Cinco dicas práticas para quem vai fazer trilhas em Bombinhas

Cinco dicas práticas para quem vai fazer trilhas em Bombinhas
Cinco dicas práticas para quem vai fazer trilhas em Bombinhas

A caminhada por trilhas é uma das atividades mais em alta na modalidade de turismo de aventura. Em Bombinhas, no litoral de Santa Catarina, são mais de 10 opções espalhadas em três parques ecológicos municipais. São trajetos curtos ou longos, de fácil ou difícil acesso… O que realmente não falta são opções para se enquadrar precisamente aos seus interesses. – Agora, confira 5 dicas práticas para quem vai fazer trilhas em Bombinhas.

1 # Vista-se de maneira adequada para fazer trilhas em Bombinhas

Nossas dicas começam antes mesmo de chegar no local. Para a otimização do seu desempenho e maior bem-estar, é fundamental estar vestido de maneira adequada para a ocasião. De nada adianta deslumbrar uma paisagem exuberante ou um recanto acolhedor se você não se sentir bem ou tiver muita dificuldade para chegar até o local.

Especialmente nos meses de alta temporada, em Bombinhas, recomenda-se o uso de roupas leves e um calçado adequado para caminhada ou corrida. Durante esse período, faz muito calor na península de Bombinhas, dispensando o uso de roupas pesadas.

Essa dica se torna ainda mais fundamental se você deseja fazer trilhas com grande quantidade de obstáculos. A falta de elasticidade causada por roupas pesadas e a ausência de calçados adequados podem acabar prejudicando seu desempenho ou te colocar em pequenos riscos.

Vista roupas leves e calçado adequado para fazer trilhas em Bombinhas. Fonte: Pixabay.
Vista roupas leves e calçado adequado para fazer trilhas em Bombinhas. Fonte: Pixabay.

2 # Leve apenas o necessário para trilhas de longa distância em Bombinhas

Por mais que não pareça um empecilho no início, levar muitas coisas pode acabar prejudicando sua experiência e desempenho. A medida que o tempo de caminhava vai aumentando, é normal sentir os itens mais pesados, causando cansaço. – E para evitar que isso aconteça, a regra é clara: evite levar muitas coisas.

Um smartphone com GPS, câmera fotográfica e lanterna (em caso de caminhadas noturnas) são alguns dos itens essenciais para a aventura. Em dias com frentes frias e em trilhas que levam a destinos elevados, recomenda-se adicionar um casaco leve à lista.

Leve apenas os itens necessário para trilhas em Bombinhas. Fonte: Pixabay.
Leve apenas os itens necessário para trilhas em Bombinhas. Fonte: Pixabay.

Além disso, ainda há um item que é indispensável para fazer trilhas em Bombinhas. Descubra qual dica #3.

3 # Mantenha-se hidratado durante a realização de trilhas em Bombinhas

A caminhada de longas distâncias, seja em trilhas, na praia ou rua, é um exercício como qualquer outro. Sendo assim, ao exigir resistência do seu corpo, lembre-se de manter-se hidratado da maneira correta. Não deixe de incluir uma, ou algumas, garrafas d’água na sua mochila.

Para não prejudicar o desempenho e saúde, o ideal é tomar água em poucas quantidades, apenas para se manter hidratado. Consumir grandes quantidades de água enquanto se pratica exercícios pode causar mal-estar. É fundamental manter o equilíbrio entre a hidratação e o excesso dela.

Mantenha-se hidratado quando for fazer trilhas em Bombinhas. Fonte: Pixabay.
Mantenha-se hidratado quando for fazer trilhas em Bombinhas. Fonte: Pixabay.

4 # Antes de começar uma trilha, faça alongamento

Na prática de qualquer esporte ou atividade física, o alongamento é um procedimento indispensável. A prática tem como objetivo estimular a flexibilidade muscular, permitindo que o praticante tenha um bem-estar maior na movimentação de suas articulações.

Os benefícios são essenciais. Além de diminuir a probabilidade de se lesionar durante a atividade, o alongamento proporciona um relaxamento maior do corpo durante a realização da atividade física.

Faça alongamentos antes de fazer trilhas em Bombinhas. Fonte: Pixabay.
Faça alongamentos antes de fazer trilhas em Bombinhas. Fonte: Pixabay.

5 # Se você não conhece a trilha, cogite a contração de um guia local experiente

A maioria das trilhas de Bombinhas pode ser realizada sem a supervisão ou acompanhamento de guias locais. No entanto, a contratação de um conhecedor experiente do trajeto pode otimizar a sua experiência e segurança. Um guia, além de conhecer os melhores caminhos e pontos turísticos da trilha, pode transmitir conhecimentos históricos e geográficos sobre o local. – Um diferencial e tanto para os amantes de experiências.

A Casa do Turista, por exemplo, oferta o passeio Bombinhas Agreste. O intuito do tour guiado é levar os visitantes para os locais mais remotos e desconhecidos da península. Entre os atrativos, estão praias desertas, cachoeiras e grutas em meio a mata.

Quer conhecer os melhores passeios e tour pelo município de Bombinhas? Confira as opções da Casa do Turista.

Sobre o Autor

client-photo-1
Casa do Turista
Nós somos verdadeiramente dedicados e apaixonados em fazer sua experiência de viagem tão simples e divertida quanto possível! Casa do Turista, a maior rede de agências de turismo receptivo em Santa Catarina. A empresa que mais levou turistas ao Parque Beto Carrero World nos entre 2012 e 2015. Atendemos a 90% das escalas de navios de cruzeiros nos diferentes portos do Sul do Brasil. Nós realmente apreciamos e damos as boas vindas sugestões e comentários sobre nossa empresa e nosso trabalho.

Comentários

Deixe uma resposta