplus, oferece muitas opções para trocar os pontos:

a) Em passagens aéreas para 150 países e 950 destinos através das companhias da rede global OneWorld.

b) Produtos como eletrônicos, eletrodomésticos, entre outros, através da rede de fidelidade Múltiplus.

Como usar as milhas acumuladas?

Depois que você junta uma quantidade mínima de milhas, já pode pensar em trocá-las por passagens aéreas. Você pode usar as milhas para pagar o valor integral ou parcial do bilhete. Também há a possibilidade de usar as milhas para fazer um upgrade e viajar na classe executiva em voos internacionais. 

Para fazer um bom negócio, procure planejar a sua viagem com antecedência. Assim, você tem mais tempo para encontrar boas promoções. Também é importante ficar de olho no prazo de validade das suas milhas: elas podem expirar depois de alguns anos. Milhares de pontos são perdidos anualmente porque os seus donos não ficam de olho no prazo de validade. 

Que tal economizar na sua próxima viagem à Santa Catarina? Confira, no seu programa de fidelidade, quantos pontos você tem disponíveis para trocar por passagens aéreas. As belas praias do litoral catarinense esperam por você!

Nosso blog tem o objetivo de divulgar experiências e informações  de turismo em Santa Catarina. De ser uma fonte relevante para auxiliar aqueles que planejam viajar pelo estado. Julgamos importante disponibilizar opiniões de diferentes pessoas, mesmo que sejam sobre o mesmo atrativo. Se você quer contar algo sobre uma viagem para o estado, sobre o Parque Beto Carrero, Blumenau, Bombinhas ou sobre outros atrativos, envie-nos seu texto. O relato pode ser publicado na sessão: Guest Post Turismo – Reservada a “escritores visitantes”.

Guest Post é o processo em que algum autor escreve um texto ou artigo com conteúdo de qualidade para outro blog, de preferência com assuntos relacionados. A vantagem é a troca de informações e experiências por ambas as partes, e, através disso, estabelecer uma relação do blog da Casa do Turista com seus leitores. Os temas dos artigos são sempre ligados ao nicho do blog de quem convidou o escritor, e na maioria das vezes quem escolhe o tema e título do artigo é o escritor, mas em alguns casos o dono do blog faz a recomendação dizendo que precisa de um artigo para tal tema com tal título.

Desta maneira, surgem algumas vantagens tanto para os sites que aceitam os guest posts quanto para quem escreve. Um bom gerador de conteúdo sempre será convidado para escrever em sites, assim como o site que terá mais visibilidade principalmente em buscas.  

Além de que um bom gerador de conteúdo sempre será convidado para escrever em sites. Mas para se tornar conhecido do grande público ele precisa ter seus artigos publicados em sites de grande circulação. Portanto, existem vantagens e benefícios a serem conquistados quando o escritor tem seu conteúdo publicado em sites de grande movimento.

Por isso, o blog da Casa do Turista está aceitando guest posts! O uso do Guest Post é uma excelente alternativa para que os sites mantenham a publicação freqüente de posts de qualidade no site e/ou blog.

Dicas para seu guest post ser aceito pela Casa do Turista:

– Cuidar com a formatação. Só serão aceitos aqueles bem formatados e que busquem um padrão de qualidade que seja aceito pelos editores do Blog da Casa do Turista;

– Procurar escrever sobre assuntos que goste ou algum destino que realmente tenha visitado. É importante mostrar que as informações serão realmente úteis em suas viagens e passeios;

– Ler os artigos publicados no Blog da Casa do Turista e seguir como exemplo a escrita, forma e contextualização com outros artigos;

– Pense na mensagem que você quer passar, na sua perspectiva de onde quer chegar. Não se concentre apenas no número de palavras, como 300 ou 500, seja original!

Se quiser compartilhar suas experiências, pode nós enviar seu artigo junto a uma imagem/foto ilustrativa para
guest-post@casadoturista.com.br

Olá meus amigos e seguidores do turismo de Santa Catarina.

Apresentar os atrativos turísticos catarinense é um prazer que vivo diariamente, expandindo agora essas informações por mais esse canal de comunicação, mostrando os resultados e os frutos dos serviços feitos nos últimos anos em parceria com os profissionais do turismo.

Os assuntos que irei abordar no Blog da Casa do Turista serão referentes a ligação entre o circuito turístico do litoral e os demais destinos turísticos catarinenses.

O turismo no litoral tem  a seu favor o apelo que é a praia, sol, e muita gente bonita alegre e descontraída, mas não é só de sol e praia que vive o turismo catarinense.

A fusão turística que é a regionalização do turismo em Santa Catarina, está em alta, depois que uma das maiores emissoras de televisão nacional (Rede Globo) usou como âncora e abertura o Vale Europeu no Globo Repórter 2016, deu um novo ânimo não somente aos turistas em vir visitar a região, mas também as empresas de turismo em ampliar o leque de opção de atrativos.

Já é visto e comprovado que é no litoral catarinense que o trade turístico se desenvolve e tem como metas os destinos tradicionais, e agora depois da chamada da emissora, elas estão abraçando e vendo esse novo filão turístico como a bola da vez, irei então postar informações conjugadas na visita

Conheça o LitoralVale Europeu em Santa Catarina

A dica dessa primeira postagem nesse canal é conhecer o Charme do Litoral e o Aconchego do Vale Europeu.

No Vale temos além da geografia espetacular os atrativos culturais e ecológicos, ali temos o melhor do esporte aventura regado pela gastronomia europeia, trazida nas bagagens dos primeiros imigrantes ao aportarem na região do Vale Europeu, e o aconchego das mais lindas e exóticas pousadas de muito bom gosto, geralmente aquecidas por lareiras, fogão a lenha, e com o principal que é o calor humano.

No litoral a dica é se hospedar em Balneário Camboriú ou na formosa península de Bombinhas, e usufruir do charme das pousadas e o sabor dos cardápios preparados com as delícias  dos frutos do mar com uma pitada açoriana. Reserve seu traslado para Bombinhas agora.

E com certeza fazer o passeio que revela em poucas horas as mais belas imagens que o litoral tem em suas praias e enseadas, isso é  Overland, um equipamento preparado exclusivamente para safári fotográfico de praias.

Depois de passar pelos recortes naturais bordados pela Costa Esmeralda e moldurados pela mata Atlântica nas melhores praias da cidade de Bombinhas, direcione seu destino ao Vale Encantado, como é carinhosamente chamado o Vale Europeu, venha conhecer, usufrua das delícias europeias e para finalizar reserve mais um dia do seu destino em Santa Catarina para conhecer o maior e mais emocionante parque temático do Brasil, Beto Carrero com a garantia de muita alegria e descontração. Reserve seu pacote para o parque agora.

Venha conhecer o melhor do turismo em Santa Catarina com o amparo da Casa do Turista.

Para concluir, desejo a todos uma ótima estada em Santa Catarina e que fique registrado o meu agradecimento em nome do turismo aos meus amigos Antônio Carlos Lopes, o Cacau e ao Marco Antonio Rodrigues Vilarinho, o Badeco que proporcionaram  mais essa oportunidade de poder passar a você essas informações.