Praias de Bombinhas recebem certificação ambiental internacional

Escrito por Isabela Da Cruz

"

Leia mais

O mundialmente conhecido Programa Bandeira Azul, que tem como principal objetivo avaliar a qualidade da balneabilidade das águas e a infraestrutura, é a nova conquista da cidade de Bombinhas-SC. As praias de Mariscal e Quatro Ilhas tiveram a aprovação do júri internacional para a obtenção do certificado proveniente deste Programa, a avaliação ocorreu no dia 23 de Setembro de 2019, em Copenhagen, Capital da Dinamarca. É através do estudo de balneabilidade que se constata as condições sanitárias e também possibilita classificar águas doces ou salgadas como próprias ou impróprias para banho.

O que de fato influencia a certificação da bandeira azul?

Para receber a nomeação é necessário atender a 34 critérios, divididos em 4 blocos: a educação e a formação ambiental, a gestão ambiental, a segurança e serviços, e por fim, a qualidade da água. Estes fatores avaliados afastam a dúvida sobre os riscos de doenças, uma questão bastante preocupante nas temporadas de verão, quando o fluxo de pessoas aumenta de forma considerável bem como o esgoto doméstico. E coloca também a cidade como um importante polo de qualidade de água e infraestrutura no país.

A notoriedade de Bombinhas

Em todo o território brasileiro, 14 praias foram contempladas na temporada 2019/2020. Oito, deste total, estão em Santa Catarina e destas, duas estão no menor município do estado, Bombinhas. Por ser uma cidade com poucos habitantes bem como uma extensão territorial de aproximadamente 34 km² e também ter como principal atividade econômica o turismo, receber dois dos 14 certificados internacionais deste segmento no país é um evento que agrega muito valor ao seu mercado e a sua popularidade.

O certificado é válido durante um ano, após a temporada 2019/2020 as praias deverão entrar novamente no processo de avaliação para a conquista deste documento (tanto as que já o possuem, quanto as que ainda não foram contempladas).

Conhecida pela exuberância em suas praias, Bombinhas agora dá um passo importantíssimo em questões ambientais, vale a pena conferir cada detalhe desta cidade e agora, conferir também as praias contempladas pela certificação Bandeira Azul.

Conheça Quatro Ilhas, Mariscal e demais praias em Bombinhas através dos nossos passeios turísticos, esperamos por vocês!

ACESSAR CONTEÚDO SOBRE TOURS DE:
Bombinhas  |  Balneário Camboriú  |  Beto Carrero

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INICIAR CONVERSA
1
Posso lhe ajudar?
Olá, estou no site Casa do Turista, na página Praias de Bombinhas recebem certificação ambiental internacional e tenho a seguinte dúvida: