Zimbros não é Zimbros

"

Leia mais

Os topônimos de Porto Belo, Bombinhas e região tem origem diversa. Alguns derivaram de nomes indígenas, como: Araçá, Perequê, Macuco; outros foram dados em função de seus principais moradores. Praia do Cardoso, da Conceição, Ponta do Lopes são alguns exemplos. E tem aqueles nomes dados em função de características locais, praia de fora, praia triste (ganhou o nome praia das pitangueiras por um empreendimento imobiliário nos anos 80). Também praia vermelha, praia do baixio, Canto Grande, etc.

[BaixeoGuiaBBS]

Algumas destas designações sofreram alterações por motivos diversos, como mostram registros antigos em mapas e documentos. O Mariscal era a praia onde atualmente se encontra a pousada Atalaia. O que conhecemos hoje por Mariscal era a Praia do Inferno. Para Bombas, já encontramos o uso  da palavra Pombas e para Bombinhas,  a Prainha das Pombas. Antigamente a praia de Bombas era a Praia Grande. Em Santa Luzia o morro e rio dos Bobos foram chamados dos Lobos. Situações estas interpretadas pelos cartógrafos ou escrivães da época que pensavam tratar-se de algum erro de escrita, relativamente comum naqueles anos. Um caso de mudança recente é a praia do Rebelo, localizada entre Bombas e Bombinhas, que passou a ser praia do Ribeiro.

Outro exemplo destas alterações ocorridas nos topônimos da nossa região é o caso de Zimbros. Pessoalmente sempre me questionei do porque deste nome. O zimbro, cujo nome científico é juniperocomunis, é uma planta medicinal arbustiva que alivia dores, irritações da pele e inflamações. Com as bagas de zimbro são feitas ou aromatizadas bebidas alcoólicas conhecidas por genebra, gim, wacholder ou steinhaeger, todas elas originárias do centro/norte da Europa. Esta planta é muito comum naquela parte do velho mundo, mas não existia no Brasil antes da vinda dos imigrantes, principalmente alemães e belgas. Assim chega se a conclusão de que a localidade no município de Bombinhas que hoje conhecemos por este nome, devia ter outro.

 Nos mapas antigos que mostram a enseada de Tijucas e a que começa no Canto Grande e se estende em direção ao rio Tijucas, é denominada Enseada de Zimbo com sua Ponta de Zimbo, e ainda aparece com este nome até 1863.

Mas o que quer dizer Zimbo, palavra que deu origem a esta parte de Bombinhas?
Zimbo é uma concha bastante abundante naquela praia, o que chamou a atenção dos primeiros visitantes ou moradores.

Somente a partir de 1870/75 o topônimo original sofre a transformação para Zimbros por motivo já mencionado e o conservou até hoje.

ACESSAR CONTEÚDO SOBRE TOURS DE:
Bombinhas  |  Balneário Camboriú  |  Beto Carrero

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest