Caminhada de Madre Paulina – Um roteiro de peregrinação catarinense

Caminhada de Madre Paulina – Um roteiro de peregrinação catarinense
Trecho do roteiro de peregrinação Caminhada de Madre Paulina

O caminho de Santa Paulina é um dos caminhos mais lindos do Brasil. Além de contar com o fato da Santa Paulina em vida ter caminhado por essas paragens para inaugurar a Igreja matriz de Camboriú, ele é um perfeito caminho ecológico, com trilhas exclusivamente pelo interior de uma exuberante mata atlântica.

São ao todo, desde a Casa Pastoral de Camboriú onde a Santa ficou hospedada até a Igreja o santuário da Santa Madre Paulina em Nova Trento, 60 Km, divididos da seguinte forma.

Um pequeno trecho urbano do Centro de Camboriú até a atingir a área rural da cidade. Depois o Caminho segue todo o seu percurso, 100% em área rural, sendo que dois trechos um na chegada e outro no fim, são totalmente dentro da mata atlântica.

Segue-se por trechos de comunidades rurais agrícolas onde o caminhante além de contemplar paisagens esplendorosas, terá oportunidade de fazer colheita com agricultores em tempos de frutificação de algumas variedades.

São comunidades rurais que no passado se dedicaram à plantação do fumo. Abandonaram a atividade e agora esses agricultores se dedicam à plantação de frutas.

Durante esse percurso, o projeto prevê a restauração das antigas estufas em hostel, museus, capelas para a implantação de diversos programas de geração de emprego e renda a essas famílias. O projeto já vem fazendo um programa de incentivo as esses ex-fumicultores, levando turistas para fazer colhe e pague nas plantações e também está adquirindo as varas de fumo para transformar em cajados. São varas autênticas que foram ao forno a mais de 200 graus, algumas por até mais de 100 anos.

Por fim no trecho dos vinhedos, onde os mais antigos e tradicionais colonos de Nova Trento de dedicaram à vinicultura – o trecho dos vinhedos –  além do peregrino poder experimentar o verdadeiro vinho colonial poderá conhecer entre outras curiosidades como a CASA DO NONO ATÍLIO VISENTEINNER. Um sobrinho de Santa Paulina com exatos 100 anos de idade, que abençoa a todos os que passam por ali.

Para fazer a viagem, o peregrino de Santa Paulina deverá adquiri seu KIT Peregrino, quais sejam o cajado, o passaporte e o diploma com todo os seus carimbos em passagens marcante pelo caminho.

Para mais informações sobre o roteiro ou para agendar a perigrinação consulte: madrepaulina.com

Sobre o Autor

client-photo-1
Antonio Carlos Lopes
Antônio Carlos Lopes é sócio e diretor da agência Casa do Turista. Paulista de Ribeirão Preto, mora em Santa Catarina desde 1997. Excerceu as atividades de Presidente do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, Diretor de Turismo na ACIPB, vice presidente da Associação Empresarial de Bombinhas, Presidente da Fundação de Turismo de Porto Belo, Diretor da Brasil Cruise e diretor da Federação Catarinense de Conventions & Visitors Bureau.

Comentários

Deixe uma resposta

1
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by