Quais as características ecológicas de Bombinhas

Escrito por Casa do Turista

"

Leia mais

Composta pelo bioma da Mata Atlântica, a península de Bombinhas é um exemplo a ser seguido no quesito turismo sustentável. São inúmeras iniciativas que visam mantem o meio ambiente protegido, ao mesmo tempo que proporciona aos turistas a possibilidade de desbravar e conhecer o local. Conheça um pouco sobre esse paraíso: saiba como são as características ecológicas de Bombinhas.

Quais são os ecossistemas de Bombinhas

A diversidade de ecossistemas é um dos grandes patrimônios de Bombinhas. A preocupação com o meio ambiente, desde a fundação do município, em 1992, tornou o lugar um verdadeiro patrimônio ecológico, conseguindo aliar a crescente urbanização à suas características naturais, que ficam evidentes por todo o município.

Praia do Ribeiro e Praia de Bombas. Fonte: Turismo Bombinhas.

Por toda a península de Bombinhas, espalham-se restingas, manguezais, costões rochosos e florestas ombrófilas densas. Além, é claro, da presença da imponente e marcante Mata Atlântica, que merece um tópico só dela. Confira a seguir.

O bioma da Mata Atlântica em Bombinhas

Bombinhas possui área de apenas 35 km², tornando o município o menor em extensão territorial do estado. Mesmo assim, quando se trata de preservação dos biomas brasileiros, Bombinhas é uma das referências nacionais. Atualmente, somente 15% do território original da Mata Atlântica se mantém preservado no Brasil. Quando se trata de índices mundiais, este número é ainda mais baixo, totalizando 8% de preservação em área total.

Bombinhas possui 39 praias, entre praias paradisíacas e urbanas. Fonte: Turismo Bombinhas.

Em Bombinhas, a evidência da Mata Atlântica faz parte do cotidiano local. O bioma é caracterizado por uma rica diversidade de espécies de mamíferos, anfíbios, aves, insetos, peixes e répteis. Por toda a sua área, há a presença de árvores de pequeno, médio e grande porte, formando florestas densas e fechadas. – Como resultado da grande quantidade de árvores de grande porte, produz-se um microclima na mata, gerando sombra e umidade.

Como é a fauna terrestre de Bombinhas

O convívio e interação com os animais é uma das principais características do bioma da Mata Atlântica. A diversidade de espécies presentes no local é algo que, por vezes, impressiona quem visita o local. É comum se deparar com alguns dos animais nas matas e até em zonas urbanas.

Bombinhas conta com uma variedade de mais de 10 trilhas. Fonte: Turismo Bombinhas.

Aves com distintas cores e tamanhos são facilmente encontrar por quem está no município. Em meio a mata, a presença delas é ainda mais evidente, se caracterizando pelos diferentes cantos. Há, também, a presença de pequenos mamíferos como capivaras, lontras, jaguatiricas, gambás e morcegos. Entre os répteis, espécies de serpentes não venenosas e lagartos finalizam a lista. – Estes últimos, no entanto, dificilmente são encontrados na época de hibernação, podendo ser reconhecidos somente no período de transição entre a primavera e o verão.

Capivara é um dos mamíferos encontrados na península de Bombinhas. Fonte: Pixabay.

O tour Bombinhas Agreste, ofertado pela Casa do Turista, apresenta a possibilidade de conhecer os pontos mais remotos do município. No passeio guiado, além de conhecer uma cachoeira e diversas praias paradisíacas, há a possibilidade de observar esses animais.

Como é a fauna marinha de Bombinhas

A temperatura agradável e cristalinidade das águas permite a presença de diversas espécies marinhas nos mares de Bombinhas. Tal característica fez com que diversas operadoras de mergulho se instalassem no município, e posteriormente conquistando o título de Capital do Mergulho Ecológico em Santa Catarina.

Mergulho ecológico experimental é uma das principais atividades de turismo em Bombinhas. Fonte: Pixabay.

Entre as espécies, peixes de todas as cores e tamanhos, corais, estrelas-do-mar, cavalos-marinhos e tartarugas marinhas. Além disso, em determinadas épocas do ano, a aparição de golfinhos tem aumentado e atraído a atenção do público que visita a Ilha do Arvoredo.

Tartaruga marinha é uma das espécies encontradas nos mares de Bombinhas. Fonte: Pixabay.

Uma dica para quem deseja conhecer a fauna marinha de Bombinhas, além de um mergulho ecológico experimental, é participar da Aqua Aventura, ofertado pela Casa do Turista. Nesse passeio, os turistas têm a possibilidade de conhecer um pouco da fauna e flora marinha de Bombinhas com equipamentos de snorkeling na Praia da Sepultura.

Venha desbravar a natureza de Bombinhas, se encante com este paraíso. A Casa do Turista oferta diversos tours para quem deseja usufruir de uma boa experiência de férias aliada as características ambientais.

ACESSAR CONTEÚDO SOBRE TOURS DE:
Bombinhas  |  Balneário Camboriú  |  Beto Carrero

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Quero consultar
1
Posso lhe ajudar?
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by