Quais são as melhores trilhas em Bombinhas

Escrito por Casa do Turista

"

Leia mais

Situado em uma península de apenas 35 km², o município de Bombinhas é reconhecido pela sua grande variedade de possibilidades em torno do turismo de aventura. São três Parques de Preservação Permanente, além de uma Reserva Biológica Federal, presentes nos arredores do território. São inúmeras opções de lazer em meio a mata, com praias paradisíacas, cachoeiras, grutas e paisagens naturais. Conheça quais são as melhores trilhas em Bombinhas.

Trilha do Morro do Macaco em Bombinhas

A Trilha Ecológica do Morro do Macaco é uma das mais famosas de Bombinhas e encanta devido a sua paisagem de tirar o fôlego. O local está em uma Zona de Preservação Permanente que leva o mesmo nome, o Parque Natural Municipal do Morro do Macaco. Situada do bairro do Canto Grande, essa trilha fica disposta em uma região conhecida como “Cauda da Baleia”. O motivo para a escolha do nome está na própria paisagem natural, que lembra muito a cauda da espécie marinha.

Placa indica o início da Trilha Ecológica do Morro do Macaco em Bombinhas. Fonte: Rodrigo Dalri.

São cerca de 815 metros de extensão até o fim do trajeto (1600 somando ida e volta). Mesmo com um percurso relativamente pequeno, a trilha é caracterizada com dificuldade média, por conta de seu trajeto íngreme. Para concluir o passeio com tranquilidade e ter tempo de apreciar a vista, recomenda-se destinar pelo menos duas horas realiza-lo. A trilha é segura e constantemente revitalizada pela FAMAB de Bombinhas. Considerado um passeio para toda a família.

Vista do pôr do sol no alto do Morro do Macaco em Bombinhas. Fonte: Rodrigo Dalri.

O destino é um mirante natural no alto do Morro do Macaco, detentor do título de ponto mais alto do município de Bombinhas. Lá de cima é possível vislumbrar um cenário em 360º da península bombinense. Além de praias como Canto Grande, Mariscal, Morrinhos e Zimbros, quem visitar o local poderá visualizar as ilhas que compões a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, composta pelas ilhas do Arvoredo, Deserta, Galés e o Calhau de São Pedro. Tijucas e Governador Celso Ramos, municípios vizinhos à Bombinhas, também podem ser visualizados. Em dias de céu limpo é possível, inclusive, visualizar a ilha de Florianópolis e a ponte Hercílio Luz.

Trilha da Praia da Tainha em Bombinhas

A Trilha Ecológica da Praia da Tainha tem início no mesmo local que a Trilha Ecológica do Morro do Macaco, mas ao invés de uma subida até o pico mais alto de Bombinhas, os aventureiros têm a possibilidade de percorrer um caminho as margens do oceano, desvendando praias paradisíacas e pinturas rupestres, com destino até a Praia da Tainha, uma das mais requisitadas de Bombinhas.

Praia da Tainha é o destino da Trilha Ecológica da Praia da Tainha. Fonte: Turismo Bombinhas.

O percurso tem extensão de cerca de 2.590 metros (5180 somando ida e volta). O grau de dificuldade da caminhada, apesar da longa distância, é considerado fácil por não haver muitos obstáculos. A duração média do passeio fica entre 3 e 5 horas, dependendo do ritmo da caminhada e paradas.

Durante o trajeto, além de pinturas rupestres dos antigos moradores do município, os visitantes podem conhecer as praias do local. O Parque Natural Municipal do Morro do Macaco abriga as praias da Tainha, Buraco Quadrado, Cação, Porto da Vovó, D’Águada e Figueira, além da Praia do Macuco, na ilha do Macuco.

Trilha da Costeira de Zimbros em Bombinhas

A Trilha Ecológica da Costeira de Zimbros fica situada no final do bairro de Zimbros. Ao contrário das duas primeiras indicações, essa trilha não fica no Parque Natural Municipal do Morro do Macaco, e sim no Parque Natural Municipal da Costeira de Zimbros.

Praias da Trilha Ecológica da Costeira de Zimbros. Fonte: Features Design.

O trajeto tem cerca de 2250 metros (ou 4500 somando ida e volta). O grau de dificuldade está entre relativamente fácil e médio. Um dos diferenciais desse passeio é a possibilidade de realiza-lo com um guia local, proporcionando segurança e conhecimento. A duração do passeio fica na média de 3 a 5 horas.

Pescador em uma das Praias da Trilha da Costeira de Zimbros. Fonte: Rodrigo Dalri.

Além da Cachoeira da Praia Triste, quem optar por realizar esse passeio vai conhecer 10 praias dispostas durante o percurso. São elas: Praia do Cardoso, Basílio, Lagoa Casqueiro, Pasto, Lau/Hermínio, Triste, Mauri, Santa e Vermelha. A extensão de cada uma dessas praias varia entre 20 e 618 metros.

Já escolheu quais trilhas conhecer na sua próxima visita à Bombinhas? A Casa do Turista oferece pacotes com guias para a realização de diversos passeios pelo município. Conheça:

Bombinhas Agreste

Bombinhas Adventure 4×4

Safari Bombinhas

ACESSAR CONTEÚDO SOBRE TOURS DE:
Bombinhas  |  Balneário Camboriú  |  Beto Carrero

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Quero consultar
1
Posso lhe ajudar?
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by