Bombinhas Azul, cidade terá a maior quantidade de praias certificadas no Brasil

"

Leia mais

As praias de Bombinhas foram destaques na avaliação do júri nacional do Projeto Bandeira Azul, que certifica praias com excelência em preservação ambiental, balneabilidade e sua infraestrutura. Para ser reconhecida pelo selo, as praias candidatas precisam anteder 32 critérios, em 4 blocos: a educação e a formação ambiental, a gestão ambiental, a segurança e serviços, e por fim, a qualidade da água. 

Agora, no mês de julho, foram anunciadas as 16 praias brasileiras aprovadas, 03 delas, sendo quase 20% do total, estão no município de Bombinhas. Em outubro o júri internacional do projeto divulgará após uma avaliação final, as praias certificadas com a Bandeira Azul. O menor município catarinense caminha para ser o que detém a maior quantidade de praias certificadas em todo o Brasil. 

As Praias que buscam a certificação Bandeira Azul

Bombinhas Azul Quatro Ilhas - Bandeira Azul
Bombinhas Azul Quatro Ilhas – Bandeira Azul

Praia de Quatro Ilhas – A praia que também é conhecida entre os nativos como Praia de Fora, já conta com o selo Bandeira Azul e busca a revalidação. É um local de águas claras e com ondas, própria para a prática de surfe no lado direito, já no lado esquerdo, o mar é mais calmo. A faixa de areia da praia tem um quilômetro de extensão, e é repleta de cristais de quartzo, fato que contribui para aumentar o ar místico do local. Uma bela e vasta faixa de vegetação preservada completa a paisagem de Quatro Ilhas.  

Praia de Mariscal – Com seus 2.055 metros de extensão, a praia já conta com o selo Bandeira Azul e busca a revalidação. O seu nome vem do grande número de mariscos que se encontravam no local. É uma praia de águas cristalinas e faixa de areias brancas. Sendo um ótimo local para prática de esportes. Conta com uma vegetação restinga, que é considerada uma Área de Preservação Permanente (APP) conforme o código florestal brasileiro.  

Praia da Conceição – É a primeira vez que esta praia é incluída no processo de seleção. A Praia da Conceição, tem 453 metros de extensão, lugar perfeito para passar o dia com a família. Uma área ainda não muito urbanizada, a Conceição conta com um trecho com calçadão, ciclovia e vegetação de restinga.    

Bombinhas Azul, as praias de Mar Azul 

É interessante que a cidade fica em uma península, então, as praias localizadas na porção mais afastada do continente são banhadas por águas transparentes, por isso fazem a gente lembrar das praias do Caribe, com areia branca e fina e águas azuis. 

Bombinhas Verde, cidade conserva grande área verde 

O menor município de Santa Catarina é grande em unidades de conservação (UC). São quatro no total, três parques municipais (PM), são eles o Parque Natural Municipal da Galheta (PNMG), Parque Natural do Morro do Macaco (PNMM) e o Parque Natural da Costeira de Zimbros. Além da Reserva Biológica Marinha da Ilha do Arvoredo. 

Somando as outras Áreas de Preservação Permanente (APP), Bombinhas conserva pela lei nº 1265/2012 dois terços do seu território. Com a função de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade e facilitar o fluxo de fauna e flora.    

A retomada do Turismo e os Ambientes Preservados 

O longo sofrimento, o isolamento e o confinamento mudaram nossa escala de valores. O longo esforço de Bombinhas em conservar a vegetação dos ambientes terrestres e a qualidade da água de suas praias, agora pode favorecer a cidade com os turistas mais exigentes no pós-pandemia. 

Vale a pena programar uma visita e conhecer a Bombinhas Azul. 

ACESSAR CONTEÚDO SOBRE TOURS DE:
Bombinhas  |  Balneário Camboriú  |  Beto Carrero

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest